Coluna “De carro por a√≠” por Roberto Nasser

Postado em: 14, julho 2017 por Roberto Nasser

Mobi agrada e cresce em vendas

Usualmente lan√ßamentos de produtos provocam compras iniciais turbinadas pela emo√ß√£o e ap√≥s baixam √† linha de normalidade, permitindo previs√£o de consumo pelo mercado. O adv√©rbio Usualmente √© bem v√°lido, e por presun√ß√£o ocorrer√° com o Renault Kwid a ser apresentado ao in√≠cio de agosto. Mas h√° exce√ß√Ķes, e o inusual ocorre com o concorrente Fiat Mobi, mais recente delas. N√£o se localiza com precis√£o a causa de sua baixa demanda inicial, mas com certeza resulta da soma de dois fatores: primeiro, o t√≠bio retorno da imprensa especializada, m√≠dia gratuita e primeiro passo em lan√ßamento de ve√≠culos, alguns textos contaminados pela m√° apresenta√ß√£o. Segundo, √† mostra nova dire√ß√£o da FCA insistiu em juntar p√ļblicos n√£o misc√≠veis: jornalistas especializados e novo segmento blogueiro. Este, dentro de sua especialidade superficial, nos canais sociais cobriu o lan√ßamento exibindo fotos do tipo Eu e o Mobi, sem maiores informa√ß√Ķes quanto ao produto. Como adi√ß√£o, na festa de lan√ßamento no segundo grupo viu-se o desconhecido, arrepios e abras√Ķes. E pela aparente nova √≥ptica suprimiu-se explana√ß√£o t√©cnica ‚Äď exig√™ncia b√°sica da primeira categoria, √≥bvia desnecessidade √† segunda.

Outra parcela foi lan√ß√°-lo com o motor Fire 1,0 litro, 75 cv, quatro cilindros, em √ļltima evolu√ß√£o, fim de linha. Os dois eventos n√£o instigaram os consumidores e em junho de 2016 o Mobi foi comprado em poucas 2.822 unidades. Logo empresa aplicou como op√ß√£o o novo motor Firefly 3 cilindros, tamb√©m 1,0 litro, 06 v√°lvulas, 72/77 cv e 10,4/10,9 mkgf de torque. Medida soprou ar favor√°vel sobre o carro, fazendo crescer a demanda, sedimentando a consci√™ncia de ser adequado ao uso citatino, bem disposto, e at√© o momento o mais econ√īmico do pa√≠s.

Mais recente incremento √© combinar o sistema automatizador antes chamado Dualogic e agora GSR, com aletas de acionamento apostas sob o volante, com motor tri-cil√≠ndrico. O sistema inclui adjut√≥rio para identificar press√£o no acelerador para ultrapassagens; busca marcha inferior e mant√©m o motor em alta rota√ß√£o. No pacote manteve a fun√ß√£o Creeping, para manobrar sem necessidade de premer o acelerador. Identifica a vers√£o como Drive GSR, e o conforto da desnecessidade de m√ļltiplos acionamento do pedal da embreagem no tr√Ęnsito. H√° vers√£o com caixa de acionamento mec√Ęnico, 5 velocidades, com o antigo motor Fire.

Na ascens√£o, um ano depois registrou m√™s passado 6.562 vendas a varejo,

bem superando o VW up! at√© ent√£o a refer√™ncia num segmento muito particular do mercado, o dos sub-compactos. Aparentemente houve lento entender do significado do produto, a consci√™ncia de n√£o ser um Uno mais barato, apesar do nome bem achado para exprimir Mobilidade Urbana. √Č para andar nas cidades, parar nas vagas menores, cumprir agenda de solteiros ou fam√≠lias pequenas e com filhos de pouca altura, porta malas para necessidades especificamente urbanas. O motor Firefly de projeto novo √© bem disposto, √°varo em consumo; freios bem dimensionados; estabilidade e acertos de suspens√£o primorosos, como o s√£o os da marca; bom casamento entre motor e transmiss√£o automatizada com passagem de marchas sem trancos. √Č um carro urbano. Andar na estrada √© concess√£o, n√£o √© voca√ß√£o.

Mais perto da autonomia

Audi apresentou em seu Audi Summit, uma reuni√£o de tecnologia para mostrar conquistas a p√ļblico externo, o sed√£ A8, primeiro carro com N√≠vel 3 de automa√ß√£o produzido em s√©rie no mundo ‚Äď o famoso andar sozinho √© o N√≠vel 4.

√Č evolu√ß√£o de tecnologias j√° dispon√≠veis, fact√≠veis por 12 sensores ultrass√īnicos, lendo placas de sinaliza√ß√£o, faixas pintadas nas vias, tomando informa√ß√Ķes do curso dos carros √† frente e atr√°s, radares e um scanner a laser. Se a ociosidade fizer o motorista dormir, um alarme o despertar√°; em caso de situa√ß√£o de tr√Ęnsito exigir sua aten√ß√£o, d√° alguns segundos para assumir o comando. Caso contr√°rio inicia diminuir a velocidade at√© parar no acostamento. √Č capaz de seguir com autonomia at√© os 60 km/hora. Pelo celular, de fora do carro, pode-se comandar seu estacionamento.

Sistema de varredura frontal adotado pelo Mercedes S há três anos foi incorporado, permitindo identificar buracos e acertar a suspensão para enfrentá-los e, como aprimoramento, radares identificam possibilidade de colisão lateral, elevando o carro em 8 cm, oferecendo à colisão a parte mais rígida da carroceria.

Mal e bem

Desgastado dito popular diz, h√° males que vem para o bem. Parece o caso deste e de outros Volkswagen ‚Äď Audi √© empresa VW. Como consequ√™ncia do Dieselgate, o esc√Ęndalo dos poluentes motores diesel da marca, VW quer i√ßar a bandeira da tecnologia dispon√≠vel para reconquistar confian√ßa.

Tesla inicia produção. Um novo tempo

Pol√™mico, o novo modelo Tesla 3 entrou em produ√ß√£o. √Č o primeiro el√©trico a reunir caracter√≠sticas especiais como bom desenho, conforto, boa autonomia e bom pre√ßo – estimado em US$ 35 mil – equivalendo a R$ 112 mil. Acima de tudo conta com um enorme aval: h√° 400.000 – quatrocentos mil – pedidos sinalizados. O n√ļmero √© absolutamente invulgar na hist√≥ria da ind√ļstria automobil√≠stica e demonstra o acerto do caminho tomado pelo l√≠der da companhia Elon Musk. √Č empres√°rio vitorioso, dono do sistema de pagamentos intern√©ticos Paypal.

Promessa de Musk √© fazer o modelo inicial para atingir grandes n√ļmeros e grande massa de compradores, mudando o desenho dos usu√°rios, ecologistas e ex-hippies.. Produ√ß√£o se inicia com enormes pulos: 100 unidades em agosto; 1.500 setembro; 20.000 em dezembro e projetados 500.000 em 2018. Atualmente Tesla tem pequena fabrica√ß√£o e pre√ßos elevados, operando dentro do figurino dos outros concorrentes, como produto de nicho. Mas a instala√ß√£o da nova f√°brica quer mudar o panorama.

In√≠cio da produ√ß√£o foi antecipada em duas semanas por raz√Ķes promo-sentimentais: a primeira unidade n√£o foi separada para a garagem de Musk, mas comprada por Ira Ehrenpreis, diretor da empresa – vai presente√°-lo a Musk √† data de seu anivers√°rio, o 28 de julho marcando o lan√ßamento do 3. O n√ļmero n√£o √© gracioso. A rela√ß√£o de produtos Tesla, do sed√£ maior ao modelo convers√≠vel, todos tem tra√ßo de parte do time de design da BMW, contratado para formatar o produto. O 3 indica ser concorrente para a faixa de mercado onde est√£o BMW 3, Audis 3 e 4, Mercedes S√©rie C, Jaguar F, e se afigura como concorrente ao BMW Series 3 All-Electric. 

Como adequado a procedimentos vanguardistas Musk fez, por si só, pré apresentação: fotografou e mandou textos por tweeter. Pelas fotos foram mantidas as linhas do protótipo apresentado como atração às vendas; terá tração simples na série inicial; interior não revelado sabendo-se apenas de grande tela no painel de instrumentos; dois porta-malas; ausência de grade no painel frontal. Embora seja referência dos primórdios do automóvel, para caracterizar a tomada de ar para refrigeração do motor, é totalmente desnecessária com a nova arquitetura operacional. Lançamento formal ao final do mês.

Roda-a-Roda

Mais uma ‚Äď Utilit√°rios esportivos deixaram de ser mera op√ß√£o de carroceria transformando-se em moda de larga dura√ß√£o. Ao momento representam nos maiores mercados ¬ľ das vendas totais no segmento de ve√≠culos leves. 

Todas ‚Äď Aston Martin, Bentley, Jaguar, Lamborghini, Rolls-Royce, √≠cones de luxo e performance, caracter√≠sticas muito distantes do utilitarismo, aderiram √† oportunidade de mercado.

Ali√°s, – Lambo prepara o Urus, varia√ß√£o crossover para ser modelo de sua maior produ√ß√£o. F√°brica nova, negociada, incentivada, entende mercado do novo produto igual √† soma dos demais modelos da marca ora em produ√ß√£o.

