Avaliação – Palio Essence Dualogic 1.6 16v Flex 2012

Os sistemas de freio e suspensão são outros itens bem resolvidos no hatch. Para parar o Palio, o conjunto ABS/EBD proporciona uma frenagem rápida e sem travamento constante das rodas transmitindo muita segurança. O teste foi feito com o veículo descendo uma ladeira a aproximadamente 40 km/h, e o sistema se saiu bem, parando poucos metros à frente. A suspensão se mostrou macia e eficaz, absorvendo boa parte dos solavancos do asfalto do Rio de Janeiro. Nas curvas, o conjunto mantém o carro no traçado, mesmo em conversões mais fechadas.
Em uma avenida extensa, sem tráfego, ou em uma rodovia, o conforto do piloto automático é bem agradável. Marca-se a velocidade que se deseja manter, tire o pé do acelerador e o carro segue sem problemas. Uma pisada no freio interrompe a programação, mas a velocidade fica programada. Podendo retomar a velocidade registrada, basta acionar o comando e mesmo se estiver mais lento que o programado, o sistema acelera o Palio sozinho comodidade muito bem vinda para o Palio.
O câmbio automatizado Dualogic é aquele que precisa se tornar um pouquinho mais maduro como o restante dos sistemas do veículo. É louvável a proposta destas caixas no sentido de baratear o custo, mas o seu funcionamento pode incomodar os motoristas mais exigentes e detalhistas. O condutor fica livre do pé na embreagem, mas vai sentir pequenos trancos na hora das trocas. Na hora de subir uma ladeira, a intensidade pode aumentar. Em uma subida íngreme, o Dualogic quase parou o carro para reduzir uma marcha.
Em outros testes de modelos automatizados, já havia dito que caso você “saiba” como pisar no acelerador, as trocas são feitas bem suavemente. Porém imagino que o consumidor ao optar por um sistema deste, busca o conforto de poupar a troca manual e só, não aprender a controlar o giro do motor com o pé.
No conjunto, o Palio Essence Dualogic fica bem avaliado, mesmo com essa questão dos trancos nas mudanças de marcha. O motorista que optar por esta versão, sai com um carro confortável, silencioso e bem acabado. O espaço interno (entre-eixos 2,42 m) e porta-malas (290 litros) não são amplos, mas abrigam bem os padrões médios de uma família brasileira. Resumindo, é um modelo que tem elementos para agradar a maioria dos seus compradores. Com a redução do IPI, o preço do Palio Essence Dualogic caiu de R$ 41.480 para R$ 38.940, ou seja, 7% a menos.
CONTINUA NA PÁGINA 3
Eu acho que em termos de custo/beneficio a melhor versão desse carro sem dúvida e a atractive 1.4, pois o carro mesmo com esse motor anda bem e pode vir tão equipado quanto esse, com exceção do câmbio Dualogic, que pra mim não faz falta. Ou senão se for pra ter um Novo Palio com esse mesmo motor 1.6 16V, partir logo para o Sporting.