Avaliação РVolkswagen Polo 1.6 MSI Flex 2018

Postado em: 29, setembro 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcelo Silva

Esse √© o ano dos compactos. Primeiro veio o Fiat Argo, uma resposta severa √† vida f√°cil de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix na disputa pela lideran√ßa e, pouco tempo depois, chegou a ofensiva alem√£, o novo VW Polo, que retorna ao mercado com plataforma alinhada com a Europa, tecnologia e recheado de itens de seguran√ßa. Dispon√≠vel em vers√Ķes que utilizam desde o motor 1.0 aspirado at√© o 1.0 turbinado com c√Ęmbio autom√°tico, h√° uma vers√£o bem interessante que avaliamos aqui: a vers√£o 1.6 MSI.

No evento de lançamento do Polo, enquanto os outros jornalistas se estapeavam pela versão mais completa do compacto, pegamos uma versão 1.6 MSI e saímos para o teste de estrada pré-definido, suficiente para entender um pouco sobre essa versão, que tende a ser um calo no sapato do Argo 1.3 e Onix LT.

Equipado com motor 1.6 16V que rende 110/117 cv @ 5.750 rpm de pot√™ncia (G/E) e 15,8/16,5 kgfm de torque (G/E), o Polo MSI traz apenas op√ß√£o de c√Ęmbio manual de 5 velocidades. Quem desejar trocas autom√°ticas precisa pular para a vers√£o Comfortline com motor 1.0 TSI, quase R$ 10.000 mais cara do que o Polo MSI.

Custando a partir de R$ 54.990, o carro pode chegar a até R$ 57.590 equipado com os pacotes Safety Pack (controle de estabilidade, bloqueio do diferencial e controle de tração) e Connect Pack (Rodas aro 15, volante multifuncional e multimídia Composition Touch). Lembrando que de série ele traz quatro vidros elétricos, travas elétricas, direção elétrica e ar-condicionado. Faltam itens que não estão disponíveis nem como opcional nessa versão, caso dos retrovisores elétricos e da coluna de direção regulável em altura e profundidade.

A vida a bordo do Polo é agradável, visto que o carro ganhou bastante espaço interno em relação ao seu antecessor, que usava plataforma PQ24 (a mesma do Fox). No banco traseiro cabem adultos de 1,80 m sem dificuldades, mas falta um pouco de espaço para os pés embaixo dos bancos dianteiros. O porta-malas de 300 litros é bom para a categoria.

Para o motorista, encontrar uma boa posi√ß√£o de dirigir √© um pouco complicado com a coluna de dire√ß√£o fixa, mas em compensa√ß√£o o banco possui ampla regulagem em altura. A ergonomia √© boa e todos os comandos est√£o pr√≥ximos das m√£os. Ponto positivo para a posi√ß√£o da alavanca de c√Ęmbio, que torna f√°cil e precisa a troca de marchas. Por sinal, o c√Ęmbio MQ200 continua afiado como sempre, e continua sendo uma refer√™ncia no mercado.

O acabamento do carro √© simples, abusa de pl√°sticos duros por todos os cantos, mas todos eles s√£o bem encaixados. Enquanto as vers√Ķes mais caras do Polo lembram um mini-Golf, as vers√Ķes mais simples lembram um Gol anabolizado. Isso pode ser reparado tamb√©m no tecido dos bancos e no revestimento do porta-malas, um pouco espartano para a categoria.

Rodando em tr√Ęnsito urbano, o Polo mostra suavidade, mais sentida nessa vers√£o com pneus 185/65 R15 do que no Polo 200 TSI Highline, que usa pneus de perfil baixo e rodas aro 17. As suspens√Ķes filtram bem as irregularidades sem repassar aos ocupantes o que ocorre no asfalto. E, gra√ßas ao bom trabalho de calibragem, essa suavidade n√£o afeta o comportamento din√Ęmico do compacto em curvas. O motor 1.6 responde bem nas acelera√ß√Ķes, mas notei uma morosidade em m√©dios giros, e tamb√©m senti o propulsor menos disposto do que em outros carros que j√° testei com esse motor, como a Saveiro Cross por exemplo.

J√° em ritmo de estrada, a for√ßa do 1.6 √© suficiente para boas acelera√ß√Ķes e retomadas, mas sofre mais do que o 1.0 TSI para ganhar velocidade, fruto do torque inferior. O bom c√Ęmbio permite r√°pidas trocas para as ultrapassagens e subidas que pedem mais for√ßa, mas seu escalonamento ficou um pouco curto na quinta marcha, fazendo falta uma sexta. Rodando a 120 km/h, o motor est√° acima das 3.000 rpm, enquanto o 200 TSI fica em 2.200 rpm. O resultado disso √© um ru√≠do constante do motor na cabine, que se junta ao ru√≠do de vento que surge acima de 110 km/h.

No quesito seguran√ßa, o Polo merece aplausos. Embora o controle de estabilidade seja opcional, ele vem acompanhado do bloqueio eletr√īnico do diferencial, que ajuda a trazer o carro para dentro das curvas, minimizando a tend√™ncia a sair de frente. H√° ainda quatro airbags e, embora falte airbags de cortina (que s√≥ o Ford New Fiesta e o Honda Fit oferecem), o airbag lateral tem boa amplitude e tamb√©m protege a cabe√ßa dos ocupantes da dianteira, o que ajudou a garantir as 5 estrelas no teste do Latin NCAP.

N√£o tivemos como aferir o consumo do carro, mas o Inmetro aponta 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com Gasolina (E22), e 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com Etanol (E100), n√ļmeros apenas razo√°veis, mas que tendem a ser melhores na vida real.

No geral, o Polo chega ao mercado brasileiro munido de √≥timos recursos, tanto de seguran√ßa quanto de tecnologia, e tende a alcan√ßar bons n√ļmeros de venda. As vers√Ķes mais simples s√£o mais espartanas do que deveriam, mas isso √© compensado pelo comportamento din√Ęmico do carro, que se equipara aos melhores da categoria. Somando-se isso √† plataforma moderna utilizada pelo carro, ele acaba sendo uma excelente compra para quem busca um compacto.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO:

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito