PRIMEIRA VOLTA ‚Äď Linha de caminh√Ķes Delivery 2018

Postado em: 25, setembro 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Divulgação e Marcus Lauria

J√° imaginou dirigir um caminh√£o pelas ruas sem precisar ter a Categoria ‚ÄúD‚ÄĚ em sua CNH? Pois agora isso √© poss√≠vel gra√ßas a VW Caminh√Ķes. Trata-se da nova fam√≠lia Delivery para o segmento de caminh√Ķes leves. Desenvolvido e produzido na Am√©rica Latina, o lan√ßamento j√° atende a padr√Ķes internacionais para os mercados mais exigentes. A linha √© composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas. Sendo que a √ļnica vers√£o que pode ser guiada por motoristas com carteira de habilita√ß√£o categoria B e trafegar em √°reas onde a circula√ß√£o de caminh√Ķes √© restrita, caracter√≠stica dos grandes centros urbanos √© a Express.

A f√≥rmula para se chegar no modelo atual, partiu de pesquisas com clientes da vers√£o anterior do Delivery, que continua em linha ainda e menor n√ļmero de vers√Ķes, para atender a demanda de clientes da marca que gostam desse modelo. Com o lan√ßamento da nova gera√ß√£o, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilh√£o, a marca Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas, com um modelo chamado de Express. O Delivery de 4 toneladas √© outra grande aposta dentre os modelos de entrada da nova fam√≠lia, j√° que contar√° com financiamento via Finame.

O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, e o lan√ßamento 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portf√≥lio. Os novos modelos chegam em tr√™s vers√Ķes: a City, de entrada; a Trend, sob medida para o dia a dia das mais diversas opera√ß√Ķes; e a Prime, que traz aspectos visuais e de conforto diferenciados.

De acordo coma marca, desde o lançamento, a nova família Delivery contará com ofertas especiais de comercialização, além das modalidades de leasing operacional e consórcio. A expectativa é de que, com o lançamento, as vendas nacionais se ampliem graças ao ingresso na nova faixa de 3,5 toneladas. Seu design foi modernizado para uma redução de, no mínimo, 10% no peso. Isso se reflete em mais capacidade de carga. Com esta e outras melhorias em suspensão, freios e eixos, os modelos da linha podem transportar ao menos 400 kg a mais do que seus antecessores.

O DNA dos novos Delivery traz consigo atributos da fam√≠lia Constellation: uma identidade que pode ser instantaneamente reconhecida na estrada ou na cidade. Por fora o modelo est√° mais moderno e mostra linhas atuais e de aspecto futurista. A grade dianteira e os far√≥is se unem formando um conjunto s√≥. Os vincos laterais e os detalhes cromados das vers√Ķes mais completas deixam o visual ainda mais robusto e ao mesmo tempo cl√°ssico. O bloco √≥ptico multifun√ß√£o foi totalmente redesenhado, reunindo farol alto e baixo, luz indicadora de dire√ß√£o frontal e luz posi√ß√£o frontal. A lente de policarbonato oferece prote√ß√£o m√°xima contra batidas e pedras. As lanternas de posi√ß√£o laterais, indicadoras de dire√ß√£o laterais e delineadoras s√£o de tecnologia LED, de melhor ilumina√ß√£o e maior vida √ļtil.

Já na parte interna, o ambiente foi totalmente renovado. Com o maior espaço interno da categoria, de acordo com a própria marca, o novo Delivery usa assentos feitos com tecidos de alta resistência e hidro-repelentes, que não mancham. E até mesmo a posição dos pedais foi adequada ao anda e para das entregas urbanas, sem exigir grande esforço de acionamento ao motorista, o que reduz os riscos de lesão por esforço repetitivo (LER).

A cabine vem ainda com novo sistema de basculamento por meio de uma alavanca localizada em seu interior. No painel de instrumentos destaca-se o conceito modular, que permite ao operador organizar dispositivos como r√°dio, tac√≥grafo e equipamentos pr√≥prios de cada opera√ß√£o. √Č o caso da temperatura do ba√ļ frigor√≠fico, por exemplo, que deve ser monitorada sem que o motorista tire os olhos da via. Al√©m disso, o Novo Delivery sai de f√°brica com sistema de chicote el√©trico preparado para a instala√ß√£o de r√°dio, alto-falantes e climatizador, sem que seja necess√°rio comprometer suas caracter√≠sticas originais. 

Seu interior ainda √© recheado de porta-objetos, incluindo consoles que comportam garrafas de at√© dois litros. Inclusive o encosto do banco central, rebat√≠vel, serve de mesa e apoio para o motorista fazer anota√ß√Ķes em pranchetas, ou para uma refei√ß√£o r√°pida em suas entregas.

O sistema de ar-condicionado possui uma caixa de ar de rendimento superior, tem alta e r√°pida capacidade de resfriamento da cabine, que se soma √† ventila√ß√£o com fluxo de ar intenso. A fun√ß√£o econ√īmetro √© um destaque: indica se a dire√ß√£o est√° sendo econ√īmica ou n√£o, em termos de consumo de combust√≠vel. No painel, o modo de condu√ß√£o econ√īmica √© outra novidade da nova fam√≠lia Delivery: o motorista pode acompanhar as indica√ß√Ķes sobre os momentos ideais de troca de marcha, o que preserva componentes de desgaste e ainda potencializa a redu√ß√£o no consumo de combust√≠vel.

Achar uma posi√ß√£o de dirigir √© f√°cil no novo Delivery, o volante de m√ļltiplas regulagens e menor di√Ęmetro. A coluna de dire√ß√£o √© ajust√°vel em altura e profundidade, o que facilita a opera√ß√£o e proporciona ergonomia de carro de passeio.

√önicos da nova linha dotados com tecnologia EGR, o Delivery Express e o 4.150 s√£o equipados com o motor Cummins ISF de 2,8 litros, os ve√≠culos alcan√ßam 150 cv e um torque m√°ximo de 360 Nm numa ampla faixa de rota√ß√Ķes para garantir retomadas r√°pidas, agilidade e menor consumo de combust√≠vel nas entregas urbanas. Dirigi na pista de testes da MAN Latin Am√©rica, em Resende (RJ), a vers√£o 4,150 Trend e pude perceber que o modelo se sai bem nas arrancadas e √© bem √°gil nas acelera√ß√Ķes. Proporciona seguran√ßa e conforto ao dirigir, al√©m de ter uma √≥tima ergonomia e instrumentos de f√°cil leitura no painel e no console. A posi√ß√£o de dirigir foi f√°cil de achar, s√£o muitas as regulagens oferecidas, desde o banco do motorista at√© o volante, fora os espelhos com regulagem el√©trica. O c√Ęmbio manual de seis marchas √© bem justo e ao mesmo tempo preciso, parece at√© c√Ęmbio de autom√≥vel.

Para o Delivery 6.160, o motor também é o Cummins ISF, de 2,8l, mas desta vez com solução SCR para o pós-tratamento já tradicional em sua categoria. Sua potência chega a 160 cv e o torque máximo fica em 430 Nm.

Os ve√≠culos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, est√£o com o Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplica√ß√£o. Os tr√™s registram o torque m√°ximo em 600 Nm, variando a pot√™ncia entre 165 e 175 cv. Nesse caso, foram mais dois modelos com essa configura√ß√£o que consegui dirigir, o 9.170 e o 11.180, onde tive a mesma sensa√ß√£o nos dois. Apensar de mais potentes e com mais recursos, essas vers√Ķes mais pesadas tem uma dirigibilidade focada na estrada e sua for√ßa √© toda concentrada no transporte de itens mais pesados, sendo at√© mais lento que as vers√Ķes de entrada em algumas situa√ß√Ķes. Por√©m, ainda mais seguros e com mais recursos oferecidos ao motorista. No caso dessas vers√Ķes, o c√Ęmbio √© mais leve que os das vers√Ķes menos pesadas, por√©m com a mesma precis√£o dos engates.

O novo Delivery estreia quatro vers√Ķes de transmiss√£o manual totalmente novas, al√©m da op√ß√£o automatizada. Desenvolvidas sob medida para cada tipo de aplica√ß√£o pelas engenharias brasileiras da Volkswagen Caminh√Ķes e √Ēnibus e da Eaton, as caixas agora contam com seis velocidades. A suspens√£o dianteira independente, presente nos modelos de 3,5 a 6 toneladas, amplia o conforto a bordo. A suspens√£o para 9 e 11 toneladas tamb√©m se destaca. Foi projetada com molas parab√≥licas, bastante afinada para entregar conforto e robustez.

O sistema de freios traz discos para os modelos de 3,5 a 6 toneladas, e tambores nos 9 a 13 toneladas. S√£o solu√ß√Ķes sob medida para o anda e para das grandes cidades, que contam ainda com sistemas de s√©rie ABS e EBD. A VW n√£o informou os pre√ßos, mas a base na vers√£o de entrada Express pode chegar a R$ 118 mil.

*Viajem a convite da VW Caminh√Ķes e √Ēnibus

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