AvaliaçõesFiatTestes

Avaliação – Fiat Punto T-Jet 1.4 16V 2013

Fotos: Marcus Lauria

A Fiat além de vender seus modelos nas versões comuns, costuma disponibilizar variantes especiais que conferem outros valores aos carros. De público mais selecionado, normalmente com foco nos mais jovens, tais versões contam com suas vantagens e desvantagens.

No caso do novo Punto, o primeiro facelift do modelo no Brasil também recebeu a versão esportiva T-Jet, que já existia também antes da reestilização, que segui as linhas do modelo europeu. Na atual versão, o carro recebeu design e acabamentos exclusivos. Mas o maior destaque está no motor 1.4 16V turbo de 152v, que empolga na hora de acelerar.

Por fora a versão se destaca pelos novos para-choques esportivos e com desenho mais agressivo, faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 17 polegadas que lembram as do modelo Abarth, vendo na Europa, com pinças de freio vermelhas, spoiler traseiro, lanternas traseiras em LED, ponteira de escapamento com saída dupla cromada e o teto solar skydome. As linhas do interior se harmonizam com o exterior e mantém a esportividade do hatch mádio da Fiat, estão lá o volante esportivo em couro com comandos do rádio nas extremidades, faixa central do painel na mesma cor do veículo, bancos esportivos com novos revestimentos, pedaleiras e soleiras esportivas e iluminação interna com efeito noturno, bem inovadora e atraente esta última.

Sendo esta versão a topo de linha, a lista de equipamentos é a mais completa. Para proporcionar a segurança e o conforto dos ocupantes estão presentes os freios ABS com EBD, airbags frontais, acionamento automático do alerta em frenagem brusca, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, banco do motorista e volante com regulagem de altura, piloto automático, rádio CD/MP3 com entrada USB, som Hi-fi com subwoofer, entre outros. A lista de opcionais inclui o alarme antifurto, ar-condicionado automático digital, sistema de navegação Blue&Me, retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular e de chuva, airbags laterais e de cortina, e o teto solar. O preço do Punto T-Jet parte de R$ 55.740. A versão avaliada, a mais completa, sai por R$ 65.600, segundo o site da montadora.

O atrativo maior do Punto T-Jet é sem dúvida o motor. O bloco 1.4 16V turbo, de 152 cv e 21,1 kgfm de torque é empolgante, notadamente com o ronco que produz devido ao escapamento esportivo. A sensação de desempenho fica maior com o câmbio manual de cinco velocidades, eficiente e preciso; e o seletor DNA (dinâmico, normal ou autonomia), que oferece três modos de resposta do motor. Para despejar toda a potência do esportivo, use o modo dinâmico e terá o turbo à disposição.

Configurado desta forma, o hatch médio arranca, desenvolve e retoma todas as três operações com desempenho acima da média, se comparado a modelos da categoria. São raras as necessidades de troca de marchas, a não ser que o  motorista deseje produzir maior aceleração, pois o motor tem força para retomar até na quinta marcha, isso com a rotação mais alta. A velocidade máxima atingida é de 203 km/h, segundo a montadora.

CONTINUA NA PÁGINA 2

1 2 3Próxima página
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo