Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet S10 2.8 CTDI High Country 4WD Cabine Dupla Aut. 2018

Postado em: 10, novembro 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

A nova S10 j√° √© figura carimbada nas ruas do Brasil, sendo uma das picapes mais vendidas do segmento, o modelo da Chevrolet tamb√©m j√° √© bem conhecida da nossa reda√ß√£o, testamos a S10 desde a gera√ß√£o anterior, tendo a chance de acompanhar a sua evolu√ß√£o desde ent√£o. Da gera√ß√£o anterior, para a atual, a S10 j√° sofreu v√°rias mudan√ßas, desde o design que vem se aprimorando a cada ano e a parte mec√Ęnica, que evolui da mesma forma.

Se tem uma picape m√©dia que conhecemos bem, essa √© a S10. E n√£o est√° sendo diferente nesse novo teste com a vers√£o topo de linha High Country, que se diferencia das outras vers√Ķes por alguns detalhes est√©ticos e de acabamento.

A versão avaliada High Country, é baseada na LTZ e na versão 2018 passa a vir equipada com o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração da picape a patamares similares aos de automóveis a diesel de luxo.

Al√©m disso, o sistema otimiza o acoplamento da transmiss√£o em rota√ß√Ķes mais baixas, proporcionando a sensa√ß√£o de melhor acelera√ß√£o, retomada de velocidade e menor consumo de combust√≠vel. Isto acontece pelo fato de o ve√≠culo responder mais prontamente aos comandos do pedal do acelerador. O baixo consumo foi comprovado em uma viagem de SP para o Rio, onde o modelo fez uma m√©dia de 12,5 Km/l e gastou apenas meio tanque de combust√≠vel, enquanto na cidade, a m√©dia ficou em 6,7 Km/l. Sendo que o tanque tem capacidade para at√© 80 litros.

Para obter esse resultado, al√©m do CPA, a Chevrolet desenvolveu uma nova calibra√ß√£o do motor 2.8 Turbo Diesel (200 cv de pot√™ncia e 51 kgfm de for√ßa) e da transmiss√£o de seis marchas (manual ou autom√°tica, no caso da vers√£o avaliada), al√©m da ado√ß√£o de um sistema de gerenciamento el√©trico mais moderno. Solu√ß√Ķes introduzidas recentemente na Chevrolet Colorado norte-americana.

A velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,3 segundos, ou 0,6s mais rápido que o modelo anterior. A S10 também é a maior do segmento, com até 5,40 metros de comprimento. Já a capacidade de carga é de aproximadamente 1,1 tonelada.

Al√©m das mudan√ßas na parte mec√Ęnica, externamente a S10 tamb√©m sofreu algumas altera√ß√Ķes pontuais. O modelo passa a adotar o padr√£o global de identifica√ß√£o do nome do ve√≠culo e da vers√£o pela carroceria. O logotipo ‚ÄúS10‚ÄĚ aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da ca√ßamba. No lado direito fica a identifica√ß√£o da vers√£o de acabamento.

A S10 2.8 Turbo Diesel √© ofertada em tr√™s op√ß√Ķes de carroceria (chassi, cabine simples e cabine dupla), duas de transmiss√£o de seis marchas (manual e autom√°tica), al√©m de quatro configura√ß√Ķes de acabamento (LS, LT, LTZ e a luxuosa High Country).

A linha 2018 da Chevrolet S10 traz ainda nova opção de cor de carroceria: o Vermelho Edible Berries. Ela se junta às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili, Cinza Graphite e Preto Ouro Negro.

Dotada de alguns itens tecnológicos e de segurança, a S10 High Country chega de séria com o MyLink (compatível com Android Auto e Apple CarPlay) e o OnStar, que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico avançado ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone.

A picape da Chevrolet tamb√©m conta com o alerta de desvio de faixa e o alerta de colis√£o frontal, presentes nas configura√ß√Ķes LTZ e High Country. O alerta de desvio de faixa possui uma c√Ęmera na parte superior do para-brisas que ‚Äúl√™‚ÄĚ as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o ve√≠culo est√° saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra √© intencional e n√£o entra em a√ß√£o.

O alerta de colis√£o frontal √© outro equipamento bastante √ļtil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma dist√Ęncia m√≠nima em rela√ß√£o ao ve√≠culo √† frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro autom√≥vel sofra uma redu√ß√£o de velocidade repentina. Al√©m de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

Outros destaques das vers√Ķes mais sofisticadas do ve√≠culo s√£o os controles eletr√īnicos de tra√ß√£o (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas n√£o permite que o ve√≠culo recue em sa√≠das √≠ngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas √≠ngremes sem a necessidade de interven√ß√£o do motorista, proporcionando maior controle do ve√≠culo.

A versão mais completa High Country, avaliada por uma semana por nossa equipe, traz ainda grade dianteira com acabamento personalizado, estribos laterais, rodas exclusivas, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um robusto santo antonio, especialmente projetado para integrar à caçamba. A peça acompanha uma capota marítima rígida.

Já itens como direção com assistência elétrica progressiva inteligente, vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio de controle remoto, alerta de baixa pressão dos pneus e computador de bordo estão disponíveis desde a configuração de entrada da versão cabine dupla.

A picape da Chevrolet ainda pode ser equipada com: Acabamento interno premium; Acendimento autom√°tico dos far√≥is; Luz de condu√ß√£o diurna em LED (DRL); Banco do motorista com ajuste el√©trico; Sensor de chuva; Retrovisor central eletrocr√īmico; C√Ęmera de r√© com gr√°ficos para aux√≠lio em manobras; Sensor de estacionamento dianteiro; Acionamento remoto da igni√ß√£o; Ar-condicionado digital com oito velocidades; Sistema de √°udio premium de alta defini√ß√£o; Rodas aro 18 e Rebatimento el√©trico dos retrovisores externos. O pre√ßo parte de R$ 181.590, acrescentando pintura met√°lica (de R$ 700 a R$ 1.650), chega ao valor de R$ 183.240, valor da vers√£o avaliada.

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