AvaliaçõesTestesVW

Avaliação – Volkswagen Tiguan 2.0 TSI R-Line 2013

Fotos: Marcus Lauria

O mercado de SUVs e crossovers anda bem agitado aqui no Brasil, estão na disputa modelos nacionais mais baratos e importados com preços nem tão caros assim. A disputa por modelos Premium segue quente, entre eles está o Volkswagem Tiguan, que ganhou uma versão com acessórios esportivos da divisão R-Line.

Com esses novos assessórios, o modelo teve sua estética levemente modificada, tanto no exterior como no interior, conferindo mais esportividade ao SUV. O kit aerodinâmico conta com aerofólio, spoilers e saias laterais, todos na cor da carroceria. Além de rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho exclusivo, molduras nos para-lamas e símbolo “R-Line” na grade frontal. Esse itens caíram muito bem no modelo, que ficou atraente e com “cara” de bravo.

Por dentro, foram instalados bancos com o logo da versão, teto preto e detalhes em alumínio. O acabamento continua impecável, com muito couro e plásticos de boa qualidade, no caso do modelo avaliado. Como opcional a marca oferece bancos esportivos revestidos em couro Vienna, apoios de cabeça com logotipos R-Line, volante multifuncional com shift paddles, Park Assist II (que estaciona o veículo sozinho em vagas paralelas e transversais), sensor de chuva, teto solar panorâmico, pedais de alumínio, faróis bixenônio direcionais com leds e partida do motor sem chave.. Os preços começam em R$ 114.770 e podem chegar aos R$ 126.169 com todos os itens opcionais.

A suspensão é equilibrada para o carro, não deixa ele sair nem de frente e nem de traseira, mantendo a trajetória mesmo em curvas mais acentuadas, e não se sente nenhum desvio de rota nas retas, mesmo em velocidades elevadas. Para um carro com o centro de gravidade mais alto, isso é até raro. Aliás, essa desenvoltura é mais aguçada devido as rodas de aro 18 calçadas com os largos pneus 235/50 R18.

O Tiguan R-Line é empurrado pelo mesmo motor da versão mais simples, ou seja, um .0 TSI de 200 cv e 28,5 kgfm de torque, suficiente para empurrar o SUV sem pestanejar. As acelerações são vigorantes e divertidas. Em conjunto esta o excelente câmbio automático de seis marchas e tração 4Motion. Com trocas suaves e esportivas. De acordo com a marca, ele faz de 0 a 100km/h em apenas 8,5 segundos com máxima de 207 km/h. Seu consumo médio foi de 6,5 Km/l na cidade e 8,5 Km/l na estrada. Seus principais concorrentes são o BMW X1 xDrive 28i (129.950 reais) e Audi Q3 Attraction (149.900 reais).

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2Próxima página
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo