Avalia√ß√£o ‚Äď Volvo XC60 2.0 T5 Momentum AWD 2018

Postado em: 22, setembro 2017 por Andre Richers

Fotos: Marcus Lauria e André Richers

O que falar da nova gera√ß√£o do XC60? Se analisarmos pelo quesito design, seja externo ou interno, o lan√ßamento segue a identidade visual do seu irm√£o maior XC90. Os far√≥is Full LED com o martelo de Thor (presente em todas as vers√Ķes), o display central com tela touch screen de 9 polegadas, o volante com di√Ęmetro menor, os novos assentos, entre outros itens remetem ao SUV escandinavo de grande porte.

At√© mesmo a nova plataforma SPA (Scalable Platform Architecture) veio do XC90, mas com dimens√Ķes reduzidas. No entanto, a segunda gera√ß√£o do XC60 ainda remete ao seu antecessor, seja pelo design caracter√≠stico, com linhas mais musculosas em rela√ß√£o ao desenho mais tradicional do XC90, seja pelo uso do mesmo conjunto mec√Ęnico de sua primeira gera√ß√£o. O motor T5 2.0 turbo da fam√≠lia de motores Drive-E veio remapeado para ganhar 9 cavalos a mais em rela√ß√£o aos originais 245. O c√Ęmbio segue o Geartronic autom√°tico de oito marchas, que foi lan√ßado junto com os motores Drive-E em 2014.

As novidades s√£o a tra√ß√£o integral nesta motoriza√ß√£o T5 (antes presente apenas nas vers√Ķes seis cilindros ou nas vers√Ķes com motor √† Diesel) e os 5 modos de condu√ß√£o:

– Eco: Adapta o ve√≠culo para uma condu√ß√£o mais eficiente, mudando o tempo das trocas de marcha e controlando algumas fun√ß√Ķes de climatiza√ß√£o;

РComfort: Modo de condução normal do veículo, focado em conforto e amortecimento, proporcionando movimentos mais suaves da carroceria;

РOff Road: Maximiza a aderência do automóvel em terrenos de pouca aderência contando com a ajuda do assistente de descidas (Hill Descent Control) até 40 km/h;

– Dynamic: Comportamento mais esportivo e resposta mais imediata em acelera√ß√Ķes;

РIndividual: condutor define os ajustes de acordo com suas preferências.

Quanto as configura√ß√Ķes, todas as vers√Ķes vieram mais recheadas. Come√ßando pela Momentum (R$ 239.950,00), esta j√° conta com c√Ęmera de r√©, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, GPS, teto solar panor√Ęmico com abertura, far√≥is FULL LED direcionais, bancos dianteiros com ajustes el√©tricos e banco do motorista com mem√≥rias de posi√ß√£o, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga leve de 19 polegadas, piloto autom√°tico, painel de instrumentos digital de 8‚ÄĚ personaliz√°vel, ar condicionado digital dual zone, central multim√≠dia com interatividade para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, sistema digital de leitura de placas de sinaliza√ß√£o do tr√Ęnsito, sistema de alerta de mudan√ßa de faixa, assistente de frenagem de emerg√™ncia, alerta de colis√£o frontal, assistente de partida em aclive e declive, assistente de descidas √≠ngremes, entre outros itens.

A vers√£o Inscription (R$ 259.950,00) conta com um apelo visual mais voltado para eleg√Ęncia, possuindo frisos cromados na grade, nos para-choques e nas portas. As rodas diamantadas s√£o de 20 polegadas e as ponteiras duplas de escapamento s√£o integradas ao para-choque traseiro. Em rela√ß√£o √† Momentum, essa vers√£o acrescenta abertura e fechamento el√©trico do porta-malas com fun√ß√£o Hands-Free, sistema keyless de travamento e destravamento das portas, sistema de alerta de ponto cego e tr√°fego lateral (BLIS) com Cross Traffic Alert e assistente de dire√ß√£o, alerta de colis√£o traseira, painel de instrumentos digital de 12,3‚ÄĚ personaliz√°vel, assentos dianteiros com aquecimento e com ajuste de extens√£o mec√Ęnico, piloto autom√°tico adaptativo com condu√ß√£o semiaut√īnoma at√© 130 km/h (Pilot Assist 2), retrovisores externos com escurecimento autom√°tico e chave revestida em couro com fun√ß√£o mem√≥ria.

Por √ļltimo, a vers√£o R-Design (R$ 269.950,00) oferece uma proposta mais esportiva, contando com rodas de 21 polegadas, chassi Sport, paddle shifts, sistema de √°udio com subwoofer, acabamentos externos em alum√≠nio fosco, capas dos retrovisores externos em tom prata fosco, soleiras e pedaleiras em alum√≠nio escovado e assentos sempre em couro preto e com a parte central em nobuck.

A concession√°ria AB Gotland Volvo no Rio de Janeiro gentilmente nos cedeu uma vers√£o Momentum para avalia√ß√£o.  Mesmo na primeira vers√£o, o visual j√° impressiona pelas rodas diamantadas aro 19‚ÄĚ, os far√≥is full LED, o amplo teto panor√Ęmico e as ponteiras duplas de escapamento em a√ßo inox. Sua identidade pr√≥pria fica mais marcante na traseira, onde as lanternas em LED prolongam-se horizontalmente na tampa da mala e d√£o um visual mais imponente em rela√ß√£o ao XC90. Ao vivo √© onde percebemos que o carro ficou maior (4,69 metros) que seu antecessor (4,65 metros). Os passageiros do banco de tr√°s s√£o quem agradecem, afinal s√£o 9 cm a mais de entre-eixos e 2,86 metros de dist√Ęncia no total.

Ao entrar no carro, a aplica√ß√£o de materiais de qualidade chama a aten√ß√£o, com os assentos em couro leg√≠timo na tonalidade marrom (juntando-se as op√ß√Ķes carv√£o, cinza claro e caramelo) e de outros acabamentos em alum√≠nio. Voc√™ s√≥ percebe que n√£o est√° dentro de um XC90 por causa das sa√≠das de ar condicionado com aletas verticais ao inv√©s das aletas horizontais do irm√£o maior. No mais, o painel de instrumentos digital, o display central de 9‚ÄĚ e o console central s√£o iguais. Para dar partida basta pisar no freio e girar para a direita o bot√£o ‚ÄúStart/Stop‚ÄĚ localizado no console entre os bancos.

√Č em movimento que sentimentos uma das maiores diferen√ßas para a antiga gera√ß√£o. A dire√ß√£o el√©trica deixa os movimentos muito mais leves e suaves (a antecessora vinha com dire√ß√£o eletro hidr√°ulica). Para acentuar ainda mais essa sensa√ß√£o, o volante de menor di√Ęmetro facilita nas manobras e nos passa a impress√£o de estarmos dirigindo um carro de menor porte. Apesar de n√£o ter grandes mudan√ßas no conjunto mec√Ęnico, s√≥ de colocarmos no modo de condu√ß√£o ‚ÄúPerformance‚ÄĚ, a troca de marchas acontece em um giro mais alto e tornam a experi√™ncia mais divertida e din√Ęmica. Outra fun√ß√£o bem interessante e √ļtil para o dia a dia √© o sistema de leitura de placas de sinaliza√ß√£o do tr√Ęnsito, que atrav√©s de uma c√Ęmera atr√°s do para-brisas detecta a presen√ßa de placas de tr√Ęnsito refletivas e as informa no painel de instrumentos. Se o condutor se distrair e deixar o carro sair involuntariamente da faixa, o volante n√£o s√≥ vibra como tamb√©m traz o carro de volta.

No console praticamente n√£o h√° bot√Ķes, tudo √© feito pelo display principal. S√£o tr√™s telas que exibem alguns dos dispositivos de tecnologia e de seguran√ßa ve√≠culo, aplicativos e fun√ß√Ķes como m√≠dia, GPS e pareamento do telefone. O carro conta inclusive com uma entrada para um chip de dados convencional, podendo utilizar o ve√≠culo como hot spot para at√© 5 celulares e tamb√©m para utilizar os aplicativos online que podem ser baixados na central de downloads do ve√≠culo. Essa funcionalidade permite at√© mesmo que atualiza√ß√Ķes de mapas sejam baixadas sem que o propriet√°rio tenha que trazer o ve√≠culo na concession√°ria. A conectividade com o Android Auto traz o t√£o desejado Waze e tamb√©m o Google Maps.

Os assentos t√™m √≥tima ergonomia, abra√ßando os passageiros e tornando viagens mais longas menos cansativas. Outros dois fatores que tornam os deslocamentos mais prazerosos s√£o o sistema de ac√ļstica que praticamente n√£o traz ru√≠dos externos e o motor silencioso.

Como n√£o testamos as vers√Ķes do XC60 que possuem a condu√ß√£o semiaut√īnoma, demos uma r√°pida volta em um XC90 h√≠brido que possui o mesmo sistema. Para que o carro assuma literalmente o volante, primeiro √© necess√°rio colocar em funcionamento o piloto autom√°tico adaptativo. Ao ligar o Pilot Assist, aparece o √≠cone de um volante no painel de instrumentos. Quando o √≠cone fica verde, o carro assume a dire√ß√£o corrigindo a posi√ß√£o do ve√≠culo entre as faixas de tr√Ęnsito e at√© mesmo fazendo curvas leves. A sensa√ß√£o de ver o carro fazer tudo por voc√™ √© incr√≠vel e parece que estamos em um daqueles de filmes de fic√ß√£o cient√≠fica que simulam a vida em um futuro distante.

A Volvo, no entanto, frisa que este dispositivo serve apenas para auxiliar na condu√ß√£o e n√£o para substituir a fun√ß√£o do motorista. At√© mesmo porque ap√≥s dez segundos, o ve√≠culo pede para que o condutor coloque as m√£os no volante. Caso o comando n√£o seja realizado, imediatamente a condu√ß√£o semiaut√īnoma √© desligada.

Inicialmente o preço da nova geração assusta se comparado ao antigo modelo. Porém, se o compararmos com os concorrentes diretos (Audi Q5, BMW X3, MB GLC e Land Rover Discovery Sport), sua faixa de preço está bem adequada e seu pacote de itens de série vem até mais farto que o dos principais rivais.

Alguns itens do irm√£o maior seriam muito bem vindos ao XC60, como a suspens√£o pneum√°tica, sistema de c√Ęmeras com vis√£o de 360 graus, park assist, head up display e sistema de √°udio premium da Bowers & Wilkins. Enquanto esses itens n√£o s√£o ofertados, quem fizer quest√£o vai ter que recorrer ao XC90. Para 2018, a Volvo j√° confirmou que chegam as vers√Ķes com motoriza√ß√Ķes Diesel e H√≠brido. Enquanto isso, fico imaginando como vai ser meu pr√≥ximo teste com um SUV de at√© 407 cv capaz de fazer m√©dias de consumo acima de 15 km/l (futura vers√£o T8 h√≠brida). 

*Veículos gentilmente cedido pela concessionária AB Gotland da Barra (https://www.grupoab.com.br/volvo /)

Paginas: 1 2

Tag Cloud

One Response

  1. Denise disse:

    Fiquei impressionada com a tecnologia desse carro… a Volvo realmente surpreende. Al√©m de tecnologia, design moderno… d√° muita vontade de conhecer e ter um carro desse n√≠vel.
    Matéria muito bem escrita. Nos deixa com Muita vontade de ir na loja conhecer.

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito