Audi mostra e-tron Sportback concept

Postado em: 18, abril 2017 por Redacao

Estudo de design e demonstra√ß√£o de tecnologias, carro el√©trico com muita pot√™ncia com apar√™ncia de cup√™: a Audi apresenta um conceito vers√°til no Sal√£o de Xangai, que abre as portas para o p√ļblico no pr√≥ximo dia 21. O Gran Turismo de quatro portas e-tron Sportback √© equipado com motor de 320 kW e combina elementos cl√°ssicos da marca a uma s√©rie de detalhes que s√£o tend√™ncia: arquitetura eletrizante, adaptada para a tecnologia em um pacote el√©trico.

O Audi e-tron Sportback representa um importante marco para a montadora no que diz respeito √† mobilidade el√©trica. Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administra√ß√£o da Audi AG, confirma: ‚ÄúNosso Audi e-tron chegar√° em 2018 ‚Äď o primeiro carro el√©trico no seu segmento competitivo adequado para o uso di√°rio. Com uma autonomia de mais de 500 km e a experi√™ncia da condu√ß√£o el√©trica, faremos desse SUV o produto mais desejado da pr√≥xima d√©cada. Seguindo seus passos de perto, em 2019, ser√° lan√ßada a vers√£o de produ√ß√£o do Audi e-tron Sportback ‚Äď um cup√™ facilmente identific√°vel como carro el√©trico ao primeiro olhar‚ÄĚ.

No seu interior de cor clara, o conceito e-tron Sportback oferece uma mistura de claridade funcional e redu√ß√£o de controles como princ√≠pio. Telas expans√≠veis sens√≠veis ao toque abaixo do display central, no console central e nos acabamentos das portas fornecem informa√ß√Ķes e interagem com os sistemas a bordo. Superf√≠cies horizontais no painel e o console central que aparenta estar flutuando transmitem uma sensa√ß√£o de perspectivas abertas para os ocupantes dos quatro assentos individuais.

A tecnologia de ilumina√ß√£o do carro-conceito √© uma inova√ß√£o vis√≠vel tanto de dia quanto de noite. Unidades de LEDs Matrix controladas digitalmente na dianteira e na traseira produzem um excelente rendimento de ilumina√ß√£o. Projetores Matrix digitais min√ļsculos produzem literalmente suas marcas na estrada √† frente, tornado as luzes  em canais de comunica√ß√£o din√Ęmicos e vers√°teis com o ambiente. A marca foi a primeira no mundo a adotar far√≥is full LED e deu √†s tecnologias Matrix LED, ilumina√ß√£o a laser e OLED um impulso significativo em rela√ß√£o √†s suas descobertas. O estudo de tecnologia para Xangai estreia uma s√©rie de fun√ß√Ķes complexas que orientam a vis√£o e a intera√ß√£o com os arredores em uma nova dire√ß√£o.

Tiras estreitas de luzes em ambos os lados abaixo do cap√ī ‚Äď as luzes de condu√ß√£o diurna ‚Äď se tornam os olhos na face do estudo. Gra√ßas √† combina√ß√£o de LEDs e uma superf√≠cie microespelhada, al√©m de controles tecnol√≥gicos complexos, um grande n√ļmero de movimentos animados e assinaturas s√£o poss√≠veis. Quando √© dada a partida no e-tron Sportback e as portas est√£o abertas, o sistema usa segmentos comut√°veis para gerar sinais de boas-vindas visualmente din√Ęmicos.

Abaixo das luzes de condução diurnas, à esquerda e à direita da grade Singleframe, existem dois campos de luz compreendendo cerca de 250 LEDs. Eles oferecem uma vasta gama de possibilidades para criar gráficos detalhados ou sinais de comunicação específicos, mesmo com o carro em movimento.

Para seu trem de for√ßa, o e-tron Sportback usa a configura√ß√£o que tamb√©m ser√° adotado no futuro modelo de produ√ß√£o: um motor el√©trico no eixo dianteiro e dois no traseiro enviam pot√™ncia √†s quatro rodas, transformando o cup√™ de alta performance em um estilo quattro t√≠pico da Audi. Seus 320 kWde pot√™ncia- que pode chegar a 370 kW no modo boost ‚Äď oferece um n√≠vel adequado de propuls√£o, com acelera√ß√£o de 0 a 100 km/h feita em apenas 4,5 segundos. Com a bateria de 95 kW/h carregada, sua autonomia ultrapassa os 500 km.

Como no conceito e-quattro, a bateria de √≠ons de l√≠tio  do estudo de tecnologia fica posicionada entre os eixos, abaixo do assento do passageiro dianteiro. Essa instala√ß√£o proporciona um centro de gravidade baixo e uma distribui√ß√£o de peso balanceada na propor√ß√£o 52:48 (dianteira/traseira). Isso d√° ao SUV uma excelente dirigibilidade din√Ęmica e seguran√ßa na pilotagem se comparado a outros ve√≠culos do segmento. A bateria pode ser carregada pelo  Sistema de Carregamento Combinado com dois conectores para corrente alternada (AC) ou corrente direta (DC).

Dr. Dietmar Voggenreiter, Membro do Conselho de Administra√ß√£o para Marketing e Vendas da Audi AG, entende o significado especial da mobilidade el√©trica para o mercado chin√™s: ‚ÄúTomamos uma decis√£o consciente ao apresentar pela primeira vez o e-tron Sportback em Xangai, uma vez que a China √© o maior mercado de autom√≥veis el√©tricos no mundo. Isso se aplica tanto √† infra-estrutura e apoio financeiro quanto √†s vendas. J√° existem cerca de 150 mil postos de recarga no pa√≠s, e h√° 100 mil previstos para entrar em funcionamento at√© o final de 2017.Estamos todos equipados para esse r√°pido crescimento. Nos pr√≥ximos cinco anos estaremos oferecendo cinco modelos e-tron na China, incluindo ve√≠culos apenas com bateria capazes de exceder 500 km de autonomia, como o e-tron Sportback‚ÄĚ.

A dianteira do ve√≠culo traz a familiar grade octagonal Singleframe com um largo corte horiontal ‚Äď a consideravelmente reduzida quantidade de ar requerida pelo motor el√©trico significa que a grande abertura pode ser dispensada aqui. A superf√≠cie escultural pintada na cor da carroceria tem um padr√£o estruturado que sustenta o logo dos quatro an√©is ‚Äď assim como a cl√°ssica grade Sinleframe.

As bordas da superf√≠cie central s√£o puxadas para tr√°s, permitindo que o ar flua por cima. As entradas de ar s√£o encaixadas em uma moldura preta octogonal  que estrutura quase toda a dianteira. O cap√ī descendente, as saias dianteiras e os arcos das rodas se combinam √†s luzes para dar ao carro uma face inconfund√≠vel.

Os designers da Audi tamb√©m adotaram uma nova ader√™ncia para o fluxo de ar atrav√©s do cap√ī. Acima da se√ß√£o frontal, que mergulha profundamente na dianteira, uma ponte paralela ao nariz conecta dois arcos de rodas e tamb√©m funciona como defletor de ar. Isso d√° √† dianteira uma caracter√≠stica muito mais din√Ęmica do que a estrutura robusta projetada de um carro com motor a combust√£o instalado na frente.

Nas laterais do carro conceito, os arcos das rodas se estendem para fora da cabine com bordas de cima apontadas para a horizontal, definindo a distinta arquitetura quattro. Al√©m de oferecer evid√™ncias visuais de uma bitola larga e potencial din√Ęmico, elas tamb√©m ligam o e-tron Sportback ao DNA da marca. Grandes rodas de 23 polegadas com desenho de seis raios destacam a presen√ßa confiante do cup√™. O comprimento de 4,90 metros, largura de 1,98 m e altura de 1,53 m, vom entre-eixos de 2,93 m posicionam o e-tron Sportback no segmento C, pr√≥ximo ao A7.

Pequenas c√Ęmeras substituem os retrovisores externos. Essa tecnologia oferece outras vantagens al√©m de melhorar o fluxo de ar e reduzir o ru√≠do. O ponto cego do retrovisor f√≠sico √© virtualmente eliminado, assim como a obstru√ß√£o de vis√£o diagonal. As imagens da c√Ęmera s√£o mostradas em displays separados nas portas. A Audi apresenta a tecnologia como uma pr√©via da vers√£o de produ√ß√£o.

No Sal√£o de Frankfurt 2015, a Audi revelou o conceito e-quattro ‚Äď o precursor do primeiro ve√≠culo de produ√ß√£o  totalmente el√©trico da marca. Como um SUV radicalmente reconfigurado oferece autonomia de at√© 500 km com o espa√ßo e conforto de um autom√≥vel grande da marca. O modelo tem desempenho de um esportivo de alta performance ‚Äď o e-tron quattro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A vers√£o de produ√ß√£o desse SUV el√©trico pioneiro chegar√° ao mercado em 2018. J√° o e-tron Sportback concept ter√° uma vers√£o de produ√ß√£o em 2019.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil

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