Salão de Frankfurt: Apresentação mundial Volkswagen Novo Polo GTI

Postado em: 12, setembro 2017 por Redacao

A identifica√ß√£o mais conhecida do mundo para carros compactos esportivos: GTI, ou Gran Turismo Injection, associada inseparavelmente √† Volkswagen.  Um novo Volkswagen GTI est√° sendo lan√ßado no mercado: o Novo Polo GTI, com pot√™ncia de 200 cv, c√Ęmbio autom√°tico DSG e velocidade m√°xima de 237 km/h. Pela primeira vez a Volkswagen ter√° tr√™s modelos GTI em sua linha de modelos: o up! GTI (115 cv), o Golf GTI (230 cv e 245 cv) e o Novo Polo GTI. Uma caracter√≠stica de todos √© a din√Ęmica perfeitamente equilibrada. Esse √© o segredo da ideia do GTI – uma alian√ßa de agilidade com alta pot√™ncia, baixo peso, equipamento de rodagem conciso, mas confort√°vel, tra√ß√£o dianteira com seguran√ßa e √≥tima ergonomia na posi√ß√£o dos assentos, por tr√°s de um firme volante esportivo. Al√©m dessas caracter√≠sticas h√° a simbologia GTI, tal como a t√≠pica faixa vermelha na grade do radiador e a lend√°ria forra√ß√£o ‘Clark’ dos assentos, que tornam cada Volkswagen GTI √ļnico em sua categoria.

A hist√≥ria do Polo esportivo come√ßa em 1980 com o primeiro GT, inicialmente sem inje√ß√£o de combust√≠vel. O Polo GT G40 j√° trazia o dinamismo de um GTI em 1987, com velocidade m√°xima de 200 km/h. O ano de 1998 viu o lan√ßamento do primeiro Polo GTI, com 120 cv. Em 2010, sua pot√™ncia foi elevada para 180 cv e, em 2014, para 192 cv. Em 2017, o Novo Polo GTI quebra a barreira simb√≥lica dos 200 cv. Para acompanhar a alta performance do motor ele tem a suspens√£o esportiva de s√©rie e a suspens√£o Sport Select opcional. Gra√ßas √† mudan√ßa para a Estrat√©gia Modular Transversal (MQB) e √† dist√Ęncia entre eixos e largura aumentadas, o novo Polo GTI √© substancialmente mais espa√ßoso. O carro de cinco lugares tem tamb√©m um porta-malas que vai de 305 a 1.079 litros – o anterior tinha porta-malas com capacidade de 204 a 952 litros.

A dianteira inclui para-choque diferenciado com defletor integrado e far√≥is de neblina de s√©rie. Tamb√©m h√° um dos s√≠mbolos cl√°ssicos do GTI na dianteira: a faixa vermelha na grade do radiador. Um item exclusivo presente neste GTI s√£o os far√≥is em LED opcionais com um aleta vermelha – estilisticamente, eles s√£o extens√Ķes da faixa vermelha da grade do radiador. Naturalmente, os outros s√≠mbolos incluem o logotipo GTI, assim como as entradas de ar com estrutura em colmeia no alto da grade do radiador e abaixo dela, no para-choque. Abaixo, o Novo Polo GTI tamb√©m se diferencia das vers√Ķes menos potentes do Polo pelos pain√©is pretos com a alto brilho em forma de C no para-choque.

O Polo GTI também pode ser identificado pelas típicas características GTI na traseira. Aqui, o preto também é um elemento de estilo: uma característica trazida do primeiro Golf GTI de 1976 para a nova era. O preto é usado em lugares como a área ao redor do vidro traseiro. Outras características GTI na traseira incluem um difusor preto com alto brilho e as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento integradas ao lado esquerdo. Em linha diretamente acima das ponteiras, fica a assinatura GTI na tampa do porta-malas. Outro item de série do Polo GTI são seus conjuntos de lanternas traseiras em LED que à noite asseguram uma assinatura luminosa muito especial.

A simbologia GTI nos flancos do carro inclui as novas rodas de liga ‚ÄúMilton Keynes‚ÄĚ com 17 polegadas com pneus 215/45. As √°reas internas das rodas altamente brilhantes s√£o destacadas em preto. Elas s√£o coordenadas cromaticamente nos lados com as saias pretas foscas do Polo GTI. Pela primeira vez, o GTI pode ser pedido opcionalmente com exclusivas rodas de liga de 18 polegadas (pneus 215/40). As rodas com design ‚ÄúBrescia‚ÄĚ tamb√©m s√£o em alto brilho e sua √°rea interna tamb√©m √© pintada em preto brilhante. Independentemente do tipo de rodas, as pin√ßas vermelhas do sistema de frenagem s√£o sempre bem vis√≠veis atrav√©s dos raios de alum√≠nio. Nos para-lamas dianteiros, no final da linha tornado tridimensional, fica o escudo GTI em vermelho e preto.

Existem cores de carros e há cores típicas para os GTIs. No Polo GTI há as clássicas branca, vermelha e preta. Além dessas, o Novo Polo também pode ser encomendado em cinza e azul. Um destaque em todos os GTIs é o interior customizado. Preto, vermelho, cinza e cromo dominam o visual interno.

Tudo o que n√£o √© acentuado em vermelho, cinza ou cromo √© sempre finalizado em preto. Por isso, as colunas e o forro do teto tamb√©m s√£o pretas. Outra caracter√≠stica interna do GTI s√£o as costuras contrastantes no volante esportivo multifuncional de couro de s√©rie, no acabamento da alavanca de c√Ęmbio, tapetes e superf√≠cies externas dos bancos. Os bancos esportivos especiais, para motoristas com praticamente qualquer altura, apresentam a lend√°ria padronagem ‘Clark’ em suas superf√≠cies internas (listras vermelhas, cinza escuro e cinza claro, com quadrados pretos). Forra√ß√£o em couro preto √© opcional. Cromados tamb√©m elevam o interior (incluindo o volante, alavanca do c√Ęmbio, contorno dos instrumentos, detalhes nas entradas de ar, controles de clima, pedais e muitos bot√Ķes). Tamb√©m s√£o coordenadas exclusivamente para o GTI as decora√ß√Ķes do painel, console central e acabamento das portas.

Active Info Display Pela primeira vez o Polo, incluindo o Novo GTI, pode ser equipado com instrumentos totalmente digitais. O Novo Polo √© o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a oferecer a segunda gera√ß√£o do Active Info Display, com 10,25 polegadas. O Polo mais potente traz um exclusivo grafismo GTI com design em vermelho, branco e preto. Ele √© designado como ‘Sport’. Os sistemas de infotainment, com telas de 6,5 e 8 polegadas trazem uma tela de abertura exclusiva GTI. Interfaces digitais para smartfones facilitam trazer para bordo seus aplicativos e v√°rios servi√ßos online. Os telefones podem ser carregados ao serem plugados ou, opcionalmente, sem uso de fios (por indu√ß√£o).

Todo Novo Polo GTI tem quatro portas e √© equipado com sistema de monitoramento de √°rea Front Assist com Frenagem Urbana de Emerg√™ncia e Monitoramento de Pedestres, assim como o sistema de Frenagem Autom√°tica P√≥s-colis√£o. O Novo Polo GTI traz muitos outros itens de s√©rie. Al√©m dos itens GTI espec√≠ficos, eles incluem airbags de cabe√ßa adicionais na frente e atr√°s, bloqueio XDS do diferencial, sele√ß√£o do perfil de condu√ß√£o, sistema de infotainment Composition Colour, luz ambiente (branca), soleiras das portas com logo GTI, ar-condicionado, far√≥is de neblina e luzes de curva, grupos de lanternas traseiras em LED, banco do motorista com ajuste de altura, tapetes na frente e atr√°s, vidros el√©tricos e display multifuncional. O Polo GTI tamb√©m pode ser equipado com uma gama excepcionalmente grande de sistemas de conveni√™ncia e assist√™ncia opcionais. Dois destaques entre o equipamento opcional s√£o o maior teto solar panor√Ęmico da categoria e um sistema de som Beats com 300 watts.