√Ā bala – Ao lan√ßamento do Ferrari GTC4Lusso, com tra√ß√£o nas 4 rodas, perguntaram a Sergio Marchionne, CEO da FCA e da Ferrari, quando teria um SUV. Respondeu teatralmente: s√≥ se atirarem em mim.

Mudan√ßa ‚Äď Parece, est√° comprando colete bal√≠stico. Revista inglesa Car revelou c√≥digo de novo produto Ferrari: F16X. Um SUV. Divergiu da √≥bvia transforma√ß√£o do SUV Maserati Levante ou o Alfa Stelvio num Ferrari ‚Äď embora plataformas e mec√Ęnica sejam id√™nticas. Quer se diferenciar por linhas e exclusivo motor V12.

Raz√£o ‚Äď Teria jeito acupezado, com ampla porta traseira em vidro, como evolu√ß√£o do esteticamente inexplic√°vel e fugaz C4Lusso. O SUV deve substitu√≠-lo em 2020. Porqu√™ da mudan√ßa ? Simples. Ferrari abriu capital, admitiu s√≥cios – cobradores por mais lucros. √Č o segmento maior potencial de crescimento.

Desafio ‚Äď Land Rover vive provoca√ß√£o s√©ria: retomar a produ√ß√£o do Defender, seu modelo ic√īnico, para trabalho, descontinuado em 2015 ap√≥s seis d√©cadas. Empresa adotou linha de ser cada vez mais autom√≥vel e menos jipe.

Dificuldade ‚Äď Problema maior √© fugir da tenta√ß√£o de maquiar o velho Defender e, ao mesmo tempo provocar lembran√ßas de compradores de mais idade e compatibilizar com exig√™ncias de novos clientes, mantendo a diferen√ßa de comportamento para n√£o concorrer com a linha atual.

Op√ß√£o ‚Äď Fiat atravessa situa√ß√£o assemelhada: como mudar o picape Strada, l√≠der em seu segmento, sem que o pre√ßo atinja o seu tamb√©m picape Toro, o mais vendido do pa√≠s?  Prot√≥tipos tem sido constru√≠dos para encontrar caminho vi√°vel ‚Äď e de custos contidos. Um deles utiliza a parte frontal do Mobi.

P’ra cima – Associa√ß√£o dos Fabricantes de Ve√≠culos revisou as proje√ß√Ķes para o ano, considerados os √ļltimos n√ļmeros de vendas no mercado externo e as exporta√ß√Ķes – caminho tomado pela empresas para evitar uma onda de desempregos e preju√≠zos ainda maiores. Para estas imagina atingir 705 mil unidades vendidas a outros pa√≠ses, expans√£o de 35%. Em termos de produ√ß√£o acredita em 2,62 milh√Ķes de unidades no exerc√≠cio, crescimento de 21,5%. 

Seguran√ßa ‚Äď Governo argentino quer pacote de seguran√ßa em todos os ve√≠culos produzidos no pa√≠s. Reuni√£o no pal√°cio governamental, a Casa Rosada, acertou data de 1o de janeiro de 2018 para vigor. Dentre os equipamentos, o controle de estabilidade, ESP ou ESC.

Barreira ‚Äď Empresas solicitam adiamento. No Brasil, com quem faz intenso troca-troca, tal obriga√ß√£o vale apenas a partir de 2020. O lobby dos fabricantes daqui √© mais efetivo e r√°pido.

A√ß√£o – Fez autoridades de tr√Ęnsito ignorar recomenda√ß√£o da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde para ado√ß√£o em todos os ve√≠culos produzidos mundialmente.

Solu√ß√£o ‚Äď Minist√©rio da Sa√ļde deveria fazer carga pela ado√ß√£o, para reduzir acidentes, danos f√≠sicos, e enormes custos bancados para recuperar feridos.

Case ‚Äď Campanha de lan√ßamento do Renault Kwid baliza sucesso: mais de 40 mil acessos diretos ao s√≠tio da empresa; reservas com sinal superaram desconhecida meta da empresa; e h√° as feitas diretamente nos revendedores. Problema positivo, encomendas superam capacidade de produ√ß√£o.

Mercado ‚Äď Dividir√° mercado com VW up!, Fiat Mobi, Kia Picanto, Chery QQ.

F√≥rmula ‚Äď Para diferenciar-se em consumo reduzido e maior rendimento, projeto focou na redu√ß√£o de peso. No emagrecimento voltou-se √† solu√ß√£o tradicional francesa, tr√™s parafusos por roda. Aqui Dauphines, Gordinis e Ford Corcel, projetos Renault o utilizavam. E mono limpador pantogr√°fico do para brisas.

