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Avaliação – Audi A3 Sport 1.8 16V 3p DSG 2013

Fotos: Marcus Lauria

É difícil ficar indiferente ao volante do novo Audi A3 Sport, não só o modelo atual, mas todas as gerações, desde que foi lançado, isso é fato. O novo modelo apesar de pequeno e com linhas discretas chama a atenção por onde passa, ainda mais na cor branca, do carro avaliado pelo CarPoint News durante uma semana. Para quem vê o A3 Sport vindo de frente, logo percebe sua presença pelas luzes de LED do farol ligadas. Além desse chamariz, o hatch médio da marca alemã preza pelo conforto e a esportividade, esbanjando prazer ao dirigir.

O novo Audi A3 Sport custa R$ 115 mil (que faz parte da nova tabela de preços com cotas do Inovar-Auto) e vem bem equipado, o hatch premium alemão oferece como itens de série o Audi Drive Select com cinco modos de condução –  Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência e Individual. Este último permite a combinação livre de características de motor, acelerador, câmbio e direção que o motorista preferir. Esse sistema facilita muito a dirigibilidade, fazendo com que o condutor tenha a opção de ter um carro mais econômico ou mais esportivo, dependendo da situação em que se encontra.

Outro destaque refere-se ao sistema de áudio e comunicação do modelo. O Audi Sound System, o Audi Music Interface, o Rádio MMI e o Bluetooth. Toda essa parafernália eletrônica pode ser acionada através de uma tela retrátil de 7 polegadas e espessura mais fina do que as tradicionais. O sistema também incorpora SD Card e Jukeboox. Opcionalmente o cliente pode optar pelo sistema MMI (Multi Midia Interface) Touch com sistema de navegação e comando de voz em português do Brasil.

O A3 Sport é o primeiro modelo Audi no mercado brasileiro já adaptado ao nosso idioma. Já o sistema Touch permite ao motorista controlar as funções de informação e navegação por meio de uma tecla rotativa ou “escrevendo” diretamente na tela touch com a ponta do dedo. Tecnologias muito bem vindas a bordo e que facilitam o dia a dia dentro do veículo.

No que se refere a segurança, o A3 Sport oferece airbags frontais para motorista e passageiro, airbag para o joelho para o condutor, airbags laterais dianteiros de cabeça e cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista. O modelo incorpora ainda direção eletromecânica, freio de estacionamento elétrico, ESP (programa eletrônico de estabilização) e travamento central com controle remoto à distância. A carroceria pode ter pintura metálica/perolizada como opcional. O interior é bem aconchegante e trata bem quem anda na frente ou atrás, o espaço traseiro é amplo, apesar da falta das portas traseiras, para quem entra na parte de trás.

Eficiente, o A3 Sport conta ainda com o eficiente sistema Start-stop, que também auxilia na redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 ao desligar o motor quando o veículo está parado. Basta parar o veículo em um semáforo para que o sistema desligue o motor e entre novamente em funcionamento ao soltar o pedal de freio.

Os retrovisores, eletricamente ajustáveis, são embutidos nas portas e seguem o padrão dos veículos de competição. Frisos decorativos pretos, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, spoiler traseiro, luz de neblina traseira e rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17. O visual apela para a esportividade, ainda mais se tratando de um veículo de apenas duas portas.

O carro conta ainda com ar-condicionado automático de duas zonas, computador de bordo colorido, espelho retrovisor interno antiofuscante automático e pacote de luzes, além de sensor de luz e chuva e suporte ISOFIX para o banco traseiro. O teto moldado em tecido preto incorpora o teto solar panorâmico elétrico “Open Sky”. O compartimento de bagagem oferece 365 litros de capacidade na configuração básica, podendo ser expandida para 1.100 litros com o banco traseiro rebatido. Apensar de parecer pequeno, o porta-malas foi suficiente para carregar bastante bagagem em uma viagem feita até Búzios, na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro.

Muito leve, o A3 Sport foi construído com materiais como alumínio em partes do carro como capô e para-choques. Sob o capô, está o excepcional motor de quatro cilindros, 1.8 (1.798 cm3) TFSI de 180 cv, a 5.100 e 6.200 rpm, com torque máximo de 250 Nm disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O moelo conta com o auxílio do sistema de injeção direta FSI com injeção indireta; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas. Segundo a marca, ele faz de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h.

O modelo se comportou muito bem na estrada, mostrando que ali é seu habitat natural. Tanto nas acelerações, como nas curvas, o motor e suspensão trabalhara perfeitamente e se mostraram eficientes o tempo todo. O carro se manteve estável em todo o percurso, mesmo em curvas mais fechadas, ou nas retas, quando a velocidade limite permitida da estrada foi alcançada, cerca de 110 Km/l. Nesta marca, o carro nem perecia estar tão rápido.

Em conjunto com o motor está o bem escalonado câmbio S tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, e  tração dianteira, esse câmbio não dá trancos e transmite muita segurança em ultrapassagens e acelerações mais vigorosas. Durante o testes, percorrendo áreas urbanas e em sua maior parte estradas, o seu consumo médio foi de 16 km/l (12,3 km/l  na cidade e 16 km/l na estrada), correspondente a 130 gramas de CO2 por km (162 g/km na cidade e 112 g/km na estrada).

De acordo com a marca, o modelo foi desenvolvido com tecnologia de construção ultraleve (Audi Ultra), que combina baixo peso com elevada rigidez. Ele mede exatos 4.237 mm de comprimento, 1.777 mm de largura e 1.421 mm de altura, com distância entre-eixos que mede agora 2.601 mm. Seu peso de 1.325 kg não atrapalham no desempenho do esportivo alemão. Seu peso é de 1.325 kg. O hatch vem equipado com faróis estreitos bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador, além de faróis de neblina. Na lateral, o acabamento das soleiras das portas é em alumínio e as capas do espelho retrovisor externo vêm na cor do veículo.

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