Avaliação РVolkswagen Gol 1.0 MPI Track Flex 2017

Postado em: 14, julho 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

Para seguir a onda dos aventureiros urbanos, a VW lan√ßou uma vers√£o do Gol mais adequada a pisos ruins, batizada como Gol Rallye. Ele vinha com suspens√£o elevada, motor 1.6 e era o topo da linha do compacto. At√© a gera√ß√£o anterior, o Gol Rallye existiu, e foi o primeiro (e √ļnico) Gol a contar com o motor 1.6 16V MSI de 120 cv. Era muito r√°pido, mas durou pouco. Ainda na gera√ß√£o anterior, o Gol Track foi lan√ßado, e se tratava de uma vers√£o aventureira mais simples, com motor 1.0.

Ap√≥s o facelift mais atual, apenas o Gol Track voltou. Equipado com motor 1.0 MPI de 3 cilindros e 12V, o carro conta com detalhes visuais exclusivos, como farol com duplo refletor, cap√ī, grade e para-choques exclusivos, heran√ßa da Saveiro Cross. Al√©m disso o carro conta com molduras de pl√°stico pretas nos para-lamas e detalhes em preto na carroceria. N√£o h√° altera√ß√Ķes na mec√Ęnica, nem mesmo suspens√Ķes elevadas, e isso √© uma boa not√≠cia, pois o Gol Track √© bom de ch√£o como qualquer outro Gol.

Seu propulsor entrega 75/82 cv @ 6.250 rpm de pot√™ncia e 9,7/10,4 kgfm @ 3.000 rpm de torque (G/E). Moderno, o motor 1.0 de 3 cilindros √© bem el√°stico e entrega desempenho razo√°vel ao carro, que pesa 990 kg. Combinado ao motor est√° o c√Ęmbio MQ200, que possui engates r√°pidos e precisos, e ainda √© uma refer√™ncia no mercado nacional. Em nosso teste, o carro foi bem econ√īmico com gasolina, fazendo 13 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. Sua acelera√ß√£o de 0-100 km/h foi feita em 14,4 segundos.

Do lado de dentro a versão Track também não traz mudanças, e continua a trazer o painel de materiais simples com encaixes precisos. O visual lembra o Golf, especialmente com a vistosa central multimídia (que custa R$ 2.524). Seu preço básico é de R$ 43.990, mas equipado conforme o carro que testamos, sai por R$ 50.587. Só a pintura laranja custa R$ 1.780.

Dentro do Gol h√° espa√ßo suficiente para 4 adultos de estatura mediana, sendo que pessoas mais altas carecem de espa√ßo para as pernas no banco traseiro. Seu porta-malas de 285 litros √© honesto. A posi√ß√£o de dirigir √© razo√°vel, e o banco conta com regulagem pouco precisa em altura. A coluna de dire√ß√£o n√£o √© regul√°vel em altura ou profundidade. J√° a visibilidade √© excelente pelos retrovisores, e o sensor de estacionamento auxilia nas manobras, que s√£o bem f√°ceis de realizar, gra√ßas ao di√Ęmetro de giro de 10,8 m e as dimens√Ķes contidas do carro.

Rodando na cidade o Gol √© suave, com suspens√£o bem calibrada para asfalto crocante ou liso. Seu isolamento ac√ļstico √© bom e a solidez do carro √© agrad√°vel, fruto da boa plataforma. O motor 1.0 tem uma certa apatia em baixos giros, mas acima de 3.000 rpm ganha for√ßa com vigor, entregando bom desempenho ao compacto, especialmente com Etanol no tanque.

Na estrada o carro roda com giros mais altos que o ideal, o que atrapalha um pouco o consumo, embora a suavidade do motor mascare um pouco as rota√ß√Ķes elevadas. O lado bom disso √© que o motor est√° sempre na faixa de torque ideal, fazendo com que as respostas e retomadas em ritmo rodovi√°rio sejam sempre agrad√°veis. O carro tem √≥tima estabilidade e bom equil√≠brio, al√©m de bons freios, mas fica devendo itens de seguran√ßa ativa como controles de tra√ß√£o e estabilidade.

Em resumo, o Gol Track é uma opção interessante para quem pensa em um compacto, especialmente pelo seu visual exclusivo. Na prática ele seria ainda mais interessante com motor 1.6, de preferência o 1.6 16V, e quem sabe um refinamento maior no acabamento e em alguns mimos para o motorista, mas aí precisaria se chamar Rallye.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=ut2WwJ67GdM

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito