CarrosNotícias

A Ford no Salão de Genebra 2012

Fotos: Divulgação / Ford Fiesta ST Concept

A Suiça, curiosamente, um país sem nenhuma indústria automobilística, abre, de 8 a 18 de março, o 82º Salão do Automóvel, em Genebra, um dos mais respeitados do mundo pela quantidade e qualidade de lançamentos que costuma oferecer ao grande público que o visita. Trata-se do primeiro grande evento do calendário europeu de mostras automotivas.

Neste ano, continua honrando a tradição de mostrar veículos  inéditos. Serão 180 estreias apresentadas por mais de 260 expositores e, como acontece a cada ano, os visitantes poderão descobrir as mais recentes tecnologias e ver os novos modelos de mais de 30 grandes fabricantes do mundo.

A Ford, uma das líderes mundiais do segmento automotivo, terá um dos estandes mais férteis em estreias, começando pelo novo Focus ST de cinco portas, acompanhado do elegante modelo station wagon, destinado ao mercado europeu. Em comparação com a geração anterior, o novo Focus apresenta uma performance de economia de 20% tanto nas emissões de CO2 como no consumo de combustível.

Focus ST

Outro destaque é o crossover médio Kuga que entra no cenário europeu em 2013 com novas tecnologias que, também, permitem significativa economia de combustível. Ele corresponde ao americano Escape, e terá motores a Diesel – nos EUA há apenas blocos a gasolina.

O conceito Evos, origem de diversos projetos da Ford será uma das atrações do show, além da nova Ranger Wildtrak, a primeira picape a obter 5 estrelas nos testes de impacto realizados pela Euro NCAP.

Importante carta na manga da Ford, para os que gostam de emoção, é o Novo Fiesta ST, de alta performance, equipado com o revolucionário motor EcoBoost 1.6. Apresentado como conceito no Salão de Frankfurt de 2011, o Fiesta ST, enfim, ganhou sua versão final, esportiva. Provavelmente, o novo design também será introduzido na nova geração do Fiesta em sua próxima reestilização que mostrará os mesmos detalhes que a Ford Brasil deverá adotar quando começar a produzir o New Fiesta em Camaçari, na Bahia, a partir de 2013. A grade foi aumentada, os para-choques remodelados e leds foram incorporados aos faróis.

A versão ST será equipada com motor EcoBoost de 1.6 litro, de quatro cilindros em linha com sistema de injeção direta, comando de válvulas variável e um turbo compressor. A associação dessas tecnologias faz o bloco gerar 180 cv de potência que proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas sete segundos.

o novo conceito Tourneo Custom

Conceito Transit

Com o objetivo de renovar completamente a gama de veículos de transporte de passageiros e, também, de aplicação comercial e para ganhar uma nova imagem, com estilo, funcionalidade e espaço, a Ford mostra, pela primeira vez ao público, em Genebra, o conceito Tourneo Custom.

Para Stephen Odell, presidente e CEO da Ford Europa, o palco da Suiça é ideal para a apresentação desse conceito que pretende revolucionar a linha comercial da empresa no segmento de veículos para atender clientes das áreas de lazer e de negócios com uma série de novas e relevantes funcionalidades que darão, ao que poderemos chamar de Nova Transit, uma enorme semelhança com um automóvel.

Segundo a Ford, o Tourneo Custom concept dispõe de um interior de novo design cujo cockpit está focado no condutor e uma luxuosa e ampla cabina, que oferece conforto e segurança aos ocupantes, totalmente revestida o que torna o ambiente interno muito semelhante ao de um moderno automóvel.

O concept apresenta também uma série de inovações inteligentes, incluindo bancos traseiros multi-ajustáveis e removíveis, sistema SYNC com ativação por voz, sistema de conectividade in-car  com Assistência de Emergência e as mais recentes tecnologias ECOnetic de baixas emissões de CO2 da Ford.

Esta nova gama será motorizada por versões aperfeiçoadas do novo motor Diesel 2.2 litros Duratorq TDCi que foi, inicialmente, introduzido em 2011. Além disso, o veículo, derivado desse conceito, terá a tecnologia de Auto-Stop-Start disponível de série, com o objetivo de se alcançar a melhor economia de combustível da categoria.

Estarão disponíveis três níveis de potência: 100, 125 e 155cv, e todas as versões serão equipadas com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira.  A gama de versões inclui ainda uma grande variedade de configurações de carroçaria e dois comprimentos de chassis (SWB =curto e LWB=longo) permitindo uma capacidade extra para bagagem ou mercadorias, quando necessário.

A Ford apresentará versões Transit de maiores dimensões e com maior capacidade de carga durante 2012, sendo que estas versões serão vendidas em todo o mundo, incluindo América do Norte, onde o veículo também contará com tração traseira.

Fonte: Ford para Todos

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo