Ford Escort XR3 completa 35 anos

Postado em: 17, julho 2017 por Redacao

O Ford Escort XR3, vers√£o esportiva do compacto que foi um dos maiores sucessos da ind√ļstria automotiva mundial, completou 35 anos de lan√ßamento na Europa. No Brasil, o modelo chegou um ano depois, em 1983 ‚Äď com a mesma apar√™ncia do europeu, mas sem inje√ß√£o eletr√īnica ‚Äď e logo se tornou o sonho de consumo de uma gera√ß√£o. Recentemente, o Escort ganhou destaque na m√≠dia mundial com o lan√ßamento de uma nova vers√£o na China.

Com nome derivado de ‚ÄúExperimental Research 3‚ÄĚ, o XR3 era equipado com motor 1.6 a √°lcool de 82,9 cv. Externamente, trazia defletor dianteiro, aerof√≥lio traseiro, teto solar de vidro com persiana interna, far√≥is de longo alcance com lavadores e de neblina. O interior tinha bancos esportivos e painel bem equipado. Seu visual arrojado tamb√©m garantia o melhor coeficiente aerodin√Ęmico do mercado na √©poca (Cx 0,385).

Em 1985 o hatch ganhou a versão conversível, um ícone da linha, com sistema de acionamento manual que facilitava a movimentação da capota e vidro vigia traseiro com desembaçador elétrico.

No modelo 1987, o XR3 foi reestilizado com linhas mais suaves e para-choques de pl√°stico envolventes que melhoraram a aerodin√Ęmica, novas rodas de alum√≠nio, aerof√≥lio, painel com ilumina√ß√£o indireta e volante com revestimento imitando couro perfurado.

Em 1989, o Escort XR3 passou a ter motor 1.8 de 99 cv. Na linha 1990, al√©m de aerof√≥lio redesenhado e para-choques e saias na cor da carroceria, o convers√≠vel introduziu a capota com acionamento eletro-hidr√°ulico. Em 1991, a s√©rie limitada XR3 F√≥rmula trouxe amortecedores ajust√°veis com controle eletr√īnico, variando a carga conforme a velocidade. No fim da s√©rie, esses amortecedores passaram a ser oferecidos como opcionais no XR3 1992.

A segunda gera√ß√£o do Escort nacional foi apresentada em 1992, com dist√Ęncia entre-eixos aumentada de 2,40 m para 2,52 m, que melhorou o espa√ßo interno, e carroceria mais aerodin√Ęmica (Cx 0,35). O XR3 ganhou motor 2.0 de 115,5 cv, com inje√ß√£o multiponto LE-Jetronic ‚Äď mais tarde trocada pela EEC-IV ‚Äď, freio a disco nas quatro rodas e suspens√£o mais firme, al√©m de far√≥is de duplo refletor e far√≥is de neblina no para-choque. Outra novidade da linha foi o lan√ßamento da vers√£o de entrada Escort Hobby, com a carroceria antiga e motor 1.6.

Em 1996, a produ√ß√£o do Escort saiu de S√£o Bernardo do Campo, abrindo espa√ßo para o Fiesta brasileiro, e foi concentrada em Pacheco, na Argentina. A vers√£o esportiva deixou o nome XR3 e passou a se chamar ‚ÄúRacer‚ÄĚ. Em 1997, a fam√≠lia teve o esportivo Escort RS, hatch 3 portas com motor Zetec 1.8.

O Escort despediu-se do mercado em 2003, deixando um legado de muitos f√£s e inova√ß√Ķes durante seus 20 anos de produ√ß√£o. 

Fonte: Imprensa Ford

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