Já se passaram 25 anos desde o início da produção do Z3 na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Este Roadster compacto foi o primeiro BMW a ser construído em uma fábrica do BMW Group fora da Alemanha; sua história é repleta de sucessos graças às 297.087 unidades fabricadas. Seu primeiro condutor foi ninguém menos que James Bond, durante o 17° filme da saga 007 – “GoldenEye”. A estreia ocorreu em novembro de 1995 e o BMW Z3 foi o fiel companheiro do ator Pierce Brosnan, então intérprete do personagem. Curiosamente, o veículo que aparece no filme encontra-se atualmente no Museu da BMW em Munique.
Nesse mesmo ano, a série limitada BMW Z3 James Bond Edition – com apenas 20 unidades – foi lançada no mercado estadunidense. Seu sucesso foi grande e a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15 mil unidades) já havia sido comercializada.
A carroceria do BMW Z3 foi projetada por Joji Nagashima, que também criou as linhas do BMW Série 5 e BMW Série 3. O BMW Z3 continuou a fórmula característica de um BMW Roadster: capô longo, traseira curta, posição de direção mais recuada, quase no eixo traseiro.
O BMW Z3 foi um sucessor digno, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. O design foi capaz de combinar perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as guelras laterais. Hoje, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo possui fã-clubes espalhados em todo o mundo.
Quando o BMW Z3 foi lançado, os powertrains disponíveis eram os conhecidos motores de quatro cilindros de 115 cv e 143 cv. Em abril de 1997, chegou o inesquecível motor 2.8L de seis cilindros em linha com 193 cv e, além disso, o BMW M apresentou o BMW Z3 Roadster M com o motor 3.2L com 321 cv. Com este motor, igual ao do BMW M3, o BMW Z3 tornou-se um esportivo de alto desempenho.
Em 1999, quase 170 mil unidades do BMW Z3 já haviam sido vendidas e o modelo foi ligeiramente atualizado com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e um farol com aro cromado que lhe conferia uma nova aparência. Mecanicamente também surgiram novidades como o motor 1.9L de 117 cv, ou o seis cilindros 2.0L de 150 cv. Além disso, chegou um 2.2L de 170 cv de seis cilindros, enquanto o topo da gama foi ocupado pelo 231 cv de 3.0L e seis cilindros, com versão M de 325 cv.
Na história do BMW Z3, é necessário dedicar um capítulo especial à versão Coupé lançada no mercado durante o verão de 1998. Sua traseira, muito especial, tem precedente na BMW com o lendário BMW 328 Sport Coupé com o qual Huschke van Hanstein e Walter Bäumer ganharam a tradicional corrida Mille Miglia em 1940.
Os BMW Z3 Coupé eram comercializados apenas com mecânica de seis cilindros: o BMW Z3 Coupé 2.8i com 193 cv, o 3.0i com 231 cv e as versões M com 321 cv e 325 cv. Como curiosidade, o BMW Z3 M Coupé foi o Safety Car usado no MotoGP durante a temporada de 2000.
Com esta versão de carroceria do Roadster, há um modelo único muito especial, o BMW Z3 M V12. Esta unidade de motor V12 de 326 cv foi construída para testar a capacidade do compartimento do motor do BMW Z3.
A última unidade a ser fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha de produção em 28 de junho de 2002 e está em exibição no Museu da BMW. Sem dúvida, uma homenagem a um Roadster que ofereceu aos seus condutores todo o prazer de dirigir da BMW.
Fonte: BMW do Brasil