Avalia√ß√£o ‚Äď Renault Logan Dynamique 1.6 16V SCe Flex 2017

Postado em: 16, junho 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Lan√ßado em novembro de 2016, o novo motor 1.0 SCe, junto com o propulsor 1.6 SCe (Smart Control Efficiency) da Renault chegou para dar um novo f√īlego os modelos da marca. Eles chegam para equipar o Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch. Os motores foram totalmente desenvolvidos pela Renault Tecnologia Am√©ricas (RTA) e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paran√°.

A Renault aproveita o ‚Äúknow-how‚ÄĚ adquirido nas pistas da F√≥rmula 1, categoria na qual a marca j√° conquistou 12 t√≠tulos mundiais, para rejuvenescer a motoriza√ß√£o dos seus modelos. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de √≥leo com vaz√£o vari√°vel, que reduzem o consumo de combust√≠vel.

Outra novidade √© a ado√ß√£o da dire√ß√£o eletro-hidr√°ulica em todas as vers√Ķes, que melhora o consumo e deixa a dire√ß√£o ainda mais leve e um menor esfor√ßo na hora de realizar manobras. A dire√ß√£o com esfor√ßo vari√°vel ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior seguran√ßa. O que pode ser comprovado durante todo nosso teste.

O destaque dessas novas motoriza√ß√Ķes fica por conta do maior desempenho e pelo baixo consumo. Para conhecermos melhor essas motoriza√ß√Ķes, a Renault nos cedeu por uma semana, o Logan com motor 1.6 SCe. O modelo foi avaliado na cidade e em pequenos trechos de avenidas.

Al√©m dessas tecnologias, o motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, que desliga o autom√≥vel automaticamente em sem√°foro ou outras paradas e religa automaticamente quando o motorista come√ßa a pressionar o pedal da embreagem. O que segundo a montadora, garante uma economia de at√© 5% de combust√≠vel. O modelo equipado com c√Ęmbio manual, que n√≥s avaliamos, √© destaque do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota ‚ÄúA‚ÄĚ. O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um bot√£o √† esquerda do volante.

Na √°rea de entretenimento, a Renault aposta no Media NAV 2.0, que traz as fun√ß√Ķes Eco-Coaching, que avalia a condu√ß√£o do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econ√īmico.

Com o novo motor 1.6 SCe a pot√™ncia m√°xima do Logan saltou de 106 cv para 118 cv, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, a pot√™ncia saltou de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque tamb√©m √© maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol. Nosso teste comprovou a efici√™ncia do novo motor, o modelo ficou bem mais √°gil e esperto no tr√Ęnsito e em vias em que a velocidade maior era permitida. Um evolu√ß√£o importante para o Logan.

O duplo comandos de v√°lvulas vari√°vel na admiss√£o garante maior torque desde as baixas rota√ß√Ķes e tamb√©m proporciona maior prazer ao dirigir. Os n√ļmeros de performance do novo motor 1.6 SC s√£o excelentes em compara√ß√£o ao antigo motor 1.6. Os pre√ßos come√ßam em R$ 58.200 na vers√£o Dynamique avaliada pelo site.

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