Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet Tracker LTZ 1.4 16V Ecotec Flex Aut. 2017

Postado em: 19, Maio 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

A Chevrolet lançou recentemente o Tracker 2018, o primeiro SUV urbano compacto equipado com motor turbo Flex, transmissão automática e sistema de conectividade total. O SUV da marca da gravata dourada recebeu um facelift na dianteira, seguindo o desenho do restante da linha da marca e alguns retoques na traseira. Além de um interior renovado.

O Tracker 2018 passa a oferecer itens adicionais de seguran√ßa e comodidade, alguns deles incomuns na categoria. Destaque para o alerta de ponto cego, para a c√Ęmera de r√© com alerta de movimenta√ß√£o traseira e para o sistema de partida da igni√ß√£o por bot√£o.

Outra novidade √© a ado√ß√£o da dire√ß√£o el√©trica progressiva e de uma nova calibragem para a suspens√£o, exclusiva para o mercado brasileiro. Ela √© mais firme e ao mesmo tempo mais confort√°vel para garantir um comportamento din√Ęmico referencial tanto no uso urbano como no rodovi√°rio.

O Novo Tracker √© ofertado em duas vers√Ķes de acabamento: LT e LTZ, sempre com o motor turbo Flex de at√© 153 cavalos, transmiss√£o autom√°tica de seis marchas, sistema Stop/Start, telem√°tica OnStar, multim√≠dia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens de conforto e conveni√™ncia. N√≥s tivemos a oportunidade de avaliar a vers√£o topo de linha LTZ.

Sob o cap√ī, est√° o motor 1.4 turbo Flex com inje√ß√£o direta de combust√≠vel. S√£o at√© 153 cv de pot√™ncia e 24,4 kgfm de torque, sendo 90% dessa for√ßa dispon√≠vel a apenas 1.500 rpm. √Āgil e econ√īmico, o propulsor se saiu bem no teste. Tanta no trecho urbano, quanto na estrada. Em uma viagem para Maca√©, o Tracker 2018 se mostrou muito esperto nas retomadas e nas subidas.

O propulsor trabalha em conjunto com a transmiss√£o autom√°tica de seis velocidades de √ļltima gera√ß√£o, que ganhou nova rela√ß√£o de marchas, exclusiva para o modelo. As marchas s√£o bem escalonadas e as trocas s√£o quase impercept√≠veis. O que transmite mais seguran√ßa e conforto para o motorista.

De acordo com a marca, o Trakcer 2018 com o novo conjunto mec√Ęnico faz de 0 a 100 km/, em 9,4 segundos ‚Äď exatamente 2s mais r√°pido que o modelo anterior. A velocidade m√°xima agora √© de 198 km/h.

Com o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em pardas, o Tracker ficou 15% mais econ√īmico. Recebeu nota m√°xima em efici√™ncia energ√©tica pela etiquetagem veicular do Inmetro. As m√©dias com gasolina s√£o de 11,7 km/l na estrada e de 10,6 km/l na cidade, enquanto que com etanol s√£o de 8,2 km/l e 7,3 km/l, respectivamente.

A suspens√£o foi recalibrada, o que deixou o SUV mais confort√°vel no dia a dia e mais firme em altas velocidades. Fato que foi comprovado durante o teste. Na estrada ele fazia as curvas como se and√°ssemos em trilhos, mantendo sempre a trajet√≥ria, muito por conta da menor rolagem da carroceria. Os buracos e ondula√ß√Ķes das ruas e estradas quase n√£o eram sentidos em seu interior.

A versão avaliada é bem completa e vem com o seguintes e principais itens de série: Airbag duplo; cinto de segurança de três pontos em todos os assentos; sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis; luz de condução diurna, de milha e de neblina; freios ABS com EBD; grade do para-choque e maçanetas internas cromadas; rack de teto; rodas de alumínio aro 16; ar-condicionado; volante multifuncional com assistência elétrica progressiva; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; porta-óculos no teto; computador de bordo; controlador de velocidade de cruzeiro; retrovisores elétricos; travas e vidros elétricos com controle remoto pela chave; sistema Stop/Start; bancos de tecido com porta-revista e ajuste de altura para o motorista; conjunto de seis falantes com tweeters.

Al√©m de retrovisores laterais com aquecimento e alerta de ponto cego; c√Ęmera de r√© com alerta de movimenta√ß√£o traseira; sensor de estacionamento; far√≥is e lanternas com LED; acabamento externo cromado do friso das janelas, ma√ßanetas das portas e da tampa do porta-malas; teto solar el√©trico; rodas de alum√≠nio aro 18; chave eletr√īnica com sensor de presen√ßa (keyless); computador de bordo com op√ß√£o de mostrador digital da velocidade; descansa-bra√ßo para o motorista e passageiros traseiros; bancos e volante com revestimento premium; banco do motorista com ajuste el√©trico lombar; banco do carona rebat√≠vel e com porta-objeto na parte de baixo. O √ļnico opcional √© o conjunto de airbags laterais e de cortina.

S√£o cinco op√ß√Ķes de cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e as in√©ditas Vermelho Baroque e Cinza Graphite. A garantia do ve√≠culo √© de tr√™s anos. A vers√£o avaliada LTZ parte de R$ 92.390 podendo chegar a R$ 96.990 com todos os opcionais, enquanto que a vers√£o LT parte de R$ 81.990.

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2 Responses

  1. mauro alves junior disse:

    Boa tarde,
    Ficaram d√ļvidas:
    1- atrás é freio a tambor?
    2- n√£o tem controle de estabilidade?
    3- vocês testaram consumo ou informaram o consumo passado pela montadora?
    Obrigado

    • Marcus Lauria disse:

      Oi Mauro, seguem as suas respostas: 1 РSim / 2- Não / 3 РConsumo foi do fabricante. A ficha técnica está na página 2 do teste.

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