Avaliação РVolkswagen up! Connect 1.0 12v TSI E-Flex 2018

Postado em: 25, agosto 2017 por Marcelo Silva

Ao lan√ßar a linha 2018 do up!, uma das preocupa√ß√Ķes da Volkswagen foi mostrar que o carro agora est√° mais “conectado”, ou seja, traz novidades que facilitam o uso de tecnologias a bordo do carro. Para esse fim, a vers√£o Connect foi escolhida como porta-estandarte dessa nova fase do compacto. Esta vers√£o nada mais √© do que um opcional para a vers√£o Move TSI, que por R$ 838 adiciona acabamento interno escurecido, adesivo na lateral, espelhos pintados em preto, rodas aro 15 e o r√°dio Composition Phone.

Esse pacote parece interessante no quesito preço, visto que apenas o rádio Composition Phone sozinho custa R$ 1.432 se for adicionado ao Move up! TSI, mas a desvantagem do pacote Connect é que ele requer que o carro tenha cor Azul, Prata ou Laranja, e estas cores adicionam R$ 1.394 ao preço final. Ou seja, não há almoço grátis.

O r√°dio Composition Phone trouxe um visual interessante para o painel do up! 2018, visto que ele se integra ao black piano do painel e traz uma telinha colorida que, embora n√£o seja touch screen, possui suas fun√ß√Ķes facilmente acessadas atrav√©s dos bot√Ķes no pr√≥prio r√°dio. Com o r√°dio, vem tamb√©m a fun√ß√£o de dados na porta USB no topo do painel, permitindo que o r√°dio reproduza m√≠dias do celular, bem como permite o uso do aplicativo Maps + More, que leva para a tela do celular fun√ß√Ķes do computador de bordo, al√©m de permitir o uso de um GPS da pr√≥pria VW, que possui mapas do mundo todo dispon√≠veis para download, mas n√£o atualiza o tr√Ęnsito em tempo real como o Waze ou Google Maps.

Na pr√°tica faltou a adi√ß√£o de suporte a Android Auto e Apple CarPlay para deixar o up! conectado de fato, embora o novo r√°dio seja bem interessante em rela√ß√£o ao anterior. E j√° quanto √†s altera√ß√Ķes visuais propostas pela linha Connect, elas d√£o um pouco mais de identidade ao carro, e combinam bem com as novidades da linha 2018.

Quanto ao espa√ßo interno, n√£o h√° mudan√ßas em rela√ß√£o a qualquer outro up!, com espa√ßo bom para motorista e passageiro, espa√ßo razo√°vel na traseira e um bom porta-malas de 280 litros. A posi√ß√£o de dirigir √© boa, com regulagem em altura da coluna de dire√ß√£o e do banco, e a visibilidade √© excelente. Na traseira h√° sensor de estacionamento com gr√°fico na tela do r√°dio, mas falta c√Ęmera de r√©. Seu di√Ęmetro de giro √© de bons 9,8 m, mas a dire√ß√£o fica devendo em leveza quando comparada a outros compactos.

Debaixo do cap√ī est√° o j√° conhecido motor 1.0 12V TSI, com tr√™s cilindros, inje√ß√£o direta e turbo. Flex√≠vel, o motor rende 101/105 cv @ 5.000 rpm (G/E) de pot√™ncia e 16,8 kgfm @ 1.500 rpm de torque com qualquer combust√≠vel. Seu c√Ęmbio √© manual de 5 velocidades e possui rela√ß√Ķes longas, mas na pr√°tica sobra for√ßa para empurrar o compacto de 951 kg. No quesito desempenho, n√£o h√° compacto que se compare ao up! TSI, mesmo que seu motor n√£o ofere√ßa os 20,4 kgfm de torque vistos no Golf e futuramente no Polo.

A linha 2018 n√£o trouxe modifica√ß√Ķes √† din√Ęmica do up!, que continua firme ao lidar com as imperfei√ß√Ķes na cidade. Sua embreagem √© ligeiramente pesada, mas os engates do c√Ęmbio s√£o perfeitos, e a grande oferta de torque em baixa permite que marchas maiores sejam chamadas mais cedo, tornando a condu√ß√£o bem suave e econ√īmica. E bota econ√īmica nisso, pois em nosso trajeto urbano o up! Connect fez 14,1 km/l com gasolina, sempre com ar ligado e encarando engarrafamentos.

Na estrada o carro brilha, tanto em desempenho quanto em din√Ęmica e consumo. O carro n√£o √© afiado como um Gol, por exemplo, mas seu comportamento din√Ęmico √© bom e permite realizar curvas sem sustos. No limite, o carro √© dianteiro, e sua rolagem de carroceria n√£o √© exagerada, mas a VW vacilou feio em n√£o oferecer ESP na linha 2018. Os freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira s√£o mais do que suficientes. Quanto ao consumo, fizemos impressionantes 22,4 km/l no ciclo rodovi√°rio, com ar ligado e gasolina no tanque. Em um trecho mantendo m√©dia de 80 km/h e com ar desligado, o up! fez uma m√©dia constante de 27,3 km/l, um n√ļmero impressionante.

No geral, o up! Connect se mostra um √≥timo carro para quem busca um compacto discreto, r√°pido e f√°cil de usar, sendo uma √≥tima op√ß√£o para quem n√£o precisa usar tanto os bancos traseiros ou quem para quem busca um segundo carro mais econ√īmico. O √ļnico problema √© que a VW deixou o up! bastante salgado na linha 2018, e os R$ 56.232 cobrados pelo carro est√£o um pouco al√©m do que ele deveria realmente custar, principalmente se observarmos que a linha 2018 removeu itens interessantes do Move up!, como a luz de neblina traseira e a tampa que divide o porta-malas, bem como n√£o adicionou itens que tanto pedimos, como vidros el√©tricos traseiros, ESP e mais airbags, por exemplo.

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