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Avaliação – Honda Civic LXS AT 2012

A versão LXS avaliada traz de série bancos de veludo, enquanto que as versões LXL, a EXS chegam com bancos de couro como itens de série. Uma novidade muito bem vinda é que a partir desta geração todos os vidros elétricos passam a contar com a função “one-touch”. O travamento interno da porta também foi modificado, o novo sistema permite a abertura direta das portas dianteiras com um único movimento, mesmo que a porta esteja travada. A Honda havia informado no lançamento que foi feito um tratamento acústico diferenciado, fato este que pode ser confirmado durante essa avaliação mais longa, o sedã ficou mais silencioso e agradável de conduzir.

O que já era bom, ficou ainda melhor, a Honda resolveu melhorar o excelente sistema de áudio do Civic 2012 e agora a potência é de 160W, que são distribuídas por meio de quatro alto falantes e oferece em todas as versões CD player que lê CDA, MP3 e WMA. O modelo conta com entradas auxiliares P2 e USB com cabo para conexão de aparelhos pessoais localizadas no interior do porta-objetos do console central.

Partindo para a parte mecânica, o Civic 2012 continua com o mesmo motor da geração anterior, porém com melhorias que auxiliaram no consumo. Trata-se do motor i-VTEC 1.8 litros SOHC Flex, que gera 140 cv a 6.500 rpm, quando abastecido com álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, com gasolina. O propulsor possui um torque de 17,5 kgf.m a 4.500 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.500 rpm (álcool). Ele conta com a tecnologia da injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado. Com essas pequenas alterações o motor ganhou elasticidade, o que pode ser comprovado durante o teste, o sedã se comportou muito bem nas retas, mostrando disposição nas acelerações, pena que o câmbio automático de 5 velocidades, que mesmo recebendo as modificações como o aumento da capacidade do conversor de torque e a redução de atrito do pacote de embreagem, ficou mais preso, tornando as trocas de marchas mais ásperas e lentas.

Mas com o uso o motorista passa a acelerar gradativamente e passa a administrar melhor essas trocas, deixando a condução mais agradável. Outro detalhe é que a 4ª e 5ª marchas têm como característica ser Overdrive, procurando sempre buscar a economia, o modelo avaliado fez uma média de 7,5 Km/l na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, mesmo com o recurso da função ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Todas as versões possuem controlador de velocidade automático (Cruise Control), que permite o ajuste e manutenção da velocidade constante, podendo ser usado somente quando o veículo estiver em velocidades superiores a 40 km/h.

A função ECON é acionada através de um botão na lateral esquerda do painel, após o acionamento a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático. Usamos esse recurso durante o teste, mas não conseguimos obter nenhum resultado concreto, apenas uma leve melhora na economia de combustível.

Assim como o motor, a suspensão sofreu pequenas mudanças, o sedã conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link, sendo que nesta geração a marca introduziu uma articulação ligando o amortecedor diretamente à barra estabilizadora, melhorando o comportamento dinâmico e assegurando maior rigidez quando há tendência de rolagem. Mas mesmo assim, o modelo tem uma leve tendência a sair de traseira, principalmente em curvas mais fechadas. Com essas alterações o carro ficou mais silencioso e confortável, ao contrário da geração anterior, que tinha a suspensão mais dura e sensível aos buracos das ruas e estradas. O novo Civic conta ainda com sistema EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica), que dispensa o circuito hidráulico para reduzir o esforço ao volante, o que facilita na hora de manobrar. Para aumentar a segurança o modelo oferece de série freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution).

A versão avaliada parte de R$ 72.900, com cambio automático, já com o câmbio manual seu preço cai para R$ 69.700. A Honda oferece três anos de garantia e revisões programadas. O modelo pode ser adquirido nas seguintes cores: além do novo cinza iridium metálico, o branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado.

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4 Comentários

  1. Acho q a Honda fez um FACE melhorado, mas este detalhezinho na lanterna traseira, FICOU TUDU DI RUIM…PQP q POURRA FOI ESTA !!!!! KKKKKKKKKKKK Parabéns pela matéria…

  2. Tenho um new civic flex 2007/2007 que só me traz alegrias. Continuarei com ele por achar muito melhor que esse novo modelo 2012/13: Materiais piores no interior, mais conservador por dentro e por fora, sem detalhes d eporta objetocs com portas retráteis (sao apenas buracos pra jigas chaves e celular) e portas desconfortáveis além do apoio de braço central menor.

    Drigi esta versão nova e não curti o desempenho também.

    É honda… acho que vou de Volkswagen Jetta TSI, ou Lancer GT, ou…. concorrencia ta forte.

  3. A traseira desse new new Civic ficou muito feia na minha opnião, aquele detalhe da lanterna saindo pra mala ficou uma m… Fora que o carro agora parece um siri, alto pra kct, principalmente na traseira! Prefiro o Civic atual, tenho um 08/09 e é só alegria! Fora o design muito mais harmonioso. Esse design não vai durar, ele foi muito mal recebido nos EUA e recebeu duras críticas na Europa… chuto que em 2013 teremos outro carro muito diferente desse…

    Como o Tio Tutuma comentou, a concorrência do segmento não tá perdoando… prevejo um fracasso desse “new new Civic”!

  4. Gente em relação ao viúvo Corolla, e o sem jeito do Cruzeta do Cruze, prefiro o Civic, comparem preços e item de serie e vejam a diferença….no mais, uma grande abraço na Honda que ainda respeita os brasileiros com produtos de qualidade, diferente de nossas montadoras nacionais…..

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