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Avaliação – Fiat Uno Sporting 1.4 – 4 portas 2011

Na parte interna, o Fiat seguiu o padrão do exterior e manteve as características esportivas com detalhes na cor laranja espalhados por toda parte, como nos bancos, volante, cinto de segurança e portas. A sigla “Sporting” vem costurada na parte superior do banco para dar destaque à versão. Em volta do painel de instrumentos, é possível notar um acabamento que imita fibra de carbono que se estende até o rádio, localizado na parte central. Já os comandos do ar-condicionado e aros dos mostradores no painel de instrumentos são prateados e contrastam com a cor vermelha e preta do tecido e painel.

O quinto modelo da Fiat a receber a linha Sporting chega bem equipado e oferece direção hidráulica, computador de bordo faróis de neblina, travas e vidros dianteiros elétricos. Como opcionais estão disponíveis ar-condicionado; rádio CD/MP3/USB/Bluetooth, airbag duplo, ABS, HSD –  high safety drive, entre outros. O consumidor ainda pode abusar da criatividade com um Kit de personalização interna e externa oferecido na concessionária, com faixas externas, adesivo na capa de retrovisor e na parte interna as opções são bem variadas, como acabamento do freio de mão, pomo do câmbio, moldura do painel de instrumentos entre outros.

Uma das ótimas características do novo Uno é o acabamento interno, sem rebarbas e de qualidade superior a muitos modelos de entrada da mesma categoria, além da a excelente posição de dirigir, que é bem fácil de achar com as opções de regulagens do banco e volante. Os retrovisores são grandes e garantem a segurança nas ruas, principalmente nas mudanças de faixas. Porém, a  Fiat não pensou muito nos passageiros do banco traseiro, quem viaja atrás se sentirá um pouco apertado, nada mais que dois adultos ou três crianças para deixar o espaço no limite e o passageiros não tem direito a vidro elétrico. O porta-malas é bem pequeno, cabem apenas 280 litros, suficiente apenas para pequenas malas. Os bancos são macios e não cansam em trajetos mais longos.

Sob o capô, está o mesmo motor encontrado nas versões mais comuns (Way e Attractive), o conhecido Fire 1.4 Evo que rende 88 cv e 12,5 kgfm com etanol ou 85 cv e 12,4 kgfm com gasolina. O propulsor não oferece emoções e muito menos esportividade, como a parte externa da carroceria almeja. As acelerações são lentas e as retomadas idem. O motor faz um pouco de barulho quando é mais exigido em subidas ou ultrapassagens.  A Fiat poderia substituir o fraco motor 1.4 pelo 1.6 eTorQ.

No início do teste, tive dificuldades para usar o câmbio, que se mostrava muito duro nas trocas da primeira marcha para a segunda e nas reduções da terceira para segunda, mas com mais alguns dias de uso, foi melhorando. Levei o Uno Sporting a um mecânico de confiança, o mesmo disse que a embreagem estava baixa, por isso a dificuldade nas trocas, que me aconselhou trocar as marchas com mais suavidade. Após isso o convívio maior com o câmbio ficou mais agradável. Outro problema foi o alto consumo com etanol, o modelo avaliado marcava em seu computador de bordo a média de 6,2 a6,8 Km/l, sempre com o ar-condicionado ligado, o que deixou sua autonomia prejudicada.

Apesar do visual atraente e de todos os itens de série encontrados na versão Sporting, a Fiat terá dificuldade de atrair mais compradores devido ao preço oferecido nas concessionárias. A versão com visual esportivo da marca tem preço inicial de R$ 32.370 para configuração de duas portas, passando para R$ 34.380 na de quatro portas. Para quem optar pela versão mais completa do Uno Sporting terá que desembolsar impressionantes R$ 41.491. Além do Uno, o Punto, Idea, Siena e Strada também possuem a versão Sporting.

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16 Comentários

  1. Cara, parabéns pela matéria!
    Todos normalmente tem uma visão crítica ácida sobre esse carrinho. Mas quem viu pessoalmente sabe que é apaixonante! Eu gostei muito, muito bem acabado, interior muito legal mesmo.. por fora o visual é agressivo e de muito bom gosto. Acho o preço dele na versão básica justo, porém com todos os acessórios, realmente é salgado.

  2. Já foi a época de carro esportivo ser sinônimo de motor forte, agora para as montadoras bastam adesivos e “plásticos” em formato de saias e spoilers para já ser caracterizado como “SPORT”. Sinceramente achei o carro até bem bonitinho… mas falta algo a mais do capô pra baixo !!! Que saudade do GTI e GTS !!!

  3. Otima materia, nao ficou babando no carro. hehehe

    Minha opniao sobre o carrinho, é bem legalzinho, cheio de firulas.

    Só esperava que vc ia curtir o motor.. pensei que ele fosse ‘divertido’ nesse aspecto.

  4. tenho um uno 1,4 sporting com 2000 km,
    achei muito alto o barulho que o cambio faz qundo começa a trocar as marchas da primeira, para segunda, para terceira,para quarta e quinta.

    na quinta faz menos barulho.

    reclamei na revenda da FIAT, me relataram que acontece isto so no uno com motor 1,4.

    e a revenda me disse que teve varias reclamações, ao qual
    informaram para a FIAT , e segundo a revenda a FIAT não
    se manifestou em resolver o problema ainda.

    espero que resolvam..pois o barulho é muito alto.

    1. tambem tenho um u carro e otimo anda bem mais u barulho interno e orrivel i afiat nao faz nada ja reclamei ja levei em consecionarias so falam que e normal para u modelo ,vamos por a boca no trombone galera

  5. Estou desinteressando em comprar este uno sporting 1.4;
    Fiquei eufórico em possuir um carro com motor apimentado
    e dentro de um padrão robusto, bonito e com poder de revenda bom; estou chegando a conclusão que este carrão
    não passa apenas de um tunadinho de fabrica. E o motor não dava para ser mais BRAVO que o preço dele completo?

  6. comentario inicial lamentavel a proposta do carro é fazer uma graça com economia ,não da pra correr mais como antes , voce perde a carta rapidinho. Para contra- por os antigos esportivos é so andar com o punto 1.8 16V e pronto 200 km /h 10 km/l na cidade e 13 km/l no gaz , andador, silencioso e muito estavel. Parem de falar bobagens !!!

  7. Esse motor Fire EVO 1.4 é bem esperto, pois até mesmo no Novo Palio ele consegue render bem, no Novo Uno ele fica melhor ainda, porém nas versões 1.0 EVO desse carro o desempenho deixa a desejar, pois ele é “manco”, mas fora isso, em todas as versões o carro é macio, tem um acabamento bom e é agradável de dirigir, mesmo na versão 1.0 “manca”.

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