Avaliação – Renault Fluence Privilége 2.0 16V 2011
Na disputa ininterrupta das montadoras por um lugar ao sol no segmento dos sedans médios, não vão faltar novidades no mercado nacional este ano. Entre elas está o Renault Fluence, modelo avaliado pelo CarPoint News por uma semana, o sedan foi lançado em dezembro do ano passado. O modelo francês chega para conseguir um espaço entre os campeões do segmento, como Toyota Corolla e Honda Civic. O Fluence chega para tentar se destacar no segmento, mesmo com o fracasso de vendas do seu antecessor, o Mégane, que foi um excelente carro, mas não chegou aqui em sua segunda geração, que é vendida no mercado europeu atualmente. A Renault preferiu investir em um modelo que tem um melhor custo/benefício e está otimista com as vendas e estima comercializar cerca de 20 mil unidades em 2011 e chegar na frente do Chevrolet Vectra, o terceiro colocado no ranking da Fenabrave. O Fluence é fabricado na Argentina e começou a ser vendido em fevereiro no Brasil. O modelo que custa à partir de R$ 59.990, na versão Dynamique, já sai da linha de montagem com seis airbags, acendimento automático dos faróis, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência a frenagem de emergência (AFU), faróis de neblina, sensor de chuva, ar condicionado digital de duas zonas, chave-cartão e rádio CD MP3, o preço sobre para R$ 64.900 com câmbio automático CVT. A versão avaliada pelo CarPoint News, Privilège, era a mais completa, com bancos revestidos em couro (na cor cinza claro), GPS (Carminat Tom Tom) integrado ao painel, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR), sensor de estacionamento traseiro, rodas de 17 polegadas, dois tons no acabamento interno, retrovisores rebatíveis automaticamente, piloto automático e sistema de som 3D, além do câmbio CVT de série, com esses adereços extras o sedan custa R$ 75.990. Com faróis de xênon com regulagem de altura e lavador e teto solar elétrico, o preço sobe em R$ 4 mil, ficando em R$ 79.990.
Com linhas suaves e marcantes, o Fluence chama a atenção por onde passa, mesmo pesando o fator novidade. O sedan tem faróis que avançam sobre o para-lama lateral, o losango da marca se destaca na dianteira, assim como a grade do radiador envolvida por uma borda cromada e os vincos nas extremidades do capô, formando uma imagem ousada. Visto de lateral suas linhas fluidas dão a sensação de movimento, com destaque para os dois vincos, um na parte inferior, em forma de borrachão (na cor do carro) e outro na altura da cintura, que vai subindo até a linha do porta-malas e as maçanetas, que são pintadas na cor prata, nesta versão avaliada. Visto de traseira o destaque fica por conta das lanternas de formato geométrico, que invadem as laterais e a tampa do porta-malas, formando um conjunto harmonioso. No centro da tampa está o losango da marca e o nome “Fluence” logo abaixo, que se junta ainda com uma régua cromada logo acima da placa. O para-choque tem linhas limpas com dois refletores na cor vermelha em sua extremidade. Os indicadores de direção estão embutidos nos retrovisores.