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Yamaha NMAX 160 ABS chega a linha 2018

Mais bonita e confortável, a Yamaha NMAX 160 ABS 2018 acaba de chegar. Além de novas opções cores, como o Preto Eclipse (Preto sólido), R-White (Branco Metálico) e a exclusiva Matt Red (Vermelho fosco) – que segue a atual tendência de cores com acabamento fosco –, na NMAX 2018 a cor das rodas passa a ser em preto, conferindo um aspecto ainda mais agressivo e esportivo ao scooter. Já o assento, agora mescla duas diferentes texturas e ainda uma elegante costura que ressalta suas formas.

Outra mudança ficou por conta dos amortecedores traseiros, que receberam calibragem mais macia para privilegiar o conforto.

No restante, a NMAX permanece o mesmo, incrivelmente ágil, seguro e prazeroso de ser pilotado… Além de inegavelmente bonito e moderno!

Mas há muitos outros detalhes na NMAX 160 ABS que o tornaram um sucesso, elevando o patamar da categoria da qual faz parte, a começar pelo seu motor repleto de refinamentos técnicos que deixam claro o quanto ele é moderno, eficiente e de funcionamento suave.

O primeiro grande ponto positivo a favor deste moderno monocilíndrico, com quatro válvulas e arrefecimento a líquido, é o simples fato dele ser o mais potente de sua categoria, gerando a potência máxima de 15,1cv a 8.000 rpm e o bom torque máximo de 1,47 kgf a 6.000 rpm. Ele foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova geração de motores compactos com eficiência e economia de combustível, atendendo todos os rígidos parâmetros brasileiros atuais de emissão de poluentes.

Em sua concepção, a Yamaha se concentrou em reduzir as perdas de potência com a aplicação de tecnologias avançadas, como a melhoria da eficiência na queima da mistura Ar/Combustível e arrefecimento do motor.

Na busca por desempenho e eficiência, o sistema de arrefecimento recebeu um novo design para que fosse possível um melhor controle na temperatura de funcionamento do motor. O sistema de arrefecimento é compacto e conta com o radiador posicionado na lateral direita do propulsor. A solução foi pensada para se obter um melhor controle da temperatura da câmara de combustão (temperatura média de 800°) e assim tornar mais eficiente a queima da mistura ar/combustível melhorando o torque e a potência do motor.

Outro diferencial do motor da NMAX é a posição do injetor de combustível. Ele fica próximo da válvula de admissão para não só melhorar a homogeneização da mistura ar/ combustível, como para reduzir a carbonização.

Outra inovação é o sistema VVA (Variable Valve Actuation) de controle de abertura variável de válvulas – aliás, o primeiro deste tipo a ser utilizado em um scooter. Ele é capaz de oferecer um bom torque em baixas rotações, potência em médias e altas, e ainda assim garantir economia de combustível, claro, respeitando os limites severos de emissões de poluentes.

O sistema de controle de abertura variável de válvulas determina o momento abertura e fechamento das válvulas, sejam elas de admissão ou de escape.

O momento que as válvulas abrem e fecham, o quanto abrem, e o tempo em que permanecem abertas, determinam toda a característica de funcionamento do motor. Normalmente o comando de válvulas é projetado para escolher uma das alternativas: obter potência em altas rotações ou melhorar o torque em baixas rotações. Dessa forma, em um comando de válvula convencional ou se ganha potência em alta ou se perde o torque em baixas rotações, ou vice-versa.

Na Yamaha NMAX 160 ABS, graças ao sistema VVA, isso não existe. Nela é possível ter um ótimo torque em baixa e também belas respostas em alta rotação. O que o sistema faz é comandar o momento de abertura e fechamento das válvulas conforme a rotação do motor e a carga, tudo controlado através de uma unidade eletrônica. Dessa forma é possível ter duas características diferentes na mesma motocicleta. Na prática o VVA faz com que a NMAX seja ágil nas arrancadas e retomadas no deslocamento urbano.

A NMAX traz em seu motor a tecnologia empregada nos modelos da família MT e na YZF-R3; o cilindro deslocado que minimiza as perdas por atrito entre o pistão e a parede do cilindro; e a tecnologia DiASil no cilindro, que melhora a dissipação de calor gerado pela queima da mistura Ar/combustível, proporcionando melhor eficiência e durabilidade.

A tecnologia DiASil não é apenas um revestimento, mas sim uma nova composição de material criada pela Yamaha. Ele é leve e com ótima dissipação térmica e resistência mecânica, o que reduz o desgaste do cilindro e aumenta a vida útil do motor. Como isso funciona? O desgaste do cilindro é ocasionado pela temperatura que não é totalmente dissipada das paredes internas, com a tecnologia DiAsil (Die cast Aluminum silicon) – Fundição do alumínio com silício – a dissipação do calor é mais efetiva, o que reduz o atrito causado entre o pistão e o cilindro.

Já o cilindro deslocado é uma tecnologia recente da Yamaha já presente em modelos de alta performance como a YZ450F de motocross, onde o cilindro é deslocado a partir do centro do virabrequim para reduzir perdas por atrito. Ao deslocar o cilindro, a posição da biela é perpendicular em relação ao cilindro e, no momento da combustão, o pistão não é forçado contra a parede do cilindro. Isso melhora o torque do motor.

Para quem quer aproveitar a vida na cidade de uma maneira estilosa, prática, acessível e não quer abrir mão do prazer de pilotar, a Yamaha NMAX é a opção.

Seu design combina de esportividade e conforto, marcas registradas da família de scooters MAX da Yamaha. Ele combina estilo e bom gosto, à linhas arrojadas, transmitindo desde a primeira vista, a sensação de ser um scooter fácil de manobrar, funcional e prático para o dia-a-dia. O formato aerodinâmico da carenagem lateral, com o design “Boomerang” da NMAX, são outras características marcantes presentes na família MAX.

Componentes como seu chassi tubular também são responsáveis por seu comportamento surpreendente. Nele há grandes avanços tecnológicos como a aplicação de tubos leves e mais resistentes que contribuem na distribuição das forças físicas equilibrando a rigidez de todo o chassi, e seu formato em delta é que determina a sensação de controle e direção sentidas pelo piloto.

Na NMAX, o acoplamento do motor e chassi é feito por um suporte “link” fixado por coxins de borracha, eliminando as vibrações que são sentidas nas acelerações, o que na prática resulta em maior conforto e segurança.

O equilíbrio encontrado na rigidez do chassi resulta na entrega de estabilidade, permitindo com que o piloto faça mudanças rápidas de direção no tráfego, sentindo não só a sensação de agilidade, como também de segurança.

Seja qual for o tipo de veículo, segurança nunca é demais. Neste quesito a NMAX também é surpreendente. Ele é primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento (ABS) como item de série. Os discos de freio dianteiro e traseiro tem 230 milímetros de diâmetro, o que proporciona potência e progressividade na frenagem.

Parte da sensação de conforto na condução e também de equilíbrio, se dá em função do conjunto de suspensões da NMAX.

No modelo 2018, os amortecedores traseiros Double Shock (curso de 90mm na roda) ganharam uma calibragem mais macia, privilegiando o conforto. Já o garfo dianteiro, com curso de 100mm, permaneceu sem qualquer tipo de alteração.

Na NMAX 2018, as rodas ganharam nova cor, agora em preto. Elas são forjadas em liga de alumínio, tem 13 polegadas diâmetro e são calçadas com pneus largos, sem câmara (110/70 na dianteira e 130/70 na traseira).

Dentre as premissas do projeto da NMAX, está a de oferecer conforto premium, tanto para o piloto quanto para o garupa. Seu desenho oferece amplo espaço para os pés e para esticar as pernas. Esse layout espaçoso permite que o piloto adote diferente posições de pilotagem, podendo optar entre um posicionamento mais confortável ou esportiva. Para o garupa, o assento duplo traseiro é ligeiramente mais elevado em relação ao piloto, proporcionando além de melhor acomodação para as pernas, uma maior visibilidade.

Sob o assento, um detalhe contribui – e muito – para o conforto e praticidade: um grande compartimento de armazenamento. Com capacidade de 25 litros, ele é capaz de abrigar um capacete integral e outros pequenos pertences, como uma capa de chuva.

Além de um design arrojado e moderno, o painel de instrumentos do NMAX, em LCD totalmente digital, é de fácil leitura. Nele, a retro iluminação em LED permite que a assimilação das informações mostradas sejam fáceis de serem lidas também durante a noite. Seu acabamento especial da lente – que elimina reflexos –  melhora a visibilidade.

Ele possui dois hodômetros parciais, relógio, computador de bordo e indicadores de pilotagem econômica ECO, de consumo instantâneo e de nível de combustível no tanque.

 Até mesmo avisos importantes, como o momento de troca do óleo lubrificante e da troca da correia do sistema CVT (Continuosly Variable Transmission) o painel da NMAX é capaz de informar.

O tanque localizado no túnel central, tem tampa de fácil abertura, com capacidade de 6,6 litros de gasolina com reserva de 1,4 litros. Seu posicionamento na parte inferior do scooter contribui para que a centralização de massas fique concentrado na parte de baixo, privilegiando a agilidade.

Além de mais eficientes, os faróis em LED também contribuem para o estilo esportivo da NMAX. No farol baixo, sua luz elegante e poderosa tem um olhar duplo, enquanto no farol alto o feixe de luz central aparenta tripla iluminação.

A lanterna traseira da NMAX também adota luz de freio em LED, o que lhe dá um aspecto premium e melhorando a eficiência do sistema elétrico.

Fonte: Yamaha Motor do Brasil Ltda.

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