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Avaliação – Chevrolet Volt – VoltXpedition

Fotos: Marcus Lauria

O CarPoint News esteve hoje (28/09), no VoltXpedition Energias Renováveis, um evento realizado pela Chevrolet, para demonstrar as novas tecnologias da mobilidade que a marca oferece. A montadora trouxe cinco modelos Volt, importados oficialmente para fazer parte dessa expedição que vai percorrer vários estados brasileiros e que também serve para comemorar um século de existência da empresa.

A VoltXpedition Energias Renováveis, vai mostrar as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela Chevrolet em seu compromisso com a sustentabilidade. Além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do Brasil. A expedição chegou a sua quarta etapa, no Rio de Janeiro nos dias 28 e 29 de setembro. Foi dada uma palestra sobre o novo modelo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e depois um test-drive com os jornalistas cariocas até a cidade serrana de Petrópolis.A VoltXpedition já passou pelos Estados de São Paulo (nas cidades de São Caetano, São Paulo, São José dos Campos e Taubaté), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Osório e Gravataí) e Rio de Janeiro. As próximas etapas serão em Minas Gerais (Belo Horizonte), Distrito Federal (Brasília) e Pernambuco (Recife) e vai até o dia 16 de dezembro deste ano.

O Chevrolet Volt é movido somente à eletricidade e é fabricado e comercializado nos Estados Unidos, na planta de Detroit. Segundo dados do fabricante o modelo tem uma autonomia de até 560 quilômetros. A montadora ainda informa que nos primeiros 80 quilômetros, o Volt utiliza a carga armazenada em sua bateria de íon de lítio de 16 kWh para alimentar um motor elétrico de 150 cv. Caso a carga do Volt acabe, entra em ação um motor gerador, movido a gasolina de 1.4 litros, que gera 84 cv, e carrega até 35 litros de combustível para fornecer energia elétrica, realimentando as baterias, assim sua autonomia passa dos 50 Km (somente com eletricidade), para 480 quilômetros, chegando a 600 km, dependendo do uso. O modelo é o primeiro veículo elétrico com autonomia estendida da indústria automotiva mundial.

Nos Estados Unidos, o Volt custa US$ 41.000 (US$ 33.500 com a isenção de taxa fornecida pelo governo americano, que pode chegar até US$ 7.500). O preço já inclui a taxa de US$ 720 referente ao frete. Foram comercializadas até o momento 10 mil unidades, que já estão sendo entregues a clientes dos estados da Califórnia, Nova Iorque, Michigan, Connecticut, Texas, Nova Jersey e em Washington D.C. Segundo a montadora, o Chevrolet Volt é o único veículo elétrico no mercado capaz de operar em diversos tipos de clima e condições de rodagem, sem limitações ou preocupações com relação a surpresas desagradáveis com a bateria. O Volt vem equipado de fábrica com uma extensão para a recarga em tomadas de 120 volts, possibilitando recarregar o carro em uma tomada comum, em casa ou na garagem do trabalho ou em uma estação de recarga de 240 volts.

Por dentro, chama a atenção o sistema de navegação e áudio, fabricado pela Bose, que contempla uma tela de sete polegadas no painel. Lá nos Estados Unidos o Volt oferecer cinco anos do sistema OnStar, que conta com serviços de navegação, de auxílio imediato em casos de acidentes ou roubo. O Volt é recheado de itens de séries que prezam pela segurança como oito airbags – dois frontais, de dois estágios, dois laterais, de joelhos e dois para a cabeça – controle de estabilidade e de tração.

O teste do Volt no Rio de Janeiro foi feito até Petrópolis, no trajeto, os jornalistas convidados puderam avaliar o modelo no trânsito pesado da cidade e na serra, que é recheda de curvas fechadas. O Volt se comportou muito bem durante todo o trajeto, apesar de estar configurado para rodar nos Estados Unidos e não ter recebido nenhuma tropicalização. Para ligar o veículo, não é necessário a utilização da chave, que pode ficar no bolso do motorista. O processo é feito através de um botão azul, localizado no console central, ao lado do banco do motorista e com o pé direito no freio, assim que acionamos o botão, não se ouve nada, apenas temos a indicação que o carro está funcionado através das telas de LCD localizadas no centro do painel, atrás do volante e em outra no console central que ficam ligadas.

Após ajeitar os retrovisores interno e externo e afivelar o cinto de segurança, basta engatar o câmbio automático CVT de seis velocidades na posição “D” (drive) e pisar no acelerador, a arrancada é suave e progressiva, só se ouve o rolamento dos pneus no asfalto. Dentro do Volt, silêncio absoluto e o conforto também é destaque do carro, que tem bancos individuais, até para quem vai atrás. Nesse caso, quem tiver mais de 1,90 metros de altura, pode arrastar a cabeça no teto, que se inclina para baixo, para priorizar a aerodinâmica e poupar energia do veículo.

Ainda na parte interna, as duas telas de LCD informam tudo que é necessário saber para economizar ao máximo a energia das baterias de íons de lítio, com símbolos e medições instantâneas da carga utilizada. Quando a carga da bateria acaba, entra imediatamente em ação o pequeno motor a combustão, movido a gasolina, que começa a transferir energia para as células da bateria, aumentando a autonomia do Volt. Pequeno, o porta-malas comporta apenas 300 litros.

Durante todo o teste, o carro se comportou bem nas curvas, mantendo a trajetória o tempo todo, assim como nas retas, aonde foi possível chegar facilmente aos 150 Km/h sem perder o fôlego. Os freios são sensíveis e seguram bem o carro, graças ao auxílio do sistema ABS. A posição de dirigir é fácil de achar e a direção elétrica ajuda nas manobras, que tem a ajuda da câmera de ré, pois o vidro traseiro é muito estreito, deixando a visão através do retrovisor prejudicada. O design segue a linha da Chevrolet, com a grade dividida ao centro e a gravatinha dourada em destaque. Na parte traseira a Chevrolet acertou em cheio no desenho do Volt, o modelo mostra linhas harmoniosas e futuristas. Uma pena o Volt ser tão caro e não ter ajuda do Governo para chegar a nossas ruas, segundo cálculos de um assessor de imprensa da Chevrolet, o Volt chegaria aqui por uns R$ 210 mil.

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