AvaliaçõesFiatTestes

Avaliação – Fiat Uno Sporting 1.4 – 4 portas 2011

Fotos: Marcus Lauria

Tenho saudades dos tempos em que no Brasil eram produzidos esportivos de verdade, com “alma” (motor) e visual mais agressivo. Nessa época existiam muitos concorrentes nesse segmento, entre as décadas de 80 e 90, como Volkswagen Gol GTi, Chevrolet Kadett GSi, Ford Escort XR3 entre outros. Nessa disputa por uma atenção maior entre os poucos fabricantes de carros que existiam no Brasil, a Fiat também apresentou suas opções, como o Uno 1.5R em 1987, 1.6R em 1990, 1,6R MPi em 1993 e o mais esportivo de todos, o Uno Turbo 1.4 com 116 cv em 1994, além de outros modelos da marca com as mesmas características esportivas, como o Tempra Turbo.

Mas ultimamente com o pensamento no lucro e nas vendas, as montadoras vêm adotando outra forma de conquistar mais consumidores, com versões que tem apenas o visual esportivo, são os “pseudo-esportivos”, que chegam para atrair aquela pessoa que gosta de um modelo diferenciado dos outros, mas com a performance que deixa a desejar qualquer um que goste de modelos com um motor mais forte. É o caso do modelo avaliado pelo CarPoint News por 10 dias, o novo Uno Sporting 1.4 com quatro portas.

O Fiat Uno Sporting é o tipo de carro que chama a atenção por onde passa, mesmo não sendo uma novidade (o novo Uno foi lançado em 2010). A versão com visual esportivo é cheia de perfumarias espalhadas pela carroceria e interior, a única alteração mecânica fica por conta da suspensão, que deixou a versão Sporting 2 cm mais baixa, com molas mais rígidas em relação às versões de entrada (Vivace e Attractive) e a barra estabilizadora dianteira ficou com maior diâmetro e passou de 17 para 18 mm. Segundo a montadora, essa alteração foi feita para melhorar a dirigibilidade, o que não deixa de ser uma verdade, o carro se comporta bem melhor que as outras versões.

Por fora, a Uno Sporting oferece um visual mais esportivo que o restante da linha, com faróis e lanternas com máscara negra, para-choque dianteiro com spolier, faixas e minissaias laterais, aerofólio traseiro, ponteira dupla do escapamento cromada, rodas de liga leve polidas de 15 polegadas e adesivos nas laterais com a inscrição “Sporting”. O modelo cedido para o teste estava pintado na cor Laranja Nemo, bem chamativa. Por esse motivo o modelo avaliado foi alvo de muitos olhares dos pedestres e motoristas dos outros carros que passavam ao lado.

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2 3Próxima página
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Cara, parabéns pela matéria!
    Todos normalmente tem uma visão crítica ácida sobre esse carrinho. Mas quem viu pessoalmente sabe que é apaixonante! Eu gostei muito, muito bem acabado, interior muito legal mesmo.. por fora o visual é agressivo e de muito bom gosto. Acho o preço dele na versão básica justo, porém com todos os acessórios, realmente é salgado.

  2. Já foi a época de carro esportivo ser sinônimo de motor forte, agora para as montadoras bastam adesivos e “plásticos” em formato de saias e spoilers para já ser caracterizado como “SPORT”. Sinceramente achei o carro até bem bonitinho… mas falta algo a mais do capô pra baixo !!! Que saudade do GTI e GTS !!!

  3. Otima materia, nao ficou babando no carro. hehehe

    Minha opniao sobre o carrinho, é bem legalzinho, cheio de firulas.

    Só esperava que vc ia curtir o motor.. pensei que ele fosse ‘divertido’ nesse aspecto.

  4. tenho um uno 1,4 sporting com 2000 km,
    achei muito alto o barulho que o cambio faz qundo começa a trocar as marchas da primeira, para segunda, para terceira,para quarta e quinta.

    na quinta faz menos barulho.

    reclamei na revenda da FIAT, me relataram que acontece isto so no uno com motor 1,4.

    e a revenda me disse que teve varias reclamações, ao qual
    informaram para a FIAT , e segundo a revenda a FIAT não
    se manifestou em resolver o problema ainda.

    espero que resolvam..pois o barulho é muito alto.

    1. tambem tenho um u carro e otimo anda bem mais u barulho interno e orrivel i afiat nao faz nada ja reclamei ja levei em consecionarias so falam que e normal para u modelo ,vamos por a boca no trombone galera

  5. Estou desinteressando em comprar este uno sporting 1.4;
    Fiquei eufórico em possuir um carro com motor apimentado
    e dentro de um padrão robusto, bonito e com poder de revenda bom; estou chegando a conclusão que este carrão
    não passa apenas de um tunadinho de fabrica. E o motor não dava para ser mais BRAVO que o preço dele completo?

  6. comentario inicial lamentavel a proposta do carro é fazer uma graça com economia ,não da pra correr mais como antes , voce perde a carta rapidinho. Para contra- por os antigos esportivos é so andar com o punto 1.8 16V e pronto 200 km /h 10 km/l na cidade e 13 km/l no gaz , andador, silencioso e muito estavel. Parem de falar bobagens !!!

  7. Esse motor Fire EVO 1.4 é bem esperto, pois até mesmo no Novo Palio ele consegue render bem, no Novo Uno ele fica melhor ainda, porém nas versões 1.0 EVO desse carro o desempenho deixa a desejar, pois ele é “manco”, mas fora isso, em todas as versões o carro é macio, tem um acabamento bom e é agradável de dirigir, mesmo na versão 1.0 “manca”.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo