Avalia√ß√£o ‚Äď Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSi Flex 2017

Postado em: 7, abril 2017 por Marcelo Silva

Poucas coisas s√£o t√£o mal compreendidas no mundo dos carros quanto o downsizing, especialmente aqui no Brasil. O consumidor que hoje compra os modelos com pequenos motores turbinados √© aquele mesmo consumidor que cresceu vendo o status que o emblema “2.0” dava aos carros quando colado em sua traseira. E quem n√£o se lembra do Chevrolet Omega? Motor 4.1. Foi o grande sonho da classe m√©dia. At√© mesmo o VW Gol, um carro compacto, tinha vers√Ķes com motor 1.8 e 2.0.

Em paralelo, os carros com motor 1.0 ganharam m√° fama por aqui. A primeira gera√ß√£o de modelos 1.0 era composta de carros lentos e nem t√£o econ√īmicos assim. Ao longo do tempo melhoraram um pouco, mas seu Nirvana foi alcan√