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Avaliação – Audi R8 V10 Coupé Plus 2014

Fotos: Marcus Lauria

A expectativa era grande. Não via a hora de estar sentado ao volante desse superesportivo alemão. Foi com essa grande vontade de estar acelerando um modelo exclusivo que me deparei com um breve teste do Audi R8 V10 Plus.

Após observar os detalhes do exterior e interior do esportivo, pude me sentar no banco do motorista do superesportivo alemão e me deparar com muita tecnologia e informações em volta do painel. Além de me deparar com a  força derramada pelo gigantesco motor V10 após algumas aceleradas. Lançado em 2006, o R8 vem evoluindo a cada ano, atualmente com as opções de motores V8 e V10, o esportivo oferece potência e preço para todos os bolsos. A versão avaliada foi a V10 Plus, que ficou mais leve e potente.

Sob o capô está o potente motor V10 5.2 TFSI, que produz 525 cv a 8.000 rpm com um torque de 54 kgfm a 6.500 rpm, durante o curto percurso que pude andar com o esportivo, percebi que o motor sempre queria acelerar mais, mesmo que já estivesse acelerando o bastante para aquela região de São Paulo. O teste foi feito em torno do Anhembi, durante o Salão do Automóvel do ano passado. As acelerações são insanas, a todo instante seu corpo é jogado com força para trás, dando a sensação de estar sendo atirado por um canhão. De acordo com a Audi, sua velocidade máxima é de 314 km/h. Ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 s

Se você pisar de leve no acelerador, parece que o carro não anda, é tanta potência que ele não aceita pisadas tímidas. O negócio é pisar forte mesmo. Em conjunto com o propulsor, está o excelente câmbio S tronic de sete velocidades e com sistema de dupla embreagem, que torna as trocas de marchas mais rápidas. Elas podem ser feitas pelo motorista por meio da alavanca, pelos paddle-shifts (borboletas) no volante, ou funcionar em modo totalmente automático. Ai depende da intimidade que você já tem com o esportivo. Usei ele sempre no modo automático, para me preocupar sempre com o que tinha pela frente. De acordo com a marca, o novo câmbio diminuiu o consumo em 0,9 litro a cada 100 km, ou seja, agora ele faz 4,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Nada mal para um motorzão com toda essa potência.

Dotado de muita tecnologia, o R8 V10 Plus tem o sistema conhecido como o Launch Control, ou controle de largada, presente nos carros de corrida e em alguns superesportivos para otimizar a arrancada. Além desse recurso, a versão Plus pode ser identificada distinguida pelo baixo peso graças a tecnologia de construção ultra-leve Audi Space Frame, com apenas 210 kg do peso da carroceria, enquanto o peso total do carro é de 1.595 kg.

Curvas e retas não são desafios para o R8 Plus, bem acertada, a suspensão esportiva faz o seu trabalho como tem que ser nesse tipo de carro, ou seja, transmite segurança, estabilidade e deixa o motorista bem à vontade para abusar da própria confiança. Só os buracos de São Paulo que não ajudam muito, qualquer desnível ou “cratera” é sentida dentro do habitáculo, atrapalhando o desempenho da fera alemã.

Para frear o esportivo, nada mais justo que um sistema de freios de última geração. Eles funcionam bem a todos os instantes e em qualquer situação. Para isso, foram instalados discos nas quatro rodas, sendo que os traseiros são internamente ventilados e perfurados com design de onda, o que reduz o peso. Enquanto que os dianteiros são de cerâmica, ainda mais leves e resistentes. Desta forma fica fácil domar o poderoso V10.

Para deixar ele ainda mais leve, a Audi usou o recurso da fibra de carbono, que foi aplicado no forro do compartimento do motor, nas entradas de ar laterais, acabamento das soleiras das portas, no difusor traseiro, capa do espelho retrovisor entre outros. Com 4,4 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,2 m de altura e 2,6 metros de distância entre-eixos, a Audi ainda criou um espaço atrás dos bancos que, comporta até 90 litros. Além do espaço de 100 litros do porta-malas, que é dianteiro, igual ao Fusca. O visual esportivo é completado pelas duas enormes saídas de escape traseiro e as belas rodas de liga leve de 19 polegadas com novo desenho de cinco raios duplos.

Por dentro, sobra esportividade, feito com material nobre e muito couro, o interior é muito requintado e traz pacote de luzes e teto moldado em couro Alcântara. Os bancos conchas (opcionais) envolvem o motorista e passageiro, dando segurança e conforto ao mesmo tempo. Os assentos podem ser aquecidos e possuem ajuste elétrico. A posição de dirigir é fácil de achar, com os ajustes elétricos disponíveis.

Entre os itens de conforto e conveniência de série estão: Alavanca de câmbio revestido em couro, Acabamento interno em fibra de carbono Sigma, Ar condicionado automático, Apoio lombar com ajuste elétrico para bancos dianteiros, Bancos dianteiros aquecíveis, Bancos dianteiros com ajustes elétricos, Bancos em Couro Napa Fina, Bancos dianteiros esportivos, Computador de bordo com marcador de temperatura, Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática com sensor de luz e chuva, Pacote de luzes, Pára-brisa com isolante térmico, Pedais e descansa pé em alumínio, Suporte ISOFIX para banco do passageiro, Teto moldado em Couro Alcântara, Volante esportivo em couro, multifuncional com shift-paddles. Além de intens estéticos como: Acabamento das soleiras das portas em fibra de carbono, Capa do espelho retrovisor externo em fibra de carbono, Compartimento do motor em fibra de carbono, Espelhos retrovisores externos eletricamente a justáveis e aquecíveis, Frisos decorativos brilhantes, Iluminação do compartimento do motor, Rodas de liga leve 19″, 8,5Jx19 235/35 (dianteiro) e 11Jx19 305/30 (traseiro) e Side blade em fibra de carbono Sigma.

Como itens de segurança, o R8 V10 Plus chega com: Airbag lateral dianteiro, Alarme antifurto, Assistente de partida em aclives, Assistente para luz alta, Cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista, Controle de cruzeiro, Faróis de LEDs, Ferramentas de bordo, Freios a disco traseiros, Freios dianteiros de cerâmica, Kit de primeiros socorros e triângulo de segurança, Kit para conserto de pneus, Preparação para rastreador, Rodas com parafusos antifurto, Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico e câmera de ré, Sistema de limpador dos faróis, Suspensão esportiva, Travamento central com controle remoto a distância. E também: audio e Comunicação, Audi Music Interface, Bluetooth, Rádio Concert, Sistema de som Bang & Olufsen Opcionais e bancos estilo “concha”. Tudo isso pode ser adquirido por pouco mais de R$ 800 mil reais.

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