Avaliação РToyota Corolla XEi 2.0 AT 2018

Postado em: 8, setembro 2017 por Marcelo Silva

Eu poderia come√ßar essa avalia√ß√£o dizendo que o Corolla 2018 mudou apenas pontualmente, de forma a continuar conservador. Poderia tamb√©m dizer que o Corolla continua sendo fiel ao seu p√ļblico-alvo, sem ousadias. Mas n√£o, nada disso, eu come√ßo essa avalia√ß√£o dizendo que o Toyota Corolla XEi fez 8,6 s em nosso teste de acelera√ß√£o de 0 a 100 km/h (confira no v√≠deo), nada menos do que o mesmo tempo do Cruze Turbo e 1,4 s a menos do que o Honda Civic EXL 2.0, que tamb√©m combina motor 2.0 aspirado e c√Ęmbio CVT.

Seu motor 2.0 16V √© o mesmo da linha anterior, e rende 143/154 cv @ 5.800 rpm de pot√™ncia e 19,4/20,7 kgfm @ 4.800 rpm, e esses n√ļmeros s√£o respons√°veis por carregar 1.315 kg. Nada exorbitante at√© aqui, certo? Mas o respons√°vel pelo desempenho vigoroso do Corolla √© seu c√Ęmbio CVT, que simula 7 marchas e possui at√© mesmo paddle shifts para as trocas. O segredo para extrair o m√°ximo de desempenho √© acionar o modo Sport, afundar o p√© e ver o c√Ęmbio simular as trocas de marcha no limite, enquanto na pr√°tica a for√ßa do motor continua sendo despejada nas rodas, fazendo o sed√£ conservador mostrar que corre algum sangue liberal em suas veias.

Mas nem só de desempenho vive o Corolla 2018, visto que a segurança ativa foi finalmente colocada em primeiro plano, com a adoção de controles de tração e estabilidade para toda a linha. No quesito da segurança passiva, há sete airbags, também de série em qualquer Corolla. A versão XEi conta ainda com nova central multimídia, tão completa que traz inclusive TV Digital, mas deixa a desejar ao não oferecer Apple CarPlay ou Android Auto, que são os apps mais desejados atualmente.

Visualmente h√° poucas altera√ß√Ķes no carro. Come√ßando pela dianteira, os novos far√≥is e grade saltam aos olhos, mas a ousadia maior est√° no para-choque, que conta com fendas laterais ao estilo Golf GTI, dando mais agressividade visual ao sed√£. Lateralmente s√≥ se percebem as novas rodas, agora de aro 17, enquanto na traseira as lanternas s√£o id√™nticas, cuja principal diferen√ßa est√° na ilumina√ß√£o em LED.

A vida a bordo do carro √© √≥tima, com bancos em couro confort√°veis e com √≥timo apoio para o corpo. H√° bom espa√ßo para tr√™s passageiros atr√°s, com direito a t√ļnel central quase plano, o que facilita a vida do terceiro passageiro. No porta-malas viajam 470 litros de bagagem. J√° no quesito ergonomia, todos os comandos est√£o √† m√£o e s√£o f√°ceis de alcan√ßar e usar. A nova tela de TFT no centro do cluster traz um computador de bordo bem √ļtil, que traz inclusive recurso de veloc√≠metro digital, bem √ļtil em estradas cada vez mais recheadas de radares.

Na cidade o Corolla agrada bastante, tanto pela suavidade da suspens√£o quanto pelo bom desempenho. Pisando leve, o giro do motor est√° sempre baixo, e o bom isolamento ac√ļstico do carro praticamente torna o motor inaud√≠vel abaixo de 3.000 rpm. J√° na estrada o Corolla sobra, tanto em acelera√ß√Ķes e retomadas quando na resposta dos freios e da suspens√£o. Sua dire√ß√£o n√£o √© das mais leves em manobras, mas entrega um feeling excelente em velocidade.

Por falar nisso, a din√Ęmica do Corolla continua irretoc√°vel, mesmo com as altera√ß√Ķes na suspens√£o, que deixaram a altura de rodagem mais elevada. H√° tamb√©m menos carga no conjunto, de forma a compensar as novas rodas aro 17, evitando que o carro perca a sua suavidade caracter√≠stica ao rodar. Na pr√°tica o resultado √© √≥timo, o carro est√° sensivelmente mais suave do que seus antepassados, e sua din√Ęmica continua exemplar. Claro que as refer√™ncias da categoria s√£o Civic e Focus, com suas suspens√Ķes mais refinadas, mas o Corolla anda bem pr√≥ximo deles.

Quanto ao seu bolso, come√ßando pelo consumo: 7,2 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, sempre com Etanol e ar-condicionado ligado. N√£o s√£o n√ļmeros exemplares, mas s√£o satisfat√≥rios. E agora o pre√ßo: R$ 103.900, ou seja, um pre√ßo elevado. O Corolla nunca foi barato, sempre teve tend√™ncia a custar um pouco acima da concorr√™ncia e deixar a desejar em alguns itens, mas dessa vez √© diferente. Todos os carros no Brasil s√£o caros, o Corolla n√£o √© exce√ß√£o, a diferen√ßa √© que agora, comparado a qualquer um de seus concorrentes, o Corolla 2018 n√£o deixa a desejar em nada que seja gritante, e at√© tende a superar em alguns pontos. Somando-se isso √† sua liquidez no mercado de usados, ao baixo custo de manuten√ß√£o e √† confiabilidade da rede Toyota, n√£o √© dif√≠cil entender a lideran√ßa do Corolla na venda de sed√£s m√©dios.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=gB-crmYp3no

CONTINUA NA P√ĀGINA 2 (Ficha T√©cnica)

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