AvaliaçõesGMNotíciasTestes
Tendência

Avaliação – Chevrolet Onix 1.0 Turbo RS (Aut) 2024

O produto mais emplacado da marca continua sendo o Onix, que somou 102 mil unidades, crescimento de 20% ante em 2023.

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Os anos de 2021 e 2022 foram problemáticos para a linha Onix, pois a marca teve que cortar equipamentos por falta de semicondutores, já o ano passado foi de recuperação. Com isso, a versão hatch terminou como o terceiro carro mais vendido no Brasiil em 2023 e vem  voltando a crescer gradativamente.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/LufU81mHeaE?si=UIQvLVNKCr59OZjM

Com a estabilização da fabricação dos semicondutores o Chevrolet Onix 2024 começa a ser vendido novamente com Bluetooth e ar-condicionado automático. Até abril desse ano já foram vendidas 26.853 unidades do Onix, ficando em terceiro lugar no ranking.

Para aproveitar essa demanda maior avaliamos a versão RS do Onix hatch por uma semana. Por fora a versão “pseudo” esportiva vem com alguns acessórios que seu visual mais agressivo como os faróis dianteiros do tipo projetor com máscara negra, DLR em LED, grade dianteira em black piano com o logo RS do lado direito. spoiler dianteiro exclusivo. Para quem não sabe a sigla RS significa “Rallye Sport”, e designa os carros esportivos apenas no visual, sem alterações mecânicas.

Na lateral temos as rodas de liga leve com desenho mais esportivo pretas aro 16 com pneus 195/55. Além disso, temos uma saia aerodinâmica na lateral. Na traseira, chama a atenção o pronunciado spoiler na tampa do porta-malas, bem como o acabamento diferenciado na parte inferior do para-choque. Infelizmente não tem aquela luz de neblina inferior que a turma gosta, então isso é outra coisa a ser instalada após tirar o carro da concessionária. O teto do carro conta com um revestimento preto, conforme o mercado atual.

O interior do veículo é projetado para proporcionar conforto aos ocupantes, com espaço adequado para cinco pessoas. O porta-malas tem capacidade para 275 litros, garantindo espaço suficiente para bagagens e outros itens. A carga útil é de 375 kg, o que permite transportar cargas adicionais com segurança. O acabamento interno em preto com acabamentos em vermelho, bancos com revestimento híbrido (tecido e material Premium).

Confira os principais itens de série e opcionais do Chevrolet Onix RS 2024: Seis airbags, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, chave tipo canivete computador de bordo, conjunto de alto falantes, controlador de limite de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva, volante multifuncional, rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, bluetooth e entrada USB dupla, rodas de aço aro 14″ com calotas integrais, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”), transmissão manual de seis velocidades, trava elétrica das portas com acionamento na chave vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque” , antiesmagamento e fechamento e abertura automática pela chave.

Além de banco do motorista com regulagem de altura, bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, câmera de ré, chave com, sensor de aproximação, central multimídia MyLink de 8″, Android Auto e Apple CarPlay, partida sem chave, retrovisores externos elétricos, OnStar, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo, roda de aço de 15″ com calotas esportivas em dois tons, Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos, console central com descansa-braço, controlador de velocidade de cruzeiro, transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS) e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 3,5″, rodas de liga leve aro 16″, 6 alto-falantes, chave com sensor de aproximação, sensor de estacionamento traseiro e volante esportivo com acabamento Premium. (Obs.: perde alguns itens, como câmera de ré, chave com sensor de aproximação, Easy Entry e Easy Start).

O Onix RS Turbo 2024 traz motor 1.0 turbo flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas. O motor gera 116 cv com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,1 segundos e a velocidade máxima é de 187 km/h.Além disso, o hatch da Chevrolet conta com transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira.

O motor 1.2 turbo do Tracker, com câmbio manual de seis marchas cairia muito bem nesse Onix hatch, porém o preço iria aumentar muito e tiraria o modelo da faixa de preços do segmento que ele concorre. Mas de qualquer foram, mesmo com esse motor o RS dá conta do recado e é bem divertido de dirigir, o conjunto motor e câmbio trabalham certinho, apesar de um certo “Lag” nas acelerações mais fortes. Mas com o tempo você vai se acostumando e regula melhor essa diferença das acelerações.

Os dados do Programa de Etiquetagem Veicular relativos ao Onix RS aferidos pelo InMetro apontam para um consumo de 8,2 km/l na cidade e 9,9 km/h em estrada usando etanol e 11,7 km/l no ciclo urbano e 13,7 km/l no rodoviário com gasolina.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira possui um eixo de torção. Os freios dianteiros são a disco ventilado, e os traseiros são a tambor. A direção conta com assistência elétrica, facilitando a condução do veículo. Os pneus dianteiros e traseiros têm tamanho 195/55 R16, proporcionando aderência e estabilidade em diferentes condições de estrada.

O Onix RS Turbo 2024 apresenta as seguintes médias de consumo de combustível: Cidade – 8,2 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina; Estrada – 10 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina. O Chevrolet Onix RS Turbo 2024 está disponível no mercado brasileiro com preço inicial inicial de R$ 115.790– acrescenta R$ 1.650 na cor metálica Cinza Drake do modelo testado. (Obs.: a versão RS está indisponível nas cores Azul Seeker e Prata Shark).

*FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            116     116

Torque (kgf.m)         16,8    16,3

Tempo 0-100 (s)      10,1

Consumo cidade (km/l)      8,3      11,9

Consumo estrada (km/l)    10,7    15,1

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.475

Largura (mm)           1.731

Comprimento (mm)             4.163

Peso (Kg)      1.102

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.551

Porta-Malas (L)        275

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo