Coluna Mec√Ęnica Online | Suspens√£o totalmente ativa oferece flexibilidade personalizada

Postado em: 12, setembro 2017 por Tarcisio Dias

Nenhum outro item √© t√£o exigido do ve√≠culo que roda no Brasil como a suspens√£o. √Č ela quem garante a estabilidade do carro e absorve os impactos do ve√≠culo com o solo, proporcionando um maior conforto para o motorista e os passageiros.

O sistema tamb√©m se encarrega de manter as quatro rodas no ch√£o e auxiliar no desempenho do autom√≥vel. √Č muito importante que o motorista fique atento ao desempenho da suspens√£o de seu ve√≠culo e a mantenha com as suas devidas manuten√ß√Ķes.

Ter cuidado com esta parte do carro é também uma preocupação essencial com a segurança de si próprio e dos passageiros do automóvel.

Por isso mesmo a ind√ļstria automotiva continua em constante evolu√ß√£o na busca por solu√ß√Ķes ainda mais eficientes. Recentemente a Audi apresentou o novo sed√£ A8 e junto com ele a suspens√£o ativa, que tem como caracter√≠stica combinar conforto e condu√ß√£o suave, sem perder em esportividade.

Essa flexibilidade é possível graças à nova suspensão ativa baseada no sistema elétrico de 48 volts, usado pela primeira vez como sistema elétrico principal.

A nova suspens√£o do A8 √© um sistema eletromec√Ęnico totalmente ativo, que conduz cada roda individualmente e se adapta √†s condi√ß√Ķes da estrada. Cada roda possui um motor el√©trico alimentado pelo sistema el√©trico principal de 48 volts.

Componentes adicionais incluem engrenagens, um tubo rotativo com barra de tor√ß√£o interna de tit√Ęnio e uma alavanca que exerce uma for√ßa de at√© 1.100 Nm na suspens√£o por meio de uma haste de acoplamento.

Gra√ßas √† c√Ęmera frontal, o sed√£ de luxo detecta imperfei√ß√Ķes na estrada e ajusta preventivamente a suspens√£o ativa.

Mesmo antes do impacto, a função de visualização desenvolvida pela Audi transmite a localização da falha no asfalto aos atuadores e controla eletronicamente a suspensão.

Dessa forma, o componente reage precisamente no momento certo, eliminando completamente qualquer vibração ou solavanco.

Esse processo complexo demora apenas alguns milissegundos, com a c√Ęmera provendo informa√ß√Ķes sobre as condi√ß√Ķes da superf√≠cie da estrada 18 vezes por segundo.

A plataforma de chassi eletr√īnico (ECP) processa os dados e controla com precis√£o todos os componentes da suspens√£o quase em tempo real.

Em conjunto com a suspens√£o a ar finamente ajustada para o A8, esse conceito inovador entrega uma experi√™ncia de condu√ß√£o totalmente nova nesse sentido. Independentemente do alto n√≠vel de conforto, o novo sed√£ de luxo trafega mais colado ao ch√£o mesmo com um estilo de dire√ß√£o din√Ęmico.

A suspens√£o ativa influencia e minimiza os movimentos de rolagem da carroceria em curvas, frenagens e acelera√ß√Ķes. O motorista pode dirigir dinamicamente enquanto mant√©m o ve√≠culo sob controle, sem sentir a traseira escapar.

A combina√ß√£o inovadora de dire√ß√£o din√Ęmica dos eixos dianteiro e traseiro resolve o impasse entre agilidade e estabilidade: as caracter√≠sticas de condu√ß√£o s√£o esportivas e diretas, enquanto asseguram um alto n√≠vel de estabilidade. O di√Ęmetro de giro do A8 √© menor que o de um A4.

Em conjunto com o sistema de segurança o Audi pre sense 360 graus, a suspensão ativa leva a segurança passiva a um novo nível.

O sistema usa os sensores conectados a uma central de controles de assistência ao motorista (zFAS) para detectar riscos de colisão em torno do veículo.

Na iminência de um impacto lateral a mais de 25 km/h, os atuadores da suspensão levantam a carroceria no lado exposto em até 80 milímetros em meio segundo.

Como resultado, o impacto é direcionado às áreas mais fortes do sedã, como molduras laterais e estrutura do assoalho. Desse modo a carga nos ocupantes pode ser reduzida em até 0% se comparada a uma batida em que a carroceria não é elevada.

Sistema el√©trico principal de 48 volts alimenta a suspens√£o eletromec√Ęnica;

Levantando a carroceria durante um impacto lateral melhora a segurança passiva.

Em resumo temos um completo pacote de inova√ß√Ķes no novo Audi A8, onde a suspens√£o explora os limites do que √© fisicamente poss√≠vel. Uma das inova√ß√Ķes √© a condu√ß√£o din√Ęmica de todas as rodas, que combina condu√ß√£o direta e condu√ß√£o esportiva com uma robusta estabilidade.

A razão de direção das rodas frontais varia em função da velocidade; as rodas traseiras são giradas na direção ou no sentido contrário da condução dependendo da faixa de velocidade.

O manuseio do carro se torna ainda mais din√Ęmico e preciso com o diferencial esportivo. Ele distribui ativamente o torque de tra√ß√£o entre as rodas traseiras, complementando a tra√ß√£o permanente nas 4 rodas quattro que agora √© padr√£o no novo A8.

A segunda nova tecnologia, a suspensão ativa Audi AI, é um sistema de suspensão completamente ativa. Dependendo da vontade do motorista e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos.

Esta flexibilidade confere ampla liberdade √†s caracter√≠sticas da condu√ß√£o ‚Äď variando do conforto de um percurso suave em um sed√£ cl√°ssico luxuoso ao dinamismo de um carro esportivo. Em combina√ß√£o com os sensores de 360¬į, o carro ser√° elevado √† velocidade da luz r√°pida se houver uma iminente colis√£o lateral, reduzindo as potenciais consequ√™ncias de um acidente para todos os ocupantes.

Esse sistema de suspens√£o altamente inovador obt√©m a energia de que necessita de um sistema el√©trico de 48 volts. A Audi agora o instala pela primeira vez como o sistema el√©trico prim√°rio em todas as vers√Ķes do modelo A8. Juntamente com a avan√ßada suspens√£o pneum√°tica do A8, o inovador conceito de suspens√£o proporciona uma experi√™ncia de condu√ß√£o radicalmente nova.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=xhVzG2Cq15k

Tarcisio Dias √© profissional e t√©cnico em Mec√Ęnica, al√©m de Engenheiro Mec√Ęnico com habilita√ß√£o em Mecatr√īnica e Radialista, desenvolve o site Mec√Ęnica Online¬ģ (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o √ļnico centro de treinamento online sobre mec√Ęnica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias s√£o √ļteis para os autom√≥veis cada vez mais eficientes.

 Coluna Mec√Ęnica Online¬ģ – Aborda aspectos de manuten√ß√£o, tecnologias e inova√ß√Ķes mec√Ęnicas nos transportes em geral. Men√ß√£o honrosa na categoria internet do 7¬ļ Pr√™mio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

 

 

 

 

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