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Avaliação – Fiat Argo Drive 1.0 Firefly Flex 2018

Fotos: Marcus Lauria

De acordo com a FCA “O Fiat Argo é fruto de um grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na modernização do Polo Automotivo de Betim (Minas Gerais), com foco na excelência construtiva. Ele representa um novo ciclo de renovação na consagrada gama Fiat, depois de um período onde a marca investiu em segmentos onde ainda não estava presente, como o de picapes maiores (Toro) e hatches subcompactos (Mobi).”

O tema “wrap around” (contornos envolventes) experimentado anteriormente no Fiat Toro agora se movimenta de forma mais inquieta, quase nervosa, para que toda a emoção de um hatch possa ser percebida por meio de linhas atuais.

Na parte frontal, o capô longo e volumoso se destaca. Os faróis que invadem a lateral com dinamismo são bi-parábola. A grade deixa de ser um simples elemento de cobertura de partes internas do cofre do motor para se tornar um objeto tridimensional. A parte inferior reforça visualmente a largura do carro com as tomadas de ar nas extremidades do para-choque. O efeito visual é imediato, com o aumento do “size-impression”. Destacam-se no desenho volumoso as caixas de roda, a linha de cintura contorna todo o hatch.

Na traseira, as lanternas têm desenho fragmentado com formato em “C” apontando para o centro do logotipo Fiat e dando suporte para as laterais esculpidas da tampa traseira. O para-choque esportivo, com seu desenho extrator se destaca logo no primeiro olhar.

O time de Design foi buscar na arquitetura das grandes cidades a inspiração para criar as linhas-guia do hatch. O painel exibe três níveis, com elementos envolventes. A adoção de um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, chama a atenção, assim como o layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar). Na camada superior, as saídas de ar laterais direcionadas para os ocupantes, a integração entre painel e portas e a cobertura vazada do quadro de instrumentos. Na camada intermediária, a faixa pintada incorpora as três saídas de ar centrais, inspiradas nos ícones esportivos da FCA. Na parte inferior, o controle central no conceito “tecla de piano”.

O console central teve o layout trabalhado de maneira específica para cada tipo de câmbio. Além do fácil acesso à porta USB e entrada auxiliar. Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados. O painel de portas possui apoia braço recoberto em tecido integrado ao puxador. Os bancos elevaram o conforto e qualidade do acabamento, com volumes e contenções maiores.

Por fim, o volante, que traduz a esportividade do Fiat Argo, trazendo elementos do universo das corridas, como empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.

O Fiat Argo se destaca nesse quesito, introduzindo equipamentos antes presentes apenas no segmento dos hatches de médio porte. Entre os itens que ampliam a segurança a bordo estão os airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com ISOFIX, que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria, são de série em todas as versões do Fiat Argo, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores.

A escolha dos motores está completamente alinhada à oferta de versões do novo Fiat Argo. Quando o cliente procura modelos mais acessíveis, o consumo de combustível é um item de alta relevância. Avaliamos a versão de entrada com o 3 cilindros e 1.0 litro, ele tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol, suficiente para empurrar o hatch da Fiat sem pestanejar, o motor além de “torcudo” tem um excelente consumo rodoviário e urbano, fizemos uma média de 20 km/l na estrada e 17 km/l na cidade sempre com o ar-condicionado ligado e usando gasolina.

Em conjunto está o bem escalonado câmbio manual de cinco marchas com troca macias e precisas. O conjunto motor é câmbio estão bem equilibrados tornando a dirigibilidade fácil e prazerosa em alguns momentos. A posição de dirigir é outro fator a favor do Argo Drive, o volante tem ótima empunhadura e o banco tem ajustes que facilitam para acertar a medida certa para guiar o carro. O modelo parte de R$ 44.990.

*FICHA TÉCNICA:

Dimensões

Altura             1.503 (mm)    1,5 (m)

Largura          1.724 (mm)    1,72 (m)

Comprimento           3.998 (mm)    4 (m)

Peso (Kg)      1.105

Tanque (L)    48

Entre-eixos   2.521 (mm)    2,52 (m)

Porta-Malas (L)        300

Ocupantes    5

Mecânica

Câmbio          manual de 5 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão esquerda        Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios à disco.

*Dados do fabricante

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