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Avaliação – Peugeot RCZ 1.6 16V THP 2012

Fotos: Marcus Lauria

O Peugeot RCZ tem méritos que poucos carros tem, principalmente por ser um cupê esportivo, o modelo faz parte de um segmento restrito para poucas marcas, que não investem muito nesses carros por muitas razões, a principal é o preço elevado e a pouca procura por parte dos consumidores, que preferem carros maiores e que caibam mais gente, como os sedãs e SUVs. Mas a Peugeot sempre foi ousada em seus modelos, e não foi diferente com esse cupê esportivo e criou um rival para o desejado Audi TT, porém, com uma diferença significativa, o preço. Para se ter uma ideia, o TT de entrada, vendido aqui no Brasil custa R$ 196 mil, enquanto que o RCZ sai a R$ 139.900. Mesmo que o modelo da Audi tenha um motor mais potente (200 cv), o esportivo francês não decepciona tanto assim.

Lançado no Brasil em outubro de 2011, os emplacamentos do modelo passaram a ser feitos em janeiro deste ano, com um total de 79 unidades comercializadas até esse mês. O esportivo francês chama a atenção por onde passa, seu baixo coeficiente aerodinâmico de 0,32 influem nas suas linhas fluidas. O modelo é construído sobre a Plataforma 2 da PSA, a mesma utilizada nos já conhecidos 3008 e 308.

As linhas do Peugeot RCZ são muito atraentes e desviam olhares por onde passa. Difícil é ficar sem olhar para o belo cupê. O destaque de suas linhas são os para-lamas volumosos que engolem as rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo. Não fica de fora dos olhares o vidro traseiro curvo em formato de bolha dupla, que deve custar um bom dinheiro, se for necessário ser substituído.

Na parte dianteira, nada de inédito, o esportivo trás a conhecida grade “bocão” com o emblema do Leão em destaque no centro do capô. Os enormes faróis que invadem as laterais seguem o DNA da marca. Outro detalhe fica por conta das portas, que são pesadas, não possuem esquadro superior, deixando o modelo sem coluna central, típico dos cupês.

Ainda por fora, destacam-se ainda os arcos superiores cromados que envolvem as laterais e o teto de vidro. A parte traseira é comprida e acomoda as lanternas de LEDs na cor vermelha, com formato de bumerangue e um aerofólio escamoteável. As linhas ousadas são finalizadas com o discreto pára-choque traseiro.

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2 Comentários

  1. Design desse coupé não têm nada a se falar, é muito bonito e esportivo realmente, desde o prótótipo eu já vinha acompanhando a evolução deste belo carro, mas (sempre têm o mas) esse motor realmente deixou a desejar, nada a menos que 200cv pra esse tipo de carro deve ser pensado… deveriam ter colocado um 2.0 turbo que renderia algo em torno de 200cv, talvez até 210cv, aí sim seria uma opção muito interessante ao Audi TT. Outra coisa que você comentou e concordo é sobre a Peugeo não ter colocado borboletas atrás do volante para troca das marchas do Tiptronic… hj em dia têm carros até mais baratos que oferecem borboletas no câmbio… e realmente o volante me pareceu muito grande, esportivo têm de ter raio menor e de preferência com a parte de baixo mais reta…

    Considero um pseudo-esportivo, ficou no meio do caminho.

  2. Sinceramente, pra mim ele não passa de um Audi TT francês manco, as linhas são iguais, até o aerofólio que levanta em altas velocidades é praticamente o mesmo.

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