PRIMEIRA VOLTA ‚Äď Mercedes-AMG C43 Coup√© 2017

Postado em: 5, Maio 2017 por Redacao

Fotos: Yuri Ravitz

Em tempos onde menos √© mais (vide o t√£o falado downsizing), as marcas t√™m investido em op√ß√Ķes mais em conta que entregam conte√ļdo e desempenho parecido com seus produtos mais caros. A Mercedes trouxe ao Brasil o C43 AMG nas vers√Ķes coup√© e sedan, a fim de oferecer o tempero da linha AMG aos que n√£o querem (ou n√£o podem) pagar mais de meio milh√£o pelo abrutalhado C63.

Apesar do desenho id√™ntico ao do C450, um C43 se difere pelos logotipos AMG em locais como as soleiras de porta e pin√ßas de freio, al√©m do c√Ęmbio de nove marchas que substitui o de sete velocidades da nomenclatura antiga e ajuda a melhorar n√£o s√≥ o desempenho, como tamb√©m o consumo do esportivo. O bodykit diferenciado com grandes admiss√Ķes de ar e detalhes prateados √© complementado pelas rodas de 19 polegadas e acabamento diamantado.

Na dianteira, se destacam elementos como a grade “diamond” que remete a pequenos diamantes e os far√≥is Full LED adaptativos com projetores duplos. J√° na traseira, as lanternas tamb√©m s√£o inteiramente em LEDs e lembram a do irm√£o maior, o Classe S. H√° um discreto spoiler na tampa do porta-malas, que tamb√©m √© decorada pelos emblemas AMG e C43. O para-choque conta com sa√≠das duplas de escape nas extremidades e um pequeno extrator de ar na por√ß√£o central.

Por dentro o C43 AMG se mostra essencialmente focado no luxo. O acabamento √© primoroso e n√£o economiza em materiais de boa qualidade como o a√ßo escovado nas portas, console central, volante e painel, al√©m do couro com costura branca presente nos assentos, folhas de porta e parte superior do painel. Os bancos dianteiros possuem todos os ajustes el√©tricos e tr√™s op√ß√Ķes de mem√≥ria, entretanto ventila√ß√£o com aquecimento √© opcional. H√° teto solar do tipo panor√Ęmico de s√©rie e o forro do teto √© preto, criando contraste com as luzes de cortesia em LEDs. No topo do console central fica a tela do sistema multim√≠dia, inteiramente em portugu√™s e com boa interatividade, por√©m diversas vezes criticada por remeter a um “tablet”. Atr√°s h√° sa√≠das de ar condicionado, cintos de tr√™s pontos, encostos de cabe√ßa e sistema ISOFIX para cadeirinhas de crian√ßa.

Os detalhes s√£o interessantes, mas o que chama mais aten√ß√£o em um AMG √© o desempenho. O C43 AMG traz debaixo do cap√ī um 3.0 V6 biturbo de 367cv a 5500rpm e 53kgfm de torque a 2000rpm, tudo gerenciado para as quatro rodas atrav√©s do sistema de tra√ß√£o integral 4Matic e da transmiss√£o autom√°tica 9G-TRONIC de nove velocidades. S√£o quatro modos de condu√ß√£o (Eco, Comfort, Sport e Sport Plus) e o condutor ainda pode realizar trocas manuais pelos paddle shifters atr√°s do volante. Os pre√ßos do C43 AMG s√£o de R$360.000,00 para o sedan e R$397.900,00 para o coup√©.

PRIMEIRA VOLTA

Barueri/SP РA convite da Itatiaia Mercedes, tivemos a oportunidade de passar um dia inteiro testando o C43 AMG na versão coupé. O exemplar em questão trazia carroceria preta com interior também preto, mas com cintos vermelhos. Já a bordo do veículo, partimos para um trecho de mais de 100km até Sorocaba, onde deu pra ver um pouco do que o alemão é capaz. Até chegar na estrada, o pequeno trecho urbano experimentado no modo Eco faz o motorista se sentir ao volante de um pacato C180, com respostas suaves (até mesmo ligeiramente preguiçosas) e rodar deveras macio para um carro equipado com rodas de aro 19. A silhueta do coupé chama atenção e atrai olhares nas ruas, e a grande estrela na dianteira já faz com que o motorista do carro adiante dê seta para a direita e ceda passagem.

Na estrada ainda no modo Eco, o motor se mantém em baixo giro mesmo a 100km/h graças às 9 marchas disponíveis, privilegiando o menor consumo de combustível e o conforto a bordo, pois o ronco do motor é imperceptível. Basta alterar o modo de condução através do pequeno seletor no console central, e então o tempero AMG começa a aparecer. O sistema reduz a marcha sozinho, o giro começa a subir e então o V6 biturbo ronca com vigor remetendo a um motor maior. O 0 a 100km/h acontece em 4,7 segundos e a máxima limitada eletronicamente em 250km/h seria alcançada com facilidade se houvesse possibilidade para tal. Mesmo em velocidade mais alta o conforto para os passageiros dianteiros não é prejudicado, porém como na grande maioria dos coupés, o espaço nos bancos traseiros é severamente limitado não só pelo caimento do teto, como também no reduzido espaço para as pernas.

Como se o Sport n√£o fosse suficiente, ainda h√° o modo Sport Plus que mostra tudo que o C43 AMG √© capaz de fazer. Suspens√£o mais r√≠gida, dire√ß√£o afiada, respostas imediatas e um forte ronco invadindo a cabine mostram o poder de fogo germ√Ęnico. A tra√ß√£o integral mant√©m o carro sobre trilhos o tempo inteiro, e disfar√ßa o peso total de 1735kg com retomadas r√°pidas e acelera√ß√£o linear, sem amea√ßa de perda de controle. O motorista pode deixar o sistema trocar ou pode comandar pelas aletas atr√°s do volante, que podem ser ativadas por um bot√£o de atalho r√°pido pr√≥ximo do seletor de modos de condu√ß√£o. H√° ainda o modo Individual, que permite que cada componente seja ajustado de forma independente (dire√ß√£o, suspens√£o, motor, c√Ęmbio, entre outros).

Em tempos de contenção de gastos, o C43 AMG se mostra uma alternativa interessante com desempenho satisfatório, bom pacote tecnológico e poucas ressalvas. Caso queira se destacar na multidão, opte pelo design esguio e exótico do coupé ou leve o sedan caso prefira linhas mais tradicionais e precise de espaço para levar mais ocupantes.

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito