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Avaliação – Ford New Fiesta sedan SE 1.6 16V 2011

O New Fiesta sedan já vem completo de fábrica e é vendido em uma única versão, a SE. Essa versão é oferecida em três pacotes de opcionais oferecidos pela Ford. A de entrada, custa R$ 49.900, e trás direção elétrica, ar-condicionado manual, trio elétrico, rodas de aro 15 polegadas, computador de bordo e rádio/CD com MP3 e entrada auxiliar. Opcionalmente está o sistema ABS dos freios que faz seu preço subir para R$ 51.150. A mais completa, que custa R$ 54.900 oferece ainda no pacote revestimento de couro nos bancos, detalhes prateados no painel e sete airbags (duplos frontais, laterais e do tipo cortina e mais um para os joelhos do motorista).

Alguns equipamentos foram retirados do modelo nacional, mas são itens de série no modelo vendido no México e nos Estados Unidos, como faróis auxiliares de LEDs nos para-choques; repetidores da luz de direção embutidos nos retrovisores; controle de estabilidade (ESP), o sistema multimídia SYNC com viva-voz, volante multifuncional, conexão Bluetooth e entrada USB para o som e iluminação nos espelhos dos para-sóis. A pintura metálica ou perolizada são pagas à parte. Fica faltando ainda a opção do câmbio automático, que é oferecida entre seus concorrentes. A garantia do New Fiesta é de 3 anos sem limite de quilometragem.

Sob o capô está o eficiente motor 1.6 litro 16V Sigma flex, fabricado em Taubaté (SP), que gera uma potência máxima de 115 cavalos, com etanol (110 cv com gasolina) e tem o torque máximo de 16,2 kgfm com álcool (15,8 com gasolina). O propulsor tem um ronco esportivo que instiga o motorista a acelerar cada vez mais. Com acelerações vigorosas para um sedan compacto, o New Fiesta confere agilidade no uso urbano e na estrada. O consumo de combustível não é um exemplo a ser seguido pela categoria, na cidade, por exemplo, a média com etanol ficou em torno de 7 km/l e na estrada 10,4 km/l (etanol), que com o tanque de 47 litros deixa a autonomia em seu limite.

O New Fiesta sedan oferece boa estabilidade e dinâmica nas curvas, méritos da suspensão acertada, que usa o sistema MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, os buracos são sentidos no interior a todo o instante, mas nada que incomode no dia-a-dia. As acelerações e retomadas são feitas sem cerimônia, com o auxílio do ótimo câmbio manual de cinco marchas, com engates justos e firmes, mas que se mostram cansativos, as trocas são feitas junto com pequenos “cliques”, que atrapalham bastante. As três primeiras marchas são de relação mais curta, enquanto a quarta e quinta marchas, parecem um pouco mais longas.

Mesmo com disco ventilado na dianteira e tambor na traseira o New Fiesta se deu bem nas frenagens, transmitindo muita segurança, só incomodou os pequenos chiados no freio dianteiro, que fez parte de todo o teste, o modelo avaliado tinha apenas 8 mil quilômetros rodados. Outro senão fica por conta da frente do carro, que raspa com freqüência em lombadas e valetas, sair de uma garagem com calçada alta fica complicado e se torna um exercício de paciência. O interior mostrou sinais de cansaço, devido a pequenos barulhos internos, que viam da porta do carona e do banco traseiro. Mas tirando esses pormenores, o New Fiesta é um sedan bem agradável de dirigir, confortável e tem arrancadas excelentes.

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7 Comentários

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