Pimenta ‚Äď Volkswagen apresentar√° vers√£o Pepper em todas as suas linhas. Baseia-se em hom√īnimo Fox. Pintados em branco, preto ou vermelho real√ßa acess√≥rios. N√£o h√° altera√ß√£o mec√Ęnica. Marca a volta de Gustavo Schmidt √† empresa, agora como Vice Presidente comercial. Agosto.

Caminho ‚Äď H√° cinco anos quem imaginaria o Brasil comprando auto pe√ßas ou conjuntos completos da √ćndia. Pois o inimagin√°vel ganhou forma: pre√ßo baixo permite BMW importar a moto 300R desmontada; Renault traz partes para o novo Kwid; motor 1,5, 3 cilindros Ford vem para equipar o novo Ford EcoSport.

Promo√ß√£o ‚Äď Adensar relacionamento, insuflar paix√£o e fidelidade √† marca, vender produtos de moda ou motos novas. √Č o leque aberto pela Harley-Davidson em seu Garage Week, fim de semana de 14 e 15.julho em todas suas revendas, com food trucks, bandas de rock, barbearias, est√ļdio de tatuagem.

Ocasi√£o – Como neg√≥cio, itens moda/moto e modelos Roadster, Fat Boy e Softail De Luxe aceitando usadas sobre valorizadas em R$ 5 mil. At√© o fim do m√™s. 

Foco РGoverno Federal agregou Itaipu nos grupos de trabalho encarregados de formatar a Rota 2030, nova política industrial a ser adotada ao final do ano. Criou sub grupo para veículos elétricos. Itaipu é uma pequena montadora de tais produtos.

Velhos ‚Äď Resolu√ß√£o 661/17 do Contran define procedimentos para fazer baixa cadastral em ve√≠culos. Com mais de 10 anos de n√£o licenciamento e 25 de produ√ß√£o ser√£o rotulados Frota Desatualizada.

Situa√ß√£o – Propriet√°rio sem tomar provid√™ncias ver√° seu ve√≠culo baixado e sem registro no Renavam, ou seja, proibido de circular. Se o fizer, infra√ß√£o grav√≠ssima, sete pontos a mais e R$ 293,47 a menos na Carteira.

Caixa ‚Äď Medida tem car√°ter administrativo interno e agrada aos estados. Sens√≠vel percentual da frota deixa de recolher taxas de manuten√ß√£o de cadastro ‚Äď exceto MG onde o IPVA √© cobrado sobre frota antiga -, rodando √† margem das regras.

TAM ‚Äď Passados 10 anos do acidente com o Airbus da TAM, saindo da pista em Congonhas, SP, e explodindo em chamas, matando 199 pessoas, n√£o h√° senten√ßa condenat√≥ria, apenas exce√ß√Ķes pontuais.

A√©reo ‚Äď Com a defini√ß√£o de cobrar malas despachadas, consequ√™ncia nos avi√Ķes tem sido aumento de malinhas e sacolas como bagagem de m√£o ‚Äď tornando insuficientes os bagageiros de bordo.

Solu√ß√Ķes? – Reorganize ‚Äď ou ocupe os primeiros lugares nas filas de embarque. Reclame. Transporte concedido nunca traz vantagem ao consumidor/contribuinte. S√≥ a concedente e concession√°rio ‚Äď vide as pris√Ķes dos operadores de √īnibus no RJ.

Sentimental ‚Äď Ex-dona tenta achar seu antigo Lada Niva. Estava em S Paulo, √© gren√°, ano 1993/94 e placas LAB 7090. Sabe dele ? Informe √† Coluna.

Aplica√ß√£o ‚Äď Ap√≥s disparada de pre√ßo dos ve√≠culos colecion√°veis no mercado dos EUA, resultados chegaram √† Europa. No √ćndice de Investimentos de Luxo Knight Frank especializado em ativos de valor, cresceu 457%. Im√≥veis 20%.   

Vis√£o ‚Äď Andrew Shirley, consultor da empresa, ante vis√£o distorcida de ganhos com ferros velhos, aconselha cautelas:

  1. Nem todo modelo terá a mesma valorização;
  2. Há custos significativos de armazenagem, proteção, seguros;
  3. Compre o que gostar√° de possuir;
  4. Veja o ganho de valor como um b√īnus.

Gente ‚Äď Marco Ant√īnio Lage, diretor da FCA, 245 na Fiat, resignouOOOO Incompatibilidade entre o formulador de pol√≠ticas de comunica√ß√£o social, rela√ß√Ķes corporativas, sustentabilidade, e superior com vis√£o teuto cartesiana. OOOO Mercado perde o melhor profissional do ramo, h√°bil a voos maiores, tipo Vale, Petrobr√°s, governo Temer. OOOO Jo√£o Ciacco, diretor de publicidade, temporariamente duplicar√° fun√ß√Ķes. OOOO

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