AvaliaçõesNissanTestes

Avaliação –Nissan Versa SL 1.6 16V 2012

Fotos: Marcus Lauria

Depois que o Renault Logan foi lançado, muitas montadoras resolveram seguir essa fórmula que vem dando certo em vários países, principalmente nos em desenvolvimento, como o Brasil. Os sedãs compactos que prezam pelo conforto a bordo e o espaço no porta-malas estão em evidência. Esses carros que deixam de lado a parte estética e prezam pelo custo/benefício já se tornaram os preferidos dos Brasileiros, e são fatores decisivos na hora de assinar o cheque na concessionária.

Racional, robusto e com preço baixo, essa é a fórmula que vem conquistando cada vez mais espaço nas lojas. A Nissan, associada à Renault,  não poderia ficar fora desta e lançou o sedã Versa, que tem um estilo próprio, bem diferente da concorrência. A carroceria ao mesmo tempo mostra formas arredondadas e retas, que formam um conjunto quase harmonioso, se não fosse o formato da tampa do porta-malas e da lanterna traseira.

O Nissan Versa mede 4,50 metros de comprimento, com um distância entre-eixos de 2,60 metros, números que favorecem o espaço interno. O modelo usa a plataforma V (de versátil), a mesma do compacto March. Por fora as linhas da carroceria se destacam, agradando ou desagradando a alguns que tiveram contato com o carro durante o nosso teste. Na frente, chamam a atenção os faróis em forma de gota, que invadem os pára-lamas e parte do capô, que faz conjunto com a grade em forma de “V” com a borda cromada e o logo na Nissan ao centro. O pára-choque exibe uma mistura de formas retas e arredondadas, com faróis de milhas redondos nas extremidades e uma grande entrada de ar ao centro.

Visto de lado, o Versa mostra um capô longo, três vincos que partem da base das portas e linha da cintura alta que fazem conjunto com a curva do teto mais inclinada na traseira. Na traseira, as lanternas com formato irregular chamam a atenção. Elas invadem os para-lamas traseiros e parte do pára-choque e não harmonizam com a dianteira. Devido à robustez da carroceria, as rodas de 15 polegadas com pneus 185/65 R15 parecem pequenas.

Se por fora o desenho da carroceria não agrada a todos, por dentro o Versa compensa alguns deslizes do pessoal do design. Com um amplo espaço no habitáculo, o conforto faz parte do dia a dia de quem anda nesse sedã japonês. Principalmente para quem vai à frente, onde o espaço é bem agradável. Atrás devido às formas arredondadas da carroceria, o carro perde em praticidade, pois três adultos chegam a se apertar no banco traseiro devido principalmente a curvatura no teto, principalmente para quem tem mais de 1,90m. Mas o espaço para as pernas no banco traseiro são garantidos e não oferecem incomodo algum, mesmo com os bancos dianteiros na regulagem máxima. Esta versão avaliada traz como item de série o pacote Fine Vision, que deixa o painel de instrumentos com iluminação branca e marcadores vermelhos. O modelo também tem rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar, conexão para iPod e 4 alto-falantes.

CONTINA NA PÁGINA 2

1 2 3Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Em termos de sedã compacto eu prefiro o Logan, não que eu ache esse ruim, mas é que prefiro o March com essa mesma mecânica.

  2. Tive a oportunidade de andar em um Tiida e gostei muito! Desde então passei a olhar os carros da Nissan no Brasil com outros olhos.
    Julgando o preço desse carro e comparando com outras categorias no mesmo patamar de preço, é uma boa pedida.
    Para quem está afim de comprar Palios, Gols eh incríveis Uno ‘Sport’ lá na casa dos 35k+, nada que um esforço a mais não venha a valer a pena =)

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo