Avaliação РVolkswagen Cross Up! 1.0 12v TSI E-Flex 2018

Postado em: 28, julho 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

A linha 2018 trouxe a t√£o aguardada reformula√ß√£o visual que foi vista primeiro no modelo europeu. A expectativa era grande, e cogitava-se a possibilidade do up! ganhar, no Brasil, itens que j√° existem na Europa desde o modelo anterior, como controles de estabilidade, al√©m de mais airbags. Havia tamb√©m uma lista enorme de reivindica√ß√Ķes de propriet√°rios e f√£s do compacto, como visto em f√≥runs do carro pela internet afora, como vidros traseiros el√©tricos, sa√≠da de ar central em outra posi√ß√£o, etc.

No mundo real a situa√ß√£o √© diferente: o up! 2018 ganhou visual mais moderno, r√°dio com display mais intuitivo, novo cluster com conta-giros maior e volante multifuncional. Os itens reivindicados pelos f√£s foram deixados de lado, pelo menos por enquanto. Fato √© que o carro manteve suas boas qualidades, que s√£o as dimens√Ķes compactas, o motor forte e a solidez exemplar, fruto de um √≥timo projeto.

Externamente o carro conta com novos para-choques dianteiros e traseiros, novo detalhe em vermelho na grade das vers√Ķes com motor turbinado, al√©m de adesivos com a sigla TSI nas colunas laterais. H√° novas rodas em todas as vers√Ķes e, na vers√£o Cross que testamos, h√° rack no teto, moldura de pl√°stico ao redor das rodas e outros detalhes exclusivos da vers√£o Cross. N√£o h√° pneus de uso misto ou suspens√£o elevada.

Do lado de dentro, o carro est√° ligeiramente mais requintado, especialmente pela central multim√≠dia e pelo led que percorre o painel de um lado ao outro. O volante traz comandos de √°udio, telefonia e opera o computador de bordo. Seu novo cluster traz instrumentos maiores e tela maior do computador de bordo, que por sua vez traz as mesmas fun√ß√Ķes de antes. A central multim√≠dia opcional Composition Phone (R$ 1.419) traz funcionamento bem intuitivo mesmo n√£o sendo sens√≠vel ao toque, e traz um sistema “Maps + More” de integra√ß√£o com o smartphone, mas n√£o conta com Apple Carplay ou Android Auto.

Os bancos seguem os mesmos, com boa regulagem em altura, enquanto a coluna de dire√ß√£o √© regul√°vel apenas em altura. A posi√ß√£o de dirigir √© boa mesmo para motoristas mais altos, gra√ßas ao painel pouco volumoso que n√£o incomoda os joelhos. A ergonomia √© √≥tima com todos os comandos √† m√£o, enquanto o espa√ßo interno na dianteira √© bom e na traseira apenas razo√°vel para adultos de m√©dia estatura. Seu porta-malas leva bons 285 litros. Ao volante o motorista conta com √≥tima visibilidade, gra√ßas aos retrovisores externos generosos e boa √°rea envidra√ßada. H√° sensores de estacionamento na traseira com indicador gr√°fico e sem c√Ęmera de r√©.

No cofre do motor est√° uma pequena joia da engenharia: o motor 1.0 de 3 cilindros e 12V turboalimentado, com inje√ß√£o direta, que gera 101/105 cv de pot√™ncia @ 5.000 rpm (G/E) e 16,8 kgfm @ 1.500 rpm de torque, e se mostra mais do que suficiente para dar √≥timo desempenho ao carro de 991 kg. Em nosso teste o Cross up! acelerou de 0-100 km/h em 9,3 segundos, um √≥timo n√ļmero. E al√©m de andar bem, bebe pouco: 12,5 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada, com gasolina e ar ligado sempre. O c√Ęmbio √© manual de 5 velocidades com rela√ß√Ķes longas.

Rodar com o Cross up! na cidade √© extremamente prazeroso, fruto de suas dimens√Ķes compactas e seu √≥timo di√Ęmetro de giro de 9,8 m. √Č f√°cil encontrar vagas para o carro e ele flui bem no tr√Ęnsito, com direito a desempenho vigoroso. Suas suspens√Ķes est√£o bem calibradas para o uso urbano, filtrando bem as irregularidades, sofrendo apenas em vias mais esburacadas. O conjunto de rodas e pneus (185/60 R15) est√° bem adequado ao carro.

J√° na estrada, o motor TSI garante vigor de sobra ao carro, em qualquer situa√ß√£o de uso. Ultrapassagens, acelera√ß√Ķes e retomadas s√£o √≥timas. Os freios tamb√©m est√£o bem adequados ao carro, enquanto sua din√Ęmica √© boa, com alguma tend√™ncia ao subester√ßo. Embora o carro conte com controle de tra√ß√£o, a VW vacila em n√£o oferecer controles de estabilidade. O c√Ęmbio longo permite viagens com rota√ß√£o do motor bem baixa, o que contribui para o bom isolamento ac√ļstico.

No geral, o Cross up! TSI continua mantendo suas boas qualidades, al√©m de ter evolu√≠do em alguns detalhes. De qualquer forma, a VW deixou de oferecer itens adicionais de seguran√ßa e requinte que fazem falta em um carro cujo pre√ßo come√ßa em R$ 56.350 e pode chegar a consider√°veis R$ 59.991. Para quem busca um carro discreto, √°gil e econ√īmico, n√£o h√° compra atual melhor que o up! TSI.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=KZ8A9Xe4NhM

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