CarrosNotícias

Salão de Genebra: Novo Lexus UX faz sua estreia mundial

Após os recentes lançamentos do cupê esportivo LC, do sedã LS e do SUV de luxo RX com três fileiras de bancos, a Lexus está rompendo fronteiras com o UX, o primeiro crossover compacto de luxo do mundo. Estreando no Salão de Genebra 2018, o UX apresenta design inovador e ousado, motores novos e eficientes e itens de luxo surpreendentes.

O UX é o primeiro Lexus a utilizar a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact) da marca. A estrutura super-rígida e o centro de gravidade baixo ajudam o UX a entregar agilidade de condução e conforto exemplares, juntamente com uma personalidade distinta.

O Lexus UX 2019 estará disponível em mercados internacionais em duas versões: o UX 200 traz um novo motor de 2.0L, com quatro cilindros, acoplado à inédita caixa CVT de Troca de Marchas Direta, enquanto o UX 250h combina o mesmo propulsor a gasolina de 2.0L com um novo sistema de acionamento híbrido de 4a geração. A nova tecnologia, que se relaciona com a navegação, permite que o UX 250h otimize a operação híbrida de maneira proitiva, aprendendo com as rotas e hábitos do condutor e se adaptando a eles.

UX é uma declaração audaciosa dentro de um segmento caracterizado por SUVs convencionais. O design marcante, notável pelos para-choques dianteiro e traseiro arrojados, envolve a cabine com um cockpit pensado idealmente para o condutor e um espaço relaxante para os passageiros.

Para simplificar a vida do explorador urbano, as proporções do veículo permitem dirigibilidade fácil, com o melhor diâmetro de giro do segmento, de 10,3m. Uma distância entre eixos de 2,63m contribui para uma viagem suave e estável na espaçosa cabine, enquanto o comprimento de 4,49m faz com que o Lexus UX se encaixe de maneira conveniente em vagas de estacionamento para veículos compactos.

O formato básico do veículo flui das linhas da grade dianteira e envolve a cabine. Superfícies exteriores esculpidas transmitem a ideia de força e segurança. A grade dianteira característica da Lexus no estilo “Spindle” possui um novo padrão em formato de blocos com elementos individuais que mudam de forma gradualmente conforme irradiam do centro do emblema da Lexus.

A grade possui uma aparência tridimensional que muda de acordo com o ângulo do qual é observada. Lanternas diurnas dispostas em formato de seta acima dos faróis enfatizam a iluminação em formato de L – marca registrada da Lexus – e dão destaque para o design dianteiro arrojado.

Na parte traseira, um tratamento com estilo elegantemente simples contrasta intensamente com os para-choques robustos, que destacam as qualidades dinâmicas e fortes do UX. Uma nova marca registrada da Lexus, as luzes traseiras projetam uma luz noturna distinta formada por uma sequência de 120 LEDs e afunilam-se em direção ao centro, medindo apenas 3 mm de espessura em seu ponto mais estreito.

Entre os novos modelos de roda de alumínio de 17 e 18 polegadas criados especificamente para o UX, as de 17 polegadas de cinco raios apresentam um design aerodinâmico inovador. As simulações de computador e o teste de túnel de vento produziram um perfil para os raios da roda que aumenta o fluxo de ar para arrefecer os freios a disco, sem comprometer o coeficiente de arrasto (Cd) do veículo.

A aparência e sensação do interior do UX é puro Lexus. Desde seu início a marca utilizou as tradições japonesas seculares de artesanato e hospitalidade para incutir em seus veículos um senso único de luxo contemporâneo e o UX não é exceção.

Inspirado por um conceito tradicional japonês que suaviza a divisão entre exterior e interior de uma casa, os designers criaram um sentimento de continuidade para o UX. Do assento do condutor, a parte superior do painel de instrumentos parece prolongar-se além do para-brisa, dando ao motorista um excelente campo de visão e uma noção clara das dimensões do veículo. Visto de fora, o capô parece se conectar diretamente ao painel de instrumentos através do para-brisa.

Entrar e sair do UX fica mais fácil com a colocação ideal do ponto do quadril e moldagem única da almofada do assento. A abordagem com foco no ser humano continua atrás do volante. O design baixo e discreto do painel de instrumentos e as molduras elegantes da coluna A são moldadas para melhorar a visibilidade. O UX dá ao condutor a visão dominante da estrada, mas com uma posição de condução mais similar à de um hatch esportivo.

Um conceito de “controle total” disponibiliza a operação de todas as principais funções do veículo ao redor do motorista. Além disso, a forma do encosto permite ao condutor operar os controles enquanto mantém uma postura confortável e natural. Existe muita tecnologia no Lexus UX, e novamente, o conceito de design centrado no ser humano torna tudo facilmente acessível. Um exemplo é a integração de botões de áudio em um descanso para as mãos no console central.

O UX 200 e o UX 250h terão sua produção iniciada no último trimestre deste ano, com vendas confirmadas para alguns mercados a partir de dezembro. Os preços serão anunciados em uma data mais próxima ao início de vendas.

Fonte: Lexus do Brasil – Departamento de Comunicação

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo