Avaliação РVolkswagen Tiguan 1.4 TSI DSG 2017

Postado em: 20, outubro 2017 por Marcelo Silva

O VW Tiguan é longevo em nosso mercado. Enquanto na Europa a nova geração já foi apresentada, por aqui iremos conviver com a geração atual ainda por algum tempo. E de forma alguma isso significa que o Tiguan seja um carro com aspecto cansado, embora os novos lançamentos da VW façam com que sua idade fique mais evidente a cada dia.

Antes dispon√≠vel apenas com motor 2.0 TSI, que embora fosse r√°pido cobrava seu pre√ßo no consumo, de pouco tempo para c√° a VW passou a oferecer o propulsor 1.4 TSI para o SUV. Se nessa mudan√ßa de motor a tra√ß√£o integral 4Motion ficou pelo caminho, em compensa√ß√£o o Tiguan 1.4 conta com a transmiss√£o DSG6 de dupla embreagem e caixa √ļmida, que faz a diferen√ßa no uso do carro.

O motor 1.4 TSI √© o mesmo 16V de 4 cilindros com inje√ß√£o direta j√° utilizado em outros carros da linha VW, mas no Tiguan ele bebe apenas gasolina. Sua pot√™ncia √© de 150 cv @ 5.000 rpm e o torque √© de 25,5 kgfm @ 1.500 rpm. O que realmente faz a diferen√ßa aqui √© o c√Ęmbio, absurdamente r√°pido nas trocas, com fun√ß√£o coasting de economia de combust√≠vel e banhado a √≥leo para reduzir os ru√≠dos e evitar os problemas encontrados na DSG7. √Č uma pena que o Golf e Jetta 1.4 n√£o usem esse c√Ęmbio.

Com pre√ßo b√°sico de R$ 128.270, ante os mais de R$ 150.000 que eram cobrados pelo 2.0, a redu√ß√£o de pre√ßo pode fazer brilhar os olhos de quem gosta do carro. Por√©m, como n√£o h√° almo√ßo gr√°tis, muitos itens que deveriam ser de s√©rie em um carro desse patamar acabam sendo opcionais, como o ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular e c√Ęmera de r√© s√£o opcionais no Tiguan 1.4. Equipando o carro com tudo o que tem direito, seu pre√ßo vai a R$ 141.332, incluindo a√≠ rodas aro 18 e teto solar panor√Ęmico por exemplo.

O interior do Tiguan é bem amplo, e é aonde se notam os detalhes que demonstram sua idade. O volante é antigo, da época do Passat CC, seu cluster também remete a modelos mais antigos da VW, culpa de sua plataforma oriunda do Golf V, que não veio para o Brasil. De qualquer forma a posição de dirigir é excelente, com amplas regulagens de volante e bancos, a ergonomia é correta e há espaço bom para 5 adultos.

Rodar com o Tiguan 1.4 na cidade serve para demonstrar aonde o carro mais evoluiu. Seu rodar se tornou suave, tanto pelas respostas da suspens√£o quanto do motor, mas n√£o pense que o Tiguan est√° fraco, pois em aceleradas mais fortes o carro at√© canta pneu, dando trabalho para o controle de tra√ß√£o. Al√©m disso, a suavidade continua no √≥timo isolamento ac√ļstico e solidez exemplar do SUV. Seu consumo urbano de 9,8 km/l √© apenas razo√°vel, e o peso elevado de 1.500 kg leva parte da culpa, pois recursos de economia n√£o faltam no carro.

Na estrada o Tiguan refor√ßa suas boas qualidades din√Ęmicas, e se parece com um Golf maior, mais alto e mais pesado, tamanha a sua aptid√£o para engolir curvas. O m√©rito est√° na boa estrutura do carro, na dire√ß√£o com peso correto e no trabalho perfeito das suspens√Ķes, com direito a multilink nas rodas traseiras. Seus freios seguram bem o carro, as acelera√ß√Ķes s√£o fortes e as retomadas surpreendentes, exaltando o bel√≠ssimo powertrain do carro. Mas ele desapontou no consumo, fazendo apenas 12,2 km/l, n√ļmero que deveria ser bem melhor.

De uma forma geral, o Tiguan tem in√ļmeras qualidades e se mant√©m forte no mercado perante a concorr√™ncia, explicando em parte a decis√£o da VW de at√© agora n√£o ter substitu√≠do o SUV pela nova vers√£o da Europa. Em rela√ß√£o ao modelo com motor 2.0, o Tiguan 1.4 pouco deixa a desejar em desempenho, e prova que esse motor deveria estar no cofre do carro desde o seu lan√ßamento. √Č um √≥timo carro, com pre√ßo um pouco elevado, mas agrada quase que completamente.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=Wn7b2qYKD2k

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito