Avaliação РRenault Duster Oroch 2.0 16V Dynamique Aut. Flex 2017

Postado em: 20, Abril 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

Atualmente temos duas picapes em nosso mercado que n√£o s√£o pequenas nem m√©dias, Renault Oroch e Fiat Toro. Entre as duas, a Oroch foi pioneira, tomou emprestada a carroceria e o visual do Duster, ganhou uma ca√ßamba generosa e acertou ao oferecer mais espa√ßo do que as picapes pequenas, sem sacrificar a capacidade de carga. J√° a Toro, nem pode ser considerada concorrente direta da Oroch, devido √†s suas propor√ß√Ķes mais generosas mas, se h√° alguma Oroch no card√°pio que possa competir com a Toro de entrada, essa √© a Oroch Dynamique com transmiss√£o autom√°tica.

Do Duster, a Oroch traz a robustez t√£o apreciada pelos f√£s do SUV, embora n√£o conte com nenhuma op√ß√£o 4×4. Seu conjunto de motor e c√Ęmbio √© conhecido, o longevo F4R 2.0 16V Aspirado, que passou por melhorias na linha 2017 visando mais suavidade e economia de combust√≠vel. Tem bons n√ļmeros: 143/148 cv @ 5.750 rpm de pot√™ncia e 20,2/20,9 kgfm @ 4.000 rpm de torque, ambos suficientes para lidar com os 1.375 kg da picape. Seu calcanhar de aquiles continua sendo o c√Ęmbio autom√°tico de 4 marchas, seu insepar√°vel parceiro na linha Renault.

Na pr√°tica o c√Ęmbio de 4 velocidades n√£o √© ruim, mas hoje em dia sabemos que mais marchas exploram melhor o desempenho do motor, por exemplo as caixas ZF de 9 velocidades usadas pela FCA ou ainda as transmiss√Ķes de 6 velocidades amplamente difundidas entre os carros nacionais. H√° ainda as caixas CVT, com infinitas rela√ß√Ķes de marchas e um √≥timo compromisso entre consumo e desempenho. Caixas de 4 velocidades n√£o costumam incomodar tanto na cidade ou em ritmo de cruzeiro, mas basta uma pequena subida para o c√Ęmbio ficar indeciso entre gritar na segunda marcha ou perder for√ßa na terceira.

Por m√©rito do motor, a Oroch conseguiu acelerar de 0-100 km/h em 11,1 s no nosso teste, um bom n√ļmero, especialmente se comparado aos 11,6 s da Toro Freedom que testamos no passado. Mas embora a linha 2017 tenha trazido melhorias para amenizar o apetite por Etanol da Oroch, observamos apenas 5,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, e parte da culpa pode ser debitada na conta do c√Ęmbio autom√°tico. De qualquer forma, a evolu√ß√£o foi bem interessante, pois a Oroch que testamos em 2015, sem as melhorias no motor e com c√Ęmbio manual, fez 6,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, mas estava abastecida com Gasolina.

Internamente n√£o houve grande evolu√ß√£o na linha 2017, aonde continua o acabamento apenas honesto e algumas falhas de ergonomia de antes. O comando dos retrovisores el√©tricos saiu daquela p√©ssima posi√ß√£o abaixo do freio de m√£o e foi para a porta, mas a central multim√≠dia continua posicionada muito baixa e os comandos do ar-condicionado s√£o atrapalhados pela alavanca de c√Ęmbio. N√£o d√° para entender o motivo da Renault n√£o atualizar Duster/Oroch com as √≥timas melhorias de painel que existem no Sandero/Logan. Os bancos s√£o outro ponto que poderiam melhorar, pois apoiam pouco a coluna de motoristas mais altos, enquanto a falta de regulagem em profundidade do volante n√£o ajuda.

O espaço interno é bom nos bancos dianteiros e satisfatório nos bancos traseiros, e nesse ponto a Oroch não copiou o Duster. Enquanto no SUV viajam três Marcelos de 1,90 m no banco traseiro, na Oroch passageiros com mais de 1,80 m começam a sofrer com a falta de espaço para as pernas. Em compensação, a largura é boa e há bom espaço para a cabeça, embora o encosto do banco traseiro bem que poderia ser menos vertical. Seu nível de equipamentos continua igual, e isso é ruim, pois faltam itens como ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular, apoios de braço e outros mimos que cairiam bem em um carro que supera os R$ 80.000.

Rodando na cidade a Oroch deixa clara a sua maior qualidade: a suspens√£o. O ajuste de suspens√£o feito pela Renault √© digno de aplausos. A aptid√£o do carro para ignorar buracos e lombadas na cidade √© algo not√°vel, e sem ser macio demais a ponto de passar inseguran√ßa. Com o asfalto do Rio de Janeiro pior a cada dia, rodar com a Oroch √© sin√īnimo de tranquilidade. E mesmo com o c√Ęmbio pregui√ßoso, o carro anda bem na cidade. Seu di√Ęmetro de giro de 10,7 m facilita as manobras e suas dimens√Ķes n√£o t√£o exageradas tornam o dia a dia mais amig√°vel, fazendo falta apenas uma c√Ęmera de r√© na traseira.

J√° na estrada, novamente a Oroch arranca sorrisos com o seu ajuste din√Ęmico. A suspens√£o traseira √© independente e, com a ca√ßamba vazia, pula pouco e se apoia corretamente nas curvas, dando √† Oroch uma invej√°vel capacidade de contornar curvas. Ainda assim, √© imperdo√°vel a falta de ESP. Seu rodar √© tranquilo e seus freios s√£o honestos, e o isolamento ac√ļstico s√≥ deixa a desejar quando passa de 120 km/h e os ru√≠dos aerodin√Ęmicos se tornam mais presentes. Seu c√Ęmbio abusa de indecis√£o, mas na necessidade de um kick down ele responde bem e a Oroch permite ultrapassagens seguras, dignas de um carro com motor 2.0.

No geral, a Oroch agrada bastante pela sua rodagem s√≥lida na estrada e seu conforto na cidade, embora esse conforto seja prejudicado por um excesso de peso na ca√ßamba, por exemplo. Quanto aos itens de conforto e acabamento, a Oroch traz apenas os triviais, e fica devendo um pouco para um carro que parte de R$ 80.590 e chega a R$ 83.890 com bancos de couro e pintura met√°lica. Na pr√°tica, se voc√™ n√£o precisa tanto assim de c√Ęmbio autom√°tico, v√° com uma Oroch manual para casa e seja feliz.

Confira nosso vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xzdULM_vfmw

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