Avaliação РFiat Argo Drive 1.3 Firefly Flex 2018

Postado em: 13, outubro 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

O lan√ßamento do Fiat Argo traz uma grande expectativa para a Fiat, pois ele traz os predicados mais procurados por quem busca um compacto hoje em dia: espa√ßo, economia de combust√≠vel e tecnologia. Ele substitui em uma s√≥ tacada Fiat Punto, Bravo e as vers√Ķes mais caras do Palio, e est√° dispon√≠vel no nosso mercado em uma s√©rie de vers√Ķes, com motores variando entre 1.0 e 1.8, c√Ęmbio manual, automatizado ou autom√°tico e pre√ßos que variam entre os R$ 46.800 da vers√£o b√°sica at√© pouco mais de R$ 80.000 da vers√£o mais completa.

A vers√£o que avaliamos dessa vez √© a intermedi√°ria Drive, com motor 1.3 e transmiss√£o manual. Custando a partir de R$ 53.800, ele j√° vem equipado com a complet√≠ssima central multim√≠dia uconnect, cuja tela touchscreen de 7″ chama aten√ß√£o no painel. H√° ainda sensor de press√£o dos pneus, tela de TFT no cluster com computador de bordo, start-stop, dire√ß√£o el√©trica, ar-condicionado, vidros el√©tricos na dianteira e travas el√©tricas. Como opcionais, o modelo traz o Kit Convenience (retrovisores e vidros traseiros el√©tricos) por R$ 1.200 e o Kit Style (far√≥is de neblina, rodas aro 15, pneus 185/60) por R$ 1.900. Adicionalmente, o carro testado trazia ainda pintura Branco Alaska (R$ 1.600), totalizando R$ 58.600. H√° ainda op√ß√£o de c√Ęmera de r√© e sensores de estacionamento, que fazem o carro chegar a R$ 60.000 totalmente equipado.

Debaixo do cap√ī est√° o agrad√°vel motor 1.3 8V da nova fam√≠lia Firefly (GSE), que conta com 101/109 cv @ 6.250 rpm de pot√™ncia (G/E) e 13,7/14,2 kgfm @ 3.500 rpm de torque (G/E), cujo funcionamento se mostra suave em todas as rota√ß√Ķes, e sua disposi√ß√£o para puxar o carro de 1.140 kg √© not√°vel. Parte do m√©rito vem do c√Ęmbio curto, mas n√£o se pode deixar de notar uma boa elasticidade do conjunto, que permitiu ao Argo 1.3 acelerar de 0-100 km/h em 11,4 s no nosso teste, abastecido com Etanol. Mas a maior virtude desse propulsor √© o seu excelente rendimento, que chegou a 10,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, com ar-condicionado ligado e Etanol no tanque.

Observando o visual do Argo, nota-se um pouco de inspira√ß√£o no Mobi na dianteira, mas com um resultado bem mais harm√īnico no carro maior. Seus far√≥is de m√°scara negra contrastam com a grade e o para-choque formando um visual agressivo, bem mais agrad√°vel do que a dianteira do Punto. Lateralmente nota-se um pouco de Palio, enquanto sua traseira traz lanternas com desenho √ļnico na linha Fiat, mas que acaba lembrando o Hyundai HB20 mais do que deveria. De qualquer forma o carro tem porte, fruto de seus 4 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,50 m de altura.

Do lado de dentro, o Argo impressiona com seu visual moderno do painel, que embora não traga plásticos emborrachados, agrada pelo visual ousado com diferentes texturas. Seu espaço interno é ótimo, com bom espaço para as pernas de passageiros grandes em qualquer banco, mérito dos seus 2,52 m de entre-eixos. No porta-malas, viajam 300 litros de bagagem.

A posi√ß√£o de dirigir √© boa, com volante e banco do motorista regul√°veis em altura. Essa vers√£o n√£o conta com dire√ß√£o regul√°vel em profundidade, o que deixa os bra√ßos de motoristas mais altos ligeiramente mais esticados que o ideal. A ergonomia agrada, com todos os comandos bem √† m√£o e f√°ceis de identificar, enquanto o volante tem tamanho e formato que todos os carros deveriam ter. O c√Ęmbio de 5 velocidades √© preciso, sem dificuldades nos engates, e a embreagem √© bem leve.

Rodando na cidade, nota-se a calibragem suave da suspens√£o do Argo, que filtra as irregularidades com tranquilidade, sem maltratar os passageiros. Seu isolamento ac√ļstico √© muito bom, pouco se ouvindo o som do motor em baixas velocidades. Os bancos s√£o confort√°veis e apoiam bem o corpo, permitindo longas horas de dire√ß√£o sem qualquer dificuldade. J√° na estrada, a suspens√£o reage de forma igualmente suave √† rodagem, sem transmitir inseguran√ßa nas curvas, aonde o Argo se mostra bem √† m√£o, com suave tend√™ncia ao subester√ßo. Seus freios est√£o bem adequados ao peso do carro, e o feeling do pedal √© bom.

Considerando o pre√ßo cobrado, o Argo se mostra uma excelente op√ß√£o de compra na categoria, com bom rendimento do motor, baixo consumo de combust√≠vel, espa√ßo e bons itens de tecnologia. Um ponto negativo dessa vers√£o 1.3 Manual √© a aus√™ncia dos controles de tra√ß√£o e estabilidade, dispon√≠veis na vers√£o 1.3 com c√Ęmbio automatizado GSR. Esperamos que a Fiat corrija essa falha na linha 2019, bem como traga a op√ß√£o de airbags laterais tamb√©m para as vers√Ķes mais simples. Fora isso, estamos diante de um √≥timo carro, cujo equil√≠brio entre proposta e entrega √© bem raro em nosso mercado.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=S2dkZfYsIdU

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