Avaliação РJeep Compass 2.0 TDI Multijet Longitude 4WD Aut. 2017

Postado em: 12, Maio 2017 por Marcelo Silva

Faz pouco tempo desde o lançamento do Compass renovado em nosso mercado, mas como podemos observar pelas suas vendas, o carro está fazendo bastante sucesso: foram 3.940 unidades vendidas em Abril de 2017, nada menos do que o primeiro lugar da categoria dos SUVs e oitavo lugar geral, superando inclusive o queridinho Honda HR-V (que é um crossover e não SUV, diga-se de passagem, mas concorre na mesma categoria). O sucesso é tanto, que o Compass vendeu quase 1.200 carros a mais do que o Renegade!

Avaliamos recentemente outro Compass Longitude (leia aqui), mas a diferença do modelo que ilustra esta página está no powertrain. O motor é o 2.0 turbodiesel já conhecido na linha da FCA, pois equipa o Renegade e a picape Toro. Com injeção direta, o moderno propulsor Multijet II rende 170 cv @ 3.750 rpm de potência e 35,7 kgfm @ 1.750 rpm de torque. Em conjunto ao motor diesel, o Compass recebe também transmissão automática de 9 velocidades e tração integral.

Para contar com maior capacidade offroad, as vers√Ķes 4×4 do Compass contam tamb√©m com suspens√£o elevada e deixam de lado o defletor de ar que existe no para-choque das vers√Ķes 4×2. Se por um lado piora a aerodin√Ęmica, por outro d√° um √Ęngulo de entrada mais favor√°vel ao SUV, bem como uma dist√Ęncia maior em rela√ß√£o ao solo. Visualmente essas s√£o as √ļnicas diferen√ßas vis√≠veis em um Compass 4×4, desde que n√£o seja a vers√£o Trailhawk, que n√£o nos foi oferecida para teste.

Seu desempenho no fora de estrada é condizente com seu DNA da Jeep, e o carro enfrenta trilhas leves com facilidade, demonstrando até alguma valentia em trilhas medianas, graças ao sistema de seleção de terreno para adequar a tração integral ao tipo de desafio enfrentado. Para trilhas mais pesadas, recomenda-se o uso de pneus mais lameiros, pois os pneus Pirelli Scorpion Verde deixam bem clara a preferência destes por asfalto.

Enquanto no Renegade e na Toro o conjunto motor/c√Ęmbio atua com sobras, no Compass o desempenho √© apenas honesto, culpa dos exagerados 1.717 kg do carro. E se o pre√ßo dessa massa √© pago na acelera√ß√£o de 0-100 km/h (11 segundos em nosso teste), pelo menos o consumo √© bom, com 11,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, sempre com ar-condicionado ligado.

O espa√ßo interno do Compass √© generoso, traz boa amplitude de espa√ßo para 5 ocupantes e o porta-malas abriga bons 410 litros. O acabamento √© bom para a sua categoria, e h√° at√© mesmo um certo aspecto de requinte em seu interior. J√° quanto √† visibilidade, o carro √© nota 10, com boa vis√£o atrav√©s das janelas e espelhos, com aux√≠lio de c√Ęmera de r√© e sensores de estacionamento. E em manobras o Compass n√£o desaponta, mantendo os razo√°veis 11,3 m da vers√£o a gasolina e oferecendo boa capacidade de ser guardado em vagas mais complicadas.

Na cidade o SUV roda de forma menos suave que a vers√£o √† gasolina, com mais rigidez ao vencer buracos e lombadas, culpa da suspens√£o refor√ßada para o fora de estrada. Fora isso, √© um carro de rea√ß√Ķes suaves, com baixo peso da dire√ß√£o e motor com funcionamento sempre em baixos giros, m√©rito do c√Ęmbio de 9 marchas e do bom torque em baixa do motor. J√° na estrada o Compass √© est√°vel e goza de excelente din√Ęmica, sem oferecer sustos ao condutor, seja em curvas ou frenagens mais fortes. O motor forte d√° conta de retomar bem em ultrapassagens, mas n√£o h√° sobra de desempenho.

No geral, o Compass Longitude Diesel carrega todas as qualidades que fazem do carro um sucesso de vendas em nosso mercado. Por√©m, o pre√ßo de R$ 137.990 √© elevado. Por R$ 27.000 a menos, a vers√£o com motor 2.0 Flex e tra√ß√£o 4×2 oferece o mesmo conforto, status e din√Ęmica, andando at√© um pouco mais r√°pido. Seu maior defeito √© o consumo alto, ao contr√°rio da vers√£o diesel, que foi bem frugal em nossos testes. Ainda assim, a menos que a tra√ß√£o integral seja realmente necess√°ria, v√° de Compass 4×2 e seja feliz.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=7_R6nEGFMIo

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