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Avaliação – Land Rover Discovery 4 HSE SDV6 3.0 2011

Fotos: Marcus Lauria

O Land Rover Discovery 4 HSE SDV6 demorou a chegar para essa avaliação de uma semana, primeiro o modelo tinha sofrido uma pequena avaria na carroceria (nada muito sério) e só seria entregue após o reparo, depois no dia marcado para a retirada do veículo na concessionária, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, recebi outro aviso que demoraria mais um dia, porque tinha que esperar secar a tinta. Apesar os imprevistos, o teste valeu à pena, a oportunidade de dirigir esse SUV da marca britânica foi um prazer à parte.

A Land Rover sofreu muitas mudanças nos últimos tempos, agora a marca pertence ao grupo Tata, isso mesmo, aquele que produz o carro mais barato do mundo, o pequenino Nano, que andou “pegando fogo” literalmente na Índia. Mas isso não quer dizer que os modelos da Land Rover vão perder a sua essência, ao contrário, a maior prova está no modelo avaliado, que sofreu muitas alterações especialmente no motor, direção, suspensão e interior e duas novas funções: Assistência às Partidas em Ladeira e Controle de Aceleração Gradual.

Apesar das mudanças discretas em relação ao Discovery 3, o novo modelo apresentado no primeiro trimestre de 2010 no Brasil ficou mais atraente e moderno. De cara é notada a nova dianteira, com faróis de LEDs, grade prateada com desenho estilo colméia, e o distintivo oval do Land Rover, que foi atualizado com uma mudança de cor de dourado em verde para prata em verde. Além dos pára-choques mais arredondados e retrovisores pintados na cor da carroceria e lanternas traseiras com novo desenho, dando um ar de sofisticação ao modelo. O Discovery 4 também ganhou três novas cores da carroceria: Branco Fuji, Azul Báltico e Prata Sibéria. Ainda por fora, o Discovery 4 HSE avaliado exibe novas rodas de 20 polegadas calçadas em pneus Pirelli Scorpion Zero nas medidas 235/50 R20. Apesar do porte quadradão, o SUV de luxo chama muita a atenção por onde passa suas linhas retas e seu tamanho não passam despercebidos.

Digno de um hotel cinco estrelas, o interior do Discovery 4 HSE é confortável e luxuoso, como tem que ser um automóvel premium. Por dentro, o modelo foi todo renovado, com destaque para o console central redesenhado que exibe funções do sistema multimídia com uma chamativa tela touchscreen TFT de cinco polegadas, nela é possível obter informações da suspensão do veículo e da navegação GPS, conectividade via Bluetooth, com chamadas telefônicas por comando de voz e o computador de bordo tridimensional. Pelo computador é possível ver o nível de consumo de combustível, pressão dos pneus, desempenho 4×4, entre outras funções. Fazem parte do pacote dos quase obrigatórios entrada para iPod e USB,além de uma geladeira, localizada entre os bancos dianteiros, que não depende do ar-condicionado para funcionar.

No interior o console central foi redesenhado e agrupa funções do ar-condicionado digital e do sistema multimídia. O botão seletor da função Terrain Response, que modifica os ajustes do veículo conforme as condições do solo ficam à frente da alavanca do câmbio. Além disso, o conforto á bordo é digno de um Rei, estão lá os excelentes bancos de couro, materiais de primeira e agradável ao toque por todas as partes, como nas laterais das portas e no tablier e mimos como três tetos solares, sendo o único que pode ser aberto é o que fica na parte do motorista.

A posição de dirigir alta deixa o motorista com uma excelente visão geral do trânsito, além de ser muito fácil de achar, graças aos comandos elétricos do banco do motorista e do volante com regulagem de altura e profundidade, com três memórias. Mesmo para quem vai atrás, o espaço é suficiente, devido ao entreeixos de 2,89, lá cabem facilmente, sem aperto, três adultos e ainda duas crianças nos bancos extras localizados no porta-malas, o que seria a terceira fileira de bancos, item de série no Brasil e opcional na Europa. Apesar do seu tamanho, manobrar o Discovery 4 não é uma tarefa difícil, além da grande área envidraçada, o motorista conta com sensores de estacionamento e quatro câmeras de vídeo, uma sob cada retrovisor, uma na dianteira e uma na traseira.

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