Avaliação – Mercedes-Benz Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil

Postado em: 18, agosto 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Divulgação

Para comemorar os 20 anos de fabricação nacional da linha Mercedes-Benz Sprinter, a marca alemã irá lançar oficialmente durante a Fenatran 2017 a série limitada “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil”, onde serão oferecidas apenas 20 unidades. Porém, nós jornalistas especializados na área automotiva, tivemos o privilégio de conhecer e dirigir essa versão antes mesmo da apresentação para o público.

Durante a apresentação a imprensa, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, os representantes da marca revelaram todos os segredos e os detalhes que marcam essa data tão importante para a Mercedes-Benz do Brasil. Todas unidades da “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil” ganharam uma configuração diferenciada.

Além das avançadas tecnologias já conhecidas no mercado (entre elas, o ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Ventos Laterais – Crosswind Assyst), esta edição comemorativa recebeu itens de segurança que são inéditos na linha Sprinter, como assistente de partida em rampa e câmera de ré. Também são equipadas com piloto automático com limitador de velocidade, volante multifuncional, alarme, rodas de liga leve, airbags para motorista e acompanhante, para-choques na cor do veículo, grade cromada e adesivo alusivo aos 20 anos no Brasil.

Apresentada pela primeira vez no Brasil, em fevereiro de 1997, a Mercedes criou o segmento de “Large Vans” (3,5 a 5 toneladas de PBT) no Brasil. “Desde então, já foram emplacadas mais de 127.000 unidades da Sprinter no mercado brasileiro”, informa o executivo. “Esse notável volume de vendas atesta o sucesso dos veículos comerciais leves da nossa marca no País, segmento atendido a partir de 1994 com o MB 180 D”. De acordo com a marca, atualmente São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os maiores mercados da Sprinter no País.

A Mercedes sempre pensou e executou suas ideias a frente de todos os concorrentes, oferecendo itens de comodidade, segurança entre outros, antes mesmo de serem obrigatórios nesse tipo de veículo de transporte de passageiros e cargas. Sendo assim, um dos principais diferenciais tecnológicos da linha Sprinter é o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

Para isso, o ESP Adaptativo 9i® integra nove funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo.

São eles: ABS (Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.; ASR (Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem.; BAS (Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas; EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas., LAC (Controle de Carga Adaptativo): considera a distribuição de carga no veículo, ou seja, o centro de gravidade, e controla as funções do ESP de maneira mais efetiva, ROM (Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos;  RMI (Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos; EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador.

O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas e discos de freio; BDW (Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.

A configuração de itens de segurança da Sprinter inclui mais tecnologias e equipamentos. Juntamente com as nove funções do ESP Adaptativo 9i®, são recursos oferecidos para maior segurança do motorista, ocupantes e passageiros. Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral.Faróis de neblina com assistente direcional integrado; Luzes de circulação diurna; Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados.  Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo);  Deslocamento do motor em direção ao solo em caso de colisões, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros; Conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo; Reduz a deformação no habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros; ABS (Sistema de Antibloqueio de Freios); ASR (Sistema de Controle de Tração); BAS (Servofreio de Emergência), EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem); LAC (Controle de Carga Adaptativo).; ROM (Controle de Rolagem).; RMI (Interação de Movimento de Rolagem).; BDW (Limpeza dos Discos de Freio); EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio).;Cintos de segurança com regulagem de altura;Sistema SRS (tensionador do cinto de segurança;;Câmera de ré.;Volante escamoteável (altura e profundidade).; Volante muntifuncional; Rádio com Bluethooth. L; es de freio adaptativas. Gerenciamento do motor em caso de emergência; Sensor de desgaste de pastilha de freio (rodas dianteiras).

Além da versão comemorativa dos 20 anos de fabricação no Brasil, são 60 versões à escolha dos clientes, a família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (Peso Bruto Total – PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton), que são indicados para empresas de transporte, profissionais autônomos e empreendedores.

A linha Sprinter de vans de passageiros é composta por quatro versões: 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Atende tanto o transporte urbano, quanto escolar, fretamento e turismo. Os preços sugeridos da série especial são: R$ 127 mil (chassi com cabina), R$ 148 mil (furgão), R$ 186 mil (street van de 15 lugares) e R$ 208 mil (van de 20 lugares).

Num percurso de aproximadamente 3 km dentro do Parque Olímpico no Rio de Janeiro, fizemos um teste com a nova versão comemorativa, a 415, da categoria caminhão leve que atende o segmento de VUC, com PBT 3,8 toneladas e potência de 146 cv. O acabamento interno chama a atenção, sendo de ótima qualidade. E a ergonomia interna é destaque no modelo, a sensação é que não estamos dirigindo uma Van, e sim um SUV de grande porte.

O motor de 146 cv empurra facilmente a Sprinter, sem deixar furo. Com torque em alta, o modelo avaliado se saiu bem nas acelerações e não decepcionou em nenhum momento, dando conta do recado e se comportando bem nas curvas. Inclusive gostaria de destacar o ângulo de giro das rodas para manobras, que surpreende qualquer um pela ousadia nesse quesito.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/ZTVBa2fNlC8

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