CarrosNotícias

A Porsche Sport Driving School comemora seu 40º aniversário

Fotos: Divulgação

Uma simples oficina de direção há 40 anos estabeleceu a fundação para a Porsche Sport Driving School atual. Ela foi motivada pelo lançamento do 911 Turbo de alta potência na Exposição de Automóveis de Paris em 1974. Mesmo antes das vendas serem começadas, os engenheiros e concessionárias da Porsche perceberam que era necessária prática para dirigir o novo modelo topo de linha com segurança em altas velocidades. A oficina foi concebida para ensinar as habilidades necessárias para garantir que o prazer de dirigir não deixasse de ser vivido.

A ideia foi recebida com sucesso. Hoje em dia, a Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG oferece uma ampla gama de cursos por todo o mundo sobre controle de precisão de carros esportivos, sob todas as condições de direção. Trabalhando sucessivamente por níveis cada vez mais desafiadores, ou através da realização de sessões individualizadas, os instrutores da Porsche se concentram especificamente em aperfeiçoar as habilidades de direção dos alunos. Além de cursos de treinamento com direção nas estradas e off-road, há também programas de inverno especiais que ensinam os alunos a dirigir com segurança na neve e no gelo.

Confira abaixo o artigo de destaque exclusivo da revista da Porsche, Christophorus, que tem permissão para ser reproduzido:

Ondas de som vêm dos motores boxer na pista. Freios chiam. O ar cheira a borracha, óleo e gasolina em Hockenheimring no começo do mês de agosto de 1974. Os pilotos correndo com seus 911s ao redor da pista não estão acompanhando o cronômetro, mas sim a linha ideal. Eles estão calmos, no comando e agem com compostura. Um pouco ao lado, alguns carros esportivos estão negociando uma linha de cones, deslizando por pistas circulares molhadas e desviando-se de obstáculos que surgem subitamente. Nada disso é incomum. O que é extraordinário, entretanto, são as pessoas por trás dos volantes. Eles não são pilotos profissionais e sim motoristas do dia a dia, alunos da recém-fundada Porsche Sport Driving School.

O que começou há quarenta anos como uma oficina para alguns fãs de carros se desenvolveu e tornou-se a Porsche Sport Driving School (PSDS) internacional, com cursos oferecidos em quinze países. A PSDS permite que os clientes da Porsche aperfeiçoem suas habilidades de direção, passo a passo. A filosofia não mudou com o passar dos anos: “Você nos conta qual sua meta de direção, e vamos garantir que você a alcance”.

O “nós” naquela declaração são os instrutores e treinadores de direção. Um dos aproximadamente cem instrutores por todo o mundo é Carsten Dreses. Esse instrutor com 43 anos de idade sai de uma das sessões para descrever o objetivo: “Queremos infundir uma sensação instintiva para dirigir e, com ela, a arte de ler e compreender o carro melhor. Quando os motoristas percebem a harmonia em seus carros, eles se sentem automaticamente mais seguros e como resultado, também mais rápidos”. Ele então volta a gritar instruções para seus motoristas. Dreses sabe do que está falando. Um engenheiro de desenvolvimento em horário integral na Porsche, ele disputa corridas de endurance em seu tempo livre. Desde 2004, ele tem ensinado como dirigir de maneira segura e rápida a alunos ansiosos por aprender quinze vezes por ano.

“É tão importante agora, como era há quarenta anos, não nos concentrarmos em uma teoria sem vida, e sim, no prazer de dirigir”, afirma o colega de Dreses, Klaus-Peter Krüger. Um engenheiro de 57 anos de idade, Krüger se uniu à Porsche em 1981 e desde 1991 tem também trabalhado em meio período como instrutor e supervisor da Porsche Sport Driving School. Depois de 23 anos, ele continua a ter o mesmo entusiasmo sobre o conceito e o teor desta escola especial.

“Ainda é uma questão de ensinar o jeito certo de sentar, manobrar e frear”, observa ele. “Entretanto, com o ABS, a gestão de estabilidade da Porsche [Porsche Stability Management, PSM] e outros sistemas de assistência ao motorista em segundo plano, os carros agora se comportam diferentemente em seus limites. O que agora mostramos aos motoristas são situações em que os sistemas individuais são acionados para dar assistência a eles”. Atrás dele, os alunos agora estão serpenteando agilmente pelos cones.

Krüger relembra seu colega, “Não era possível basear-se em sistemas de assistência ao motorista no passado. Você precisava saber de antemão o que aconteceria em certas situações.” Por exemplo, pense no primeiro 911 Turbo em 1974. “Ele era um carro especialmente difícil de ser dirigido nas curvas”, lembra-se ele. “Se você acelerasse abruptamente ele podia dar um salto à frente enquanto assumia um comportamento subesterçante, e se você removesse seu pé subitamente do acelerador era muito fácil de a traseira rabear”.

O Porsche 911 Turbo foi um dos motivos para os primeiros cursos na Porsche Sport Driving School. O supercarro esportivo estava programado para ser apresentado na Exposição de Automóveis de Paris em outubro de 1974, e deveria começar a ser vendido a partir do segundo trimestre de 1975. Depois das primeiras sessões de treino, ficou evidente para os engenheiros e concessionárias que os motoristas precisam ter mãos firmes e um elevado grau de controle para poderem lidar com este carro e sua potência e velocidade espetaculares com maciez e segurança.

