Avaliação РChevrolet Prisma 1.4 Eco LTZ SPE/4 Aut. 2018

Postado em: 6, outubro 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

Ele n√£o √© exatamente o l√≠der do mercado, mas √© a vers√£o sed√£ do l√≠der e, da frente at√© a porta traseira, n√£o h√° nada que diferencie o Prisma do Onix, incluindo o interior, bem como sua motoriza√ß√£o e mec√Ęnica. De qualquer forma, o Chevrolet Prisma ficou em 5¬ļ lugar nas vendas de Setembro/2017, com 6.123 carros vendidos, que fazem do Prisma o sed√£ mais vendido no mercado brasileiro. Isto posto, ser√° que o carro tem predicados suficientes para justificar sua fama? Vejamos.

Visualmente o Prisma ficou bem mais interessante na linha atual, especialmente na vers√£o LTZ topo de linha, gra√ßas aos LEDs nos far√≥is, nova grade e traseira, al√©m de uma s√©rie de pequenas altera√ß√Ķes visuais que deixaram o carro mais pr√≥ximo do Cruze, pelo menos no visual. Al√©m disso o carro ganhou altera√ß√Ķes pontuais que melhoraram a aerodin√Ęmica, como a altura de rodagem reduzida e as aletas no assoalho do carro, itens que contribuem para o carro ficar at√© 18% mais econ√īmico.

Seu motor 1.4 passou por modifica√ß√Ķes para ficar mais liso e econ√īmico, adotando pist√Ķes e bielas 5% mais leves, m√≥dulo eletr√īnico 40% mais r√°pido, √≥leo 0W20 de baix√≠ssima viscosidade e an√©is de baixo atrito. Todo o motor foi repensado para aumentar a efici√™ncia energ√©tica, isso explica o fato da pot√™ncia ter continuado em 98/106 cv @ 6.000 rpm e o torque ter sido mantido em 12,9/13,9 kgfm @ 4.800 rpm. A transmiss√£o autom√°tica sequencial de seis velocidades foi reprogramada e, com isso, aproveita bem mais seu casamento com o motor.

Frugal, o Prisma tem um bom rendimento. Com gasolina, observamos 11,8 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, sempre com o ar-condicionado ligado. Para um carro com transmiss√£o autom√°tica convencional, √© um n√ļmero excelente. E o desempenho do motor 1.4 se mostrou coerente com a proposta do carro, com acelera√ß√£o de 0-100 km/h em 11,7 s.

Do lado de dentro, o carro traz o mesmo padrão de acabamento de antes, com bons encaixes mas plásticos duros por toda a região. Uma novidade é a central multimídia MyLink 2, que possui espelhamento de aplicativos de celular e também comunicação com o sistema de Concierge OnStar, item de série no Prisma 2017. De qualquer forma, velhos defeitos na ergonomia persistem, como o banco do motorista com posicionamento muito elevado e a falta de regulagem em profundidade da coluna de direção. O espaço interno do Prisma é primoroso, com amplo espaço para passageiros de qualquer altura no banco traseiro. Seu porta-malas também agrada, com 500 litros de capacidade.

Rodando na cidade, o Prisma agrada pelo ajuste confort√°vel e suave de suas suspens√Ķes. Mesmo com a carroceria mais baixa, o carro manteve seu rodar confort√°vel e sua capacidade de transpor lombadas e outros dejetos vi√°rios comuns no Brasil. O motor 1.4 d√° conta das acelera√ß√Ķes e retomadas no circuito urbano, enquanto o c√Ęmbio AT de 6 velocidades cumpre seu papel de forma bem mais suave e r√°pida do que na linha anterior.

Na estrada, com o carro vazio, o Prisma entrega desempenho razo√°vel, com √≥timo funcionamento do c√Ęmbio autom√°tico, praticamente sem qualquer necessidade de recorrer √†s trocas manuais. Por√©m, com mais peso no carro o propulsor 1.4 come√ßa a perder f√īlego, embora ainda seja suficiente para que uma fam√≠lia viaje de forma mais digna do que em um carro com motor 1.0. Seus freios s√£o bem calibrados e a estabilidade do carro √© boa, com pouca rolagem e tend√™ncia dianteira no limite.

Embora se trate de um carro confort√°vel, econ√īmico e com n√≠vel de equipamentos bem equivalente aos rivais, no quesito seguran√ßa, o Prisma traz apenas os obrigat√≥rios airbags frontais e freios com ABS. Custando R$ 69.190, seria interessante contar com bolsas laterais e de cortina, al√©m de um controle de estabilidade, item primordial em seguran√ßa ativa. Talvez a rea√ß√£o da Chevrolet venha com a chegada do VW Virtus e da vers√£o sed√£ do Argo, que ir√£o colocar √°gua no chopp do Prisma. At√© l√°, vida longa ao Rei.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=eQmuZaW8HtA

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito