Avaliação РHonda Civic 2.0 i-VTEC EXL CVT 2017

Postado em: 28, abril 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

Quando a oitava gera√ß√£o do Honda Civic foi lan√ßada em 2006, com linhas que ainda hoje n√£o envelheceram, foi dif√≠cil imaginar que a marca japonesa pudesse ousar ainda mais no desenho do seu carro mundialmente famoso. Isso ficou ainda mais claro depois da nona gera√ß√£o, que transformou o Civic em um carro visualmente mais sisudo, sem perder a din√Ęmica afiada, felizmente. Por√©m, eis que a d√©cima gera√ß√£o surgiu, e fomos surpreendidos novamente.

O novo Civic veio para quebrar completamente os paradigmas a respeito de como deve ser um sed√£. Seu estilo √© t√£o ousado, que o Chevrolet Cruze j√° nasceu velho, embora tenha sido totalmente renovado. O mesmo pode ser dito sobre o Toyota Corolla e qualquer outro sed√£ do nosso mercado. Mas todo carro com visual que foge aos padr√Ķes costuma causar rea√ß√Ķes de amor e √≥dio nas mesmas propor√ß√Ķes. Conhe√ßo poucas pessoas que detestaram o visual dessa d√©cima gera√ß√£o, e elas s√£o superadas numericamente pelos pesco√ßos dobrados cada vez que o Civic passa na rua.

Parte do hype vem do fato do Civic ser novidade, mas o sed√£ encanta com a linha do teto diferenciada na parte traseira, lembrando um coup√©. Encanta tamb√©m na altura de rodagem bem baixa e nas rodas bem casadas com o carro. Suas lanternas em LED com formato de bumerangue roubam a cena durante a noite e, na frente, o desenho do cap√ī visto lateralmente remete a carros bem mais caros.  De fato o novo Civic exala esportividade pelos poros, e pode ser esse o motivo pelo qual tanta mudan√ßa n√£o tenha sido suficiente para superar o Corolla em vendas.

Explico: √© um pouco embara√ßoso andar com o Civic, devido ao n√≠vel de aten√ß√£o que ele chama. Para alguns, isso √© bom, mas para o consumidor t√≠pico de sed√£s m√©dios, um pouco de discri√ß√£o vem a calhar. Claro que h√° aqueles que apreciam os bancos em posi√ß√£o baixa, o volante afiado com respostas r√°pidas e o estilo atraente do carro, mas na pr√°tica, quem tem esse montante de dinheiro para investir em um carro e ainda n√£o se sente “tioz√£o”, tem nos hatches m√©dios uma op√ß√£o bem interessante em din√Ęmica e desempenho. N√£o √© √† toa que muitas pessoas me perguntaram se eu escolheria Civic ou Golf, mesmo sendo dois carros de categorias distintas, mas com pre√ßo semelhante.

Deixando o visual externo de lado e entrando no carro, nota-se um bom padrão de acabamento, com plásticos de boa qualidade, arremates corretos e um estilo moderno do painel. A ousadia do painel de dois andares deu lugar a um cluster mais simples e funcional. Seus bancos em couro apoiam bem o corpo em curvas e entregam conforto suficiente para longas horas de viagem. Há um bom espaço interno para todos os ocupantes, mesmo os mais altos, e o porta-malas agora carrega ótimos 519 litros.

Manobrar o Civic n√£o √© complicado, embora o di√Ęmetro de giro de 11,9 m seja bem elevado. Mesmo com a posi√ß√£o de dirigir bem baixa, h√° boa visibilidade pelos retrovisores e pelos vidros laterais. Na traseira, apenas a c√Ęmera de r√© serve de aux√≠lio, visto que o carro n√£o conta com sensores de estacionamento.  Devido √† rapidez da dire√ß√£o, √© necess√°rio tomar cuidado em curvas para n√£o subir o meio-fio ou agredir pilastras, visto que a dire√ß√£o bem direta do Civic requer menos voltas no volante do que estamos acostumados em outros carros.

Nessa vers√£o testada, o motor 2.0 16V √© um velho conhecido, rende 150/155 cv @ 6.300 rpm (G/E) de pot√™ncia e 19,3/19,5 kgfm @ 4.800 rpm (G/E) de torque, e agora vem casado a uma transmiss√£o CVT com op√ß√£o de trocas sequenciais simuladas. Fato √© que o casamento do powertrain merece aplausos, tamanha a suavidade de funcionamento do motor e, especialmente, sua economia de combust√≠vel: fez 11,8 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, com gasolina e ar-condicionado ligado. O desempenho tamb√©m √© convincente, como demonstram os 10 s gastos para acelerar de 0-100 km/h.

Rodando com o Civic na cidade, nota-se que a veia esportiva do carro n√£o afeta muito sua aptid√£o para lidar com buracos e lombadas. O carro, embora seja bem baixo, tem altura de rodagem compat√≠vel com a maioria dos quebra-molas que encarei. Sua suspens√£o filtra as irregularidades com valentia, mas deixa escapar algumas pancadas secas quando o asfalto √© crocante demais. J√° o c√Ęmbio CVT garante um rodar tranquilo, entregando desempenho coerente em qualquer situa√ß√£o.

J√° na estrada o Civic extrai um belo sorriso do motorista, com um comportamento impec√°vel em curvas e respostas r√°pidas da dire√ß√£o. Fica aquela impress√£o que os limites do carro s√£o maiores do que os seus limites e, se algo sair do controle, h√° recursos eletr√īnicos para manter o Civic na linha. Seus freios s√£o √≥timos, o isolamento ac√ļstico √© de qualidade e a suavidade de rodagem √© exemplar. Uma pena que o motor 2.0 seja apenas cumpridor, pois falta torque para uma puxada mais vigorosa como a oferecida por concorrentes como o Cruze, com motor 1.4 turbo.

A vers√£o EXL testada √© a top de linha com motor 2.0, e sai por R$ 105.900. Vem bem equipada, com ar-condicionado dual zone, central multim√≠dia com tela de 7″, 6 airbags e controles de tra√ß√£o/estabilidade, entre outros itens. Por√©m, s√£o deixados de fora itens triviais na concorr√™ncia, como sensor de chuva, retrovisor eletrocr√īmico e chave presencial, itens dispon√≠veis apenas na vers√£o Touring, R$ 19.000 mais cara e equipada com motor 1.5 Turbo. Na pr√°tica, o pre√ßo √© um pouco elevado, mesmo se tratando de um carro com refinamento din√Ęmico t√£o evidente. Itens comuns na concorr√™ncia fazem falta no Civic, e esse acaba sendo o seu maior defeito.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Q-24Qs94c7E

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