Recentemente, os GTIs têm sido sempre movimentados por motores turbo com alto torque. No caso do novo Polo GTI, ele é um motor de dois litros a gasolina com injeção direta e potência de 200 cv. Ele desenvolve 8 cv mais que o 1.8 TSI do modelo anterior (192 cv). Isso significa que, como o Golf GTI, o novo Polo GTI estará pela primeira vez na categoria dos 2 litros turbo. O motor de 1.984 cm³ tem taxa de compressão de 11,65:1. A unidade no GTI entrega sua potência máxima entre 4.400 e 6.000 rpm. Esse motor da terceira geração da série EA888 transmite seu torque máximo de 320 Nm às rodas dianteiras a baixas 1.500 rpm. Esse alto torque mantém-se constante até 4.400 rpm, dando ao motor do GTI uma curva de torque nada tradicional. Ela apresenta uma área superior extremamente esportiva.

O novo motor do Polo GTI √© lan√ßado com c√Ęmbio de dupla embreagem (DSG) de seis marchas. Uma vers√£o com c√Ęmbio manual de seis velocidades ser√° lan√ßada no ano que vem. O Polo GTI com DSG acelera at√© 100 km/h em 6,7 segundos. O mais potente Polo da atualidade atinge uma m√°xima de 237 km/h. Apesar da pot√™ncia de 200 cv, o Polo GTI pode ser usado com muita economia, gra√ßas √† sua eficiente tecnologia. O consumo combinado da vers√£o DSG √© 5,9 l/100 km (equivalendo a 134 g/km de CO2).

O Polo GTI √© oferecido com duas configura√ß√Ķes de suspens√£o. Ele vem com uma suspens√£o esportiva b√°sica, enquanto a suspens√£o ‘Sport Select’ com amortecedores ativos √© oferecida como op√ß√£o. Como todos os modelos do Polo, o GTI tamb√©m √© equipado com dire√ß√£o eletromec√Ęnica e Controle Eletr√īnico de Estabilidade (ESC). Ele tamb√©m traz o bloqueio de diferencial XDS, que aumenta a tra√ß√£o ainda mais em curvas r√°pidas.

O Polo com 200 cv, como todos os modelos GTI, tem tra√ß√£o dianteira, torres com molas helicoidais e tri√Ęngulos inferiores com raio de rolagem estabilizador. A suspens√£o dianteira traz tamb√©m uma barra antirrolagem. A suspens√£o dianteira tem molas helicoidais com amortecedores telesc√≥picos a g√°s. Os elementos est√£o integrados nas torres. Na traseira, a suspens√£o √© semi-independente com eixo de tor√ß√£o e barra estabilizadora integrada. Amortecedores a g√°s e molas independentes asseguram o desempenho da suspens√£o traseira.

O Polo GTI √© o √ļnico modelo da linha entregue com uma suspens√£o esportiva de s√©rie. A configura√ß√£o inclui um acerto especial das molas, molas auxiliares, amortecedores e barras estabilizadoras, com a carroceria rebaixada 15 mm.

O novo Polo tamb√©m pode ser configurado com a suspens√£o ‘Sport Select’ opcional. O motorista pode variar as caracter√≠sticas dos amortecedores ativos. Um dos dois modos – Normal ou Sport – pode ser ativado atrav√©s do seletor de perfil de condu√ß√£o inclu√≠do de s√©rie no Polo GTI. A sele√ß√£o de perfil de condu√ß√£o oferece quatro modos: Normal, Sport, Eco e Individual. A sele√ß√£o de perfil de condu√ß√£o permite que o motorista fa√ßa ajustes individuais, dentro de uma faixa determinada, que influenciam diretamente a dirigibilidade. Al√©m de influenciar a suspens√£o ‘Sport Select’, o perfil selecionado tamb√©m modifica a dire√ß√£o, as caracter√≠sticas do motor e o controle do c√Ęmbio. A sele√ß√£o de perfil de condu√ß√£o tamb√©m √© dispon√≠vel separadamente.

Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Rela√ß√Ķes com a Imprensa

 

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito