Avaliação – Toyota Etios XLS Platinum 1.5 Flex 2015
A linha 2015 do Toyota Etios chegou com algumas novidades. Além do aperfeiçoamentos na lista de itens de série o modelo ganhou uma versão mais equipada, para atrair o consumidor mais exigente. Trata-se do Etios Platinum, que é oferecido na versão hatch e sedan. Pegamos a versão hatch para avaliação de uma semana.
Para a linha 2015, toda a gama Etios, desde a versão X, oferece uma lista de equipamentos, única em modelos de entrada, composta por air bag duplo. O Platinum destaca-se por trazer de série a central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth. Além de todos os novos itens das demais versões. Sim, ele é bem completo, o que justifica o preço alto dessa versão.
Por fora, para dar a impressão de ser diferente das outras versões e ostentar o cargo de versão topo de linha, o Etios Platinum revela as rodas exclusivas de 15 polegadas, com acabamento escurecido e detalhes cromados. Além de mimos mais discretos como sensor de estacionamento na cor da carroceria, grade frontal cromada, lanternas traseiras com máscara negra, ornamentos cromados para os faróis de neblina e na base do porta-malas e o emblema “Platinum”.
Por dentro, quase nada muda, surgem apenas detalhes cromados na base e na manopla do câmbio, que na Platinum é revestida em couro. Além do banco de couro de ótima qualidade. No teste de colisão do Latin NCAP, o Etios conquistou quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros
Para comodidade do motorista, o Etios traz de série direção eletroassistida progressiva, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão na medida para rodar em nossas ruas esburacadas. Proporcionando conforto e segurança para todos a dentro da cabine.
Ainda por dentro, o espaço do Etios hatch é generoso, mesmo que não possa parecer para quem vê por fora. São 2, 46 metros de distância entre-eixos (o sedan tem 2,55 metros), suficientes para deixar todos os ocupantes do banco traseiro com folga nas pernas. Outro destaque é a distância entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior.
A posição elevada de dirigir é outro ponto forte do hatch, que deixa o motorista bem à vontade para manobras e ultrapassagens. Já o porta-malas deixa a desejar, com capacidade de apenas 270 litros na versão avaliada, as bagagens maiores vão sofrer para entrar no esmirrado espaço. Porém, o acesso é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.
O visual mais conservador e detalhista é um dos chamativos do Etios hatch 2015, porém o que está sob o capô é que empolga mesmo. Apesar do visual da carroceria diferenciado e do interior de gosto duvidoso, o carrinho tem uma “alma” que merece destaque.
Embaixo do capô está o motor 1.5 16V Flex, que rende exatos 92 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm quando abastecido com gasolina e 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm quando utiliza etanol. De acordo com a fábrica, ele faz de 0 a 100 Km/h em 11,3 segundos com etanol e 11,8 segundos com gasolina. Em conjunto está o câmbio de cinco marchas manual. A versão automática deve chegar ainda esse ano.
Deixando a parte técnica de lado, vamos ao que interessa, o desempenho do carro no dia a dia. O motor é elástico e deixa o carrinho bem à vontade no trânsito, ultrapassar, cortar e cruzar as vias fica fácil, devido ao seu pequeno porte, ideal para o para e anda das nossas ruas cheias de carros. As subidas mais íngremes não são problema para o Platinum, o propulsor dá conta do recado e não deixa o modelo em desvantagem em relação a concorrência.
Em trechos mais livres, como vias mais longas, é que dá para perceber o desempenho desse hatch da Toyota. Ele se torna uma verdadeira espoleta quando exigido de verdade. A suspensão equilibrada é outro ponto positivo do Etios, tanto em curvas mais fechadas, como em retas com pavimento irregular, o modelo se mantem firme o tempo todo, sem desviar ou sequer sacolejar muito. O câmbio de cinco velocidades é curto e de trocas rápidas e macias, o que facilita as mudanças de marcha e torna o carro mais agradável de dirigir. O que pega mesmo é o preço sugerido de R$ 49.120 e só estão disponíveis duas cores de carroceria: prata e preta. Será que vale? Tire suas próprias conclusões indo conhecer o modelo de perto.