Cientes da sua responsabilidade para com motoristas que não disputavam corridas, a Porsche desenvolveu programas de treinamento especial para motoristas que ensinavam manuseio adequado e, acima de tudo seguro, de seus supercarros esportivos. Ela começou com a oferta de treinamento para Porsche 911s “normais” em agosto de 1974 e, alguns meses mais tarde, para as versões Turbo. O assunto se espalhou rapidamente entre os clientes, e as poucas vagas disponíveis foram rapidamente preenchidas.

Os instrutores são experientes, vindos diretamente da “Universidade de Curso de Provas” ou do “Laboratório de Treinamento” em Zuffenhausen ou Weissach. Eles são funcionários da Porsche, e compartilham seu conhecimento com muito prazer. Eles têm habilidade natural, entusiasmo e são comprometidos, com um pé finamente calibrado no acelerador e um instinto muito desenvolvido em sentir os carros. Eles ensinam a técnica avançada de dirigir a grupos de no máximo dez alunos.

A estrutura dos cursos atuais não mudou muito desde o início. Os instrutores explicam a posição correta para sentar-se em um apoio para costas mais íngreme e a importância de aquecer o motor. Os exercícios são sólidos e desafiadores e permitem que os motoristas experimentem manobras muito diferentes, com as quais eles poderiam se deparar nas estradas públicas, como, por exemplo, de que maneira responder corretamente a obstáculos que surgem subitamente ou a curvas que são mais fechadas do que parecem ser, como dirigir em pistas de slalom ou chicanas, como reagir no caso de derrapagem em uma superfície lisa e como encontrar a linha ideal. No final, a técnica e o estilo são avaliados. “Tanto naquela época como agora, nosso objetivo sempre foi o de treinar as respostas certas a situações críticas e familiarizar os motoristas com os limites”, diz Krüger.

Enquanto os primeiros cursos eram baseados no talento de improvisação dos instrutores, hoje em dia eles são claramente estruturados e organizados e o teor é ministrado de forma mais compacta. Ao mesmo tempo, há mais ênfase no prazer de dirigir. Os cursos podem durar de um a três dias, dependendo de o que o cliente selecionar. “Atualmente, oferecemos cursos apropriados para todos, desde iniciantes até pilotos de corrida. Não fazíamos isso há quarenta anos, nem mesmo há vinte anos”, afirma Krüger. Além das sessões clássicas sobre segurança e pistas de corrida, também há cursos para off-road e de inverno.

Comparado com os dias iniciais, houve mudanças no que é exigido dos participantes. “Os clientes chegam aqui com um grau ainda maior de interesse e ambição”, observa Dreses, enquanto Krüger concorda com a cabeça. “Eles não querem apenas dirigir melhor e com mais segurança, eles também querem compreender como e quando os carros fazem o que fazem”. Os profissionais estão precisamente cientes das diferenças e dos mínimos detalhes dos carros da Porsche, e oferecem respostas abrangentes às perguntas de seus alunos.

Os cursos se concentram na direção segura, precisa e com panorama abrangente e na velocidade. “Muitos motoristas esterçam de maneira muito abrupta; eles estão muito nervosos. Eles automaticamente começam a ter mais comando ao dirigir quando estão calmos e agem com compostura”, diz Dreses. E quando você está dirigindo bem e com segurança, você também está se divertindo mais. Como ele explica, “É por isso que nossos cursos de Precisão e Desempenho começam com enfoque à técnica correta de frenagem e controle seguro do veículo”.

Os motoristas cuja ambição é tornarem-se pilotos de corrida podem aperfeiçoar suas habilidades nos cursos avançados, e aqueles que concluíram o curso “Training Master RS” recebem uma habilitação da Federação de Automobilismo Alemã (DMSB). O leque de cursos inclui sessões especiais de inverno na Finlândia, onde os participantes aprendem a física de dirigir sobre o gelo e a neve. “Para redefinir seus limites, você primeiro precisa saber quais são eles”, afirma Dreses. Estes exercícios são ideias para isso. “Nossos clientes já têm os carros perfeitos”, diz Dreses, “por isso damos enfoque em utilizar estas ferramentas da melhor maneira possível”.

Histórico: Marcos dos 40 anos da Porsche Sport Driving School

1974:    A Porsche Sport Driving School é inaugurada, com seu primeiro evento realizado em Hockenheimring
1977:    Primeiros curso internacionais (Bélgica, França, Áustria)
1986:    Eventos de direção especiais para mulheres são acrescentados ao programa
1990:    Os primeiros cursos de segurança sobre a neve e o gelo são realizados na Áustria
1996:    A Porsche agora oferece cursos na Finlândia
2002:    A pista de provas e treino na Porsche Leipzig é acrescentada ao programa
2004:    Cursos especiais são lançados (por exemplo, a deriva com “força G”)
2005:    Os alunos agora podem utilizar carros da Porsche alugados na Sport Driving School
2007:    Atividades internacionais são padronizadas, e o nome “Porsche Sport Driving School” é agora oficial
2010:    Os primeiros cursos são oferecidos especificamente para carros clássicos
2012:    Cursos exclusivos com instrutores pessoais para pequenos grupos estão agora à disposição
2014:    A Porsche Sport Driving School comemora seu 40º aniversário

Mais informações e reservas: www.porsche.com/sportdrivingschool e www.porsche.com/driving-experience-winter.

Fonte: Porsche Latin America, Inc.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo