AvaliaçõesNissanTestes

Avaliação –Nissan Versa SL 1.6 16V 2012

Apesar de não utilizar materiais nobres em seu interior, o Versa é bem arrumado, tem plásticos de acabamento razoável agradáveis ao toque e quadro de instrumentos de bom gosto e de fácil visualização e nenhuma rebarba aparente. O banco do motorista com regulagem de altura e o volante regulável apenas em altura, deixam a posição de dirigir bem fácil de achar. Para facilitar ainda mais as manobras, o Versa conta com direção com assistência elétrica, que é muito leve, mas que mantém sua rigidez em velocidades elevadas.  Conforto é a palavra-chave para esse sedã, seu amplo porta-malas tem capacidade para carregar até 460 litros, suficiente para uma família de quatro pessoas. A tampa do porta-malas pode ser aberta internamente por meio de comando no assoalho e também pelo comando na chave. Os retrovisores estão bem dimensionados o que ajuda na visibilidade lateral traseira limitada, comum nesse tipo de sedã.

Sob o capô está o motor da Nissan, que usa corrente em vez de correia dentada, na posição transversal, quatro cilindros em linha de 1.6 litros e 16V que desenvolve potência máxima de 111cv (gasolina/etanol) a 5.600rpm e torque máximo de 15,1kgfm (g/e) a 4.000rpm. O propulsor é suficiente para empurrar os 1.069 kg do sedã, as acelerações são lineares, sem trancos e dão muita desenvoltura no dia a dia. O Versa mostrou ter força suficiente em baixas rotações durante a avaliação. Enquanto que o cambio é bem escalonado e preciso, mas não tem as trocas tão macias, como esperado. As trocas de marchas são feitas aos 4.000 rpm, para melhorar o desempenho do carro, forçando muito o motor, que com o barulho acaba invadindo a cabine.

Com uma suspensão bem acertada dinamicamente, o conjunto se mostrou rígido para enfrentar curvas mais sinuosas sem susto. A carroceria rola pouco e a comunicação entre rodas e volante é agradável. Porém se mostrou irregular em superfícies com buracos e lombadas, com batidas secas para os ocupantes do banco traseiro. O freio tem boa sensibilidade e relação, com um toque suave no pedal é possível ter segurança nas frenagens, sempre mantendo a trajetória, devido ao ABS eficiente. Durante o teste, o computador de bordo do Nissan Versa marcou uma média de 7,5 km/l com etanol, mas chegou a fazer uma média de 9,0 Km/l na ponte Rio-Niterói, sem trânsito a uma velocidade constante de 100 Km/h.

O Nissan Versa SL avaliado parte de R$ 41.290, com o IPI reduzido, o preço antigo era de R$ 43.890, ou seja, R$ 2.600 à mais. Por esse valor o modelo chega equipado com freios  ABS com EBD e BA, rodas de liga leve de 15”, faróis de neblina, painel “Fine Vision” e maçanetas internas cromadas. A versão SL não tem itens opcionais.

CONTINA NA PÁGINA 3

Página anterior 1 2 3Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Em termos de sedã compacto eu prefiro o Logan, não que eu ache esse ruim, mas é que prefiro o March com essa mesma mecânica.

  2. Tive a oportunidade de andar em um Tiida e gostei muito! Desde então passei a olhar os carros da Nissan no Brasil com outros olhos.
    Julgando o preço desse carro e comparando com outras categorias no mesmo patamar de preço, é uma boa pedida.
    Para quem está afim de comprar Palios, Gols eh incríveis Uno ‘Sport’ lá na casa dos 35k+, nada que um esforço a mais não venha a valer a pena =)

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo