AvaliaçõesGMTestes

Avaliação – Chevrolet Prisma 1.4 LTZ SPE/4 2019

Fonte: http://autosgiros.com.br / – Fotos: Daniel Jacques

Produzido na fábrica da General Motors em Gravataí (RS), o sedã compacto Chevrolet Prisma é líder de vendas no seu segmento. Mais do que isso, é o modelo mais vendido entre todos, com exceção dos quatro hatches compactos mais vendidos (entre eles o seu “irmão” Onix, o líder absoluto). Na linha 2019 o três volumes manteve a mesma motorização 1.4 de 106 cavalos de potência do ano anterior. Mas será que isso significa que ele está “parado”, satisfeito com o sucesso alcançado nos últimos anos? É claro que não.

O Autos Giros avaliou a configuração top LTZ da linha 2019 do modelo, e suas mudanças visuais, tanto internas quanto externas, trazem ainda mais sofisticação ao sedã. Nesta versão, novos acabamentos em preto brilhante para as rodas de liga leve e adesivos de coluna, além dos faróis com as novas lâmpadas do tipo Blue Vision o tornam também mais belo e atraente.

Além disso, a LTZ também conta com faróis e lanternas de neblina, detalhes cromados no exterior, principalmente na grade e nos faróis. Vale destacar que tanto os retrovisores externos elétricos, os para-choques e as maçanetas externas são na cor do veículo, e as rodas de alumínio de 15 polegadas trazem superfície usinada.

Além da eficiência do motor e seu alto nível de conforto, o visual simples e com um toque de esportividade também são características que fizeram do Chevrolet Prisma o líder do seu segmento nos últimos anos. Pois na linha 2019 a marca da gravatinha dourada resolveu apostar em mais sofisticação em seu sedã compacto.

E isto fica claro ao se entrar no carro, a começar pelo novo acabamento interno na cor “Jet Black” e pelo revestimentos premium dos bancos, que têm regulagem de altura e profundidade. Também estão presentes a iluminação true white do painel de instrumentos (agora disponível em todas as versões), e detalhes cromados nos controles e saídas do ar condicionado e nas maçanetas internas.

Chave tipo canivete, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e traseiros laterais com três pontos e sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis complementam o pacote de conforto e comodidade do modelo.

Como um autêntico Chevrolet, o Prisma LTZ 2019 traz o amplo pacote de conectividade da marca, com os sistemas OnStar e MyLink. Este conta com tela de LCD sensível ao toque de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Ele inclui rádio AM/FM, Entrada USB e auxiliar, além de conexão bluetooth para celular e acesso a configurações do veículo.

Os itens de série da versão LTZ do Prisma incluem ainda direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. E o pacote da versão top inclui também airbag duplo, alarme anti-furto, brake light e freios com ABS com EBDs.

Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro, sensor de estacionamento traseiro, sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto) e “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas) e tomada de força 12V também estão disponíveis.

A liderança do Chevrolet Prisma entre os sedãs compactos no fechamento de 2018 não corre qualquer risco. Basta verificar as vendas acumuladas até o mês de julho, sétimo mês de um total de 12, no qual o modelo “gaúcho” registra um volume de emplacamentos 85% maior que o do segundo colocado.

Mesmo assim, a marca da gravatinha dourada parece querer mais. Com esse toque de sofisticação no interior e no exterior – e mesmo mantendo o powertrain da linha 2018 – o modelo pode agradar mais, principalmente clientes que buscam, mesmo nos modelos mais simples, um toque de elegância e requinte. Estes consumidores já tinham outros modelos do mesmo segmento com estas características, mas agora têm também o líder de vendas.

Lançado em 2006 como versão três volumes do compacto Celta, o Prisma passou por uma grande mudança em 2013, já baseado no atual líder de vendas do país, o Onix. Em mais de uma década de mercado, o modelo se prepara para a sua segunda e maior mudança – que deve chegar com as novidades da ampliação da fábrica de Gravataí, previstas para 2020 – no seu auge.

Em sua versão top LTZ, com preços a partir de R$ 69.690, o Prisma continua esbanjando conforto, tecnologia e eficiência. É a versão top de um modelo que, ano após ano, mostra porque é líder de vendas em todo o país.

FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.4

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            106     98

Torque (kgf.m)         13,9    13

Velocidade Máxima (km/h)           180    

Tempo 0-100 (s)      10,1   

Consumo cidade (km/l)      8,8      12,9

Consumo estrada (km/l)    10,7    15,4

Câmbio          manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Dimensões

Altura (mm)   1.478

Largura (mm)           1.705

Comprimento (mm)             4.282

Peso (Kg)      1.054

Tanque (L)    54

Entre-eixos (mm)     2.528

Porta-Malas (L)        500

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo