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Salão de Frankfurt: Apresentação mundial Volkswagen Novo Polo GTI

A identificação mais conhecida do mundo para carros compactos esportivos: GTI, ou Gran Turismo Injection, associada inseparavelmente à Volkswagen.  Um novo Volkswagen GTI está sendo lançado no mercado: o Novo Polo GTI, com potência de 200 cv, câmbio automático DSG e velocidade máxima de 237 km/h. Pela primeira vez a Volkswagen terá três modelos GTI em sua linha de modelos: o up! GTI (115 cv), o Golf GTI (230 cv e 245 cv) e o Novo Polo GTI. Uma característica de todos é a dinâmica perfeitamente equilibrada. Esse é o segredo da ideia do GTI – uma aliança de agilidade com alta potência, baixo peso, equipamento de rodagem conciso, mas confortável, tração dianteira com segurança e ótima ergonomia na posição dos assentos, por trás de um firme volante esportivo. Além dessas características há a simbologia GTI, tal como a típica faixa vermelha na grade do radiador e a lendária forração ‘Clark’ dos assentos, que tornam cada Volkswagen GTI único em sua categoria.

A história do Polo esportivo começa em 1980 com o primeiro GT, inicialmente sem injeção de combustível. O Polo GT G40 já trazia o dinamismo de um GTI em 1987, com velocidade máxima de 200 km/h. O ano de 1998 viu o lançamento do primeiro Polo GTI, com 120 cv. Em 2010, sua potência foi elevada para 180 cv e, em 2014, para 192 cv. Em 2017, o Novo Polo GTI quebra a barreira simbólica dos 200 cv. Para acompanhar a alta performance do motor ele tem a suspensão esportiva de série e a suspensão Sport Select opcional. Graças à mudança para a Estratégia Modular Transversal (MQB) e à distância entre eixos e largura aumentadas, o novo Polo GTI é substancialmente mais espaçoso. O carro de cinco lugares tem também um porta-malas que vai de 305 a 1.079 litros – o anterior tinha porta-malas com capacidade de 204 a 952 litros.

A dianteira inclui para-choque diferenciado com defletor integrado e faróis de neblina de série. Também há um dos símbolos clássicos do GTI na dianteira: a faixa vermelha na grade do radiador. Um item exclusivo presente neste GTI são os faróis em LED opcionais com um aleta vermelha – estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador. Naturalmente, os outros símbolos incluem o logotipo GTI, assim como as entradas de ar com estrutura em colmeia no alto da grade do radiador e abaixo dela, no para-choque. Abaixo, o Novo Polo GTI também se diferencia das versões menos potentes do Polo pelos painéis pretos com a alto brilho em forma de C no para-choque.

O Polo GTI também pode ser identificado pelas típicas características GTI na traseira. Aqui, o preto também é um elemento de estilo: uma característica trazida do primeiro Golf GTI de 1976 para a nova era. O preto é usado em lugares como a área ao redor do vidro traseiro. Outras características GTI na traseira incluem um difusor preto com alto brilho e as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento integradas ao lado esquerdo. Em linha diretamente acima das ponteiras, fica a assinatura GTI na tampa do porta-malas. Outro item de série do Polo GTI são seus conjuntos de lanternas traseiras em LED que à noite asseguram uma assinatura luminosa muito especial.

A simbologia GTI nos flancos do carro inclui as novas rodas de liga “Milton Keynes” com 17 polegadas com pneus 215/45. As áreas internas das rodas altamente brilhantes são destacadas em preto. Elas são coordenadas cromaticamente nos lados com as saias pretas foscas do Polo GTI. Pela primeira vez, o GTI pode ser pedido opcionalmente com exclusivas rodas de liga de 18 polegadas (pneus 215/40). As rodas com design “Brescia” também são em alto brilho e sua área interna também é pintada em preto brilhante. Independentemente do tipo de rodas, as pinças vermelhas do sistema de frenagem são sempre bem visíveis através dos raios de alumínio. Nos para-lamas dianteiros, no final da linha tornado tridimensional, fica o escudo GTI em vermelho e preto.

Existem cores de carros e há cores típicas para os GTIs. No Polo GTI há as clássicas branca, vermelha e preta. Além dessas, o Novo Polo também pode ser encomendado em cinza e azul. Um destaque em todos os GTIs é o interior customizado. Preto, vermelho, cinza e cromo dominam o visual interno.

Tudo o que não é acentuado em vermelho, cinza ou cromo é sempre finalizado em preto. Por isso, as colunas e o forro do teto também são pretas. Outra característica interna do GTI são as costuras contrastantes no volante esportivo multifuncional de couro de série, no acabamento da alavanca de câmbio, tapetes e superfícies externas dos bancos. Os bancos esportivos especiais, para motoristas com praticamente qualquer altura, apresentam a lendária padronagem ‘Clark’ em suas superfícies internas (listras vermelhas, cinza escuro e cinza claro, com quadrados pretos). Forração em couro preto é opcional. Cromados também elevam o interior (incluindo o volante, alavanca do câmbio, contorno dos instrumentos, detalhes nas entradas de ar, controles de clima, pedais e muitos botões). Também são coordenadas exclusivamente para o GTI as decorações do painel, console central e acabamento das portas.

Active Info Display Pela primeira vez o Polo, incluindo o Novo GTI, pode ser equipado com instrumentos totalmente digitais. O Novo Polo é o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a oferecer a segunda geração do Active Info Display, com 10,25 polegadas. O Polo mais potente traz um exclusivo grafismo GTI com design em vermelho, branco e preto. Ele é designado como ‘Sport’. Os sistemas de infotainment, com telas de 6,5 e 8 polegadas trazem uma tela de abertura exclusiva GTI. Interfaces digitais para smartfones facilitam trazer para bordo seus aplicativos e vários serviços online. Os telefones podem ser carregados ao serem plugados ou, opcionalmente, sem uso de fios (por indução).

Todo Novo Polo GTI tem quatro portas e é equipado com sistema de monitoramento de área Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres, assim como o sistema de Frenagem Automática Pós-colisão. O Novo Polo GTI traz muitos outros itens de série. Além dos itens GTI específicos, eles incluem airbags de cabeça adicionais na frente e atrás, bloqueio XDS do diferencial, seleção do perfil de condução, sistema de infotainment Composition Colour, luz ambiente (branca), soleiras das portas com logo GTI, ar-condicionado, faróis de neblina e luzes de curva, grupos de lanternas traseiras em LED, banco do motorista com ajuste de altura, tapetes na frente e atrás, vidros elétricos e display multifuncional. O Polo GTI também pode ser equipado com uma gama excepcionalmente grande de sistemas de conveniência e assistência opcionais. Dois destaques entre o equipamento opcional são o maior teto solar panorâmico da categoria e um sistema de som Beats com 300 watts.

Recentemente, os GTIs têm sido sempre movimentados por motores turbo com alto torque. No caso do novo Polo GTI, ele é um motor de dois litros a gasolina com injeção direta e potência de 200 cv. Ele desenvolve 8 cv mais que o 1.8 TSI do modelo anterior (192 cv). Isso significa que, como o Golf GTI, o novo Polo GTI estará pela primeira vez na categoria dos 2 litros turbo. O motor de 1.984 cm³ tem taxa de compressão de 11,65:1. A unidade no GTI entrega sua potência máxima entre 4.400 e 6.000 rpm. Esse motor da terceira geração da série EA888 transmite seu torque máximo de 320 Nm às rodas dianteiras a baixas 1.500 rpm. Esse alto torque mantém-se constante até 4.400 rpm, dando ao motor do GTI uma curva de torque nada tradicional. Ela apresenta uma área superior extremamente esportiva.

O novo motor do Polo GTI é lançado com câmbio de dupla embreagem (DSG) de seis marchas. Uma versão com câmbio manual de seis velocidades será lançada no ano que vem. O Polo GTI com DSG acelera até 100 km/h em 6,7 segundos. O mais potente Polo da atualidade atinge uma máxima de 237 km/h. Apesar da potência de 200 cv, o Polo GTI pode ser usado com muita economia, graças à sua eficiente tecnologia. O consumo combinado da versão DSG é 5,9 l/100 km (equivalendo a 134 g/km de CO2).

O Polo GTI é oferecido com duas configurações de suspensão. Ele vem com uma suspensão esportiva básica, enquanto a suspensão ‘Sport Select’ com amortecedores ativos é oferecida como opção. Como todos os modelos do Polo, o GTI também é equipado com direção eletromecânica e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Ele também traz o bloqueio de diferencial XDS, que aumenta a tração ainda mais em curvas rápidas.

O Polo com 200 cv, como todos os modelos GTI, tem tração dianteira, torres com molas helicoidais e triângulos inferiores com raio de rolagem estabilizador. A suspensão dianteira traz também uma barra antirrolagem. A suspensão dianteira tem molas helicoidais com amortecedores telescópicos a gás. Os elementos estão integrados nas torres. Na traseira, a suspensão é semi-independente com eixo de torção e barra estabilizadora integrada. Amortecedores a gás e molas independentes asseguram o desempenho da suspensão traseira.

O Polo GTI é o único modelo da linha entregue com uma suspensão esportiva de série. A configuração inclui um acerto especial das molas, molas auxiliares, amortecedores e barras estabilizadoras, com a carroceria rebaixada 15 mm.

O novo Polo também pode ser configurado com a suspensão ‘Sport Select’ opcional. O motorista pode variar as características dos amortecedores ativos. Um dos dois modos – Normal ou Sport – pode ser ativado através do seletor de perfil de condução incluído de série no Polo GTI. A seleção de perfil de condução oferece quatro modos: Normal, Sport, Eco e Individual. A seleção de perfil de condução permite que o motorista faça ajustes individuais, dentro de uma faixa determinada, que influenciam diretamente a dirigibilidade. Além de influenciar a suspensão ‘Sport Select’, o perfil selecionado também modifica a direção, as características do motor e o controle do câmbio. A seleção de perfil de condução também é disponível separadamente.

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

 

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