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Avaliação – Toyota Etios XS 1.3 Flex 2013

A versão XS, avaliada por uma semana, chega bem completa e traz itens como: airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas. Também vem com coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen, além de ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas.

Desde a versão de entrada, até a XS, todos vêm equipados com motor 1.3, ficando o 1.5 para a XLS. No caso do modelo avaliado, com o motor 1.3 flex de 16V, rende 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm com gasolina e 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm com etanol. O propulsor dá conta do recado e faz com que o pequeno hatch japonês se saia bem em qualquer situação. Nas retas o carrinho se mostra muito eficiente, com acelerações fortes e contínuas, diversão pura.

Nas ladeiras onde é necessário mais esforço do motor, o Etios se saiu bem, e mostra que realmente tem força para enfrentar a concorrência nesse quesito. O barulho do motor invade a cabine o tempo todo, incomodando bastante quem esta no interior do carro. Segundo dados do fabricante, seu consumo urbano é de 8,5 Km/l com etanol e 12,5 com gasolina. A marca afirma que o motor e o câmbio serão nacionalizados somente me 2015.

Em conjunto com o motor está à transmissão manual de cinco marchas, que garante trocas suaves e engates precisos, que segundo a marca, para isso acontecer foi instalado um contrapeso (absorvedor de massa) no conjunto da transmissão, para facilitar o trabalho do motorista.  Ainda na parte mecânica, está  o bem equilibrado conjunto de suspensão, garantindo segurança e conforto para todos à bordo. O conjunto tem a mola dos amortecedores invertida, para evitar acumulo de sujeira. Enquanto o tubo de escapamento é feito em aço inoxidável.

Os valores começam em R$ 29.990 para a versão de entrada, a versao avaliada parte de R$ 38.790, enquanto quea  topo de linha XLS com motor 1.5 tem valor inicial de R$ 42.790. São sete cores: sendo elas: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback). Além de contar com três anos de garantia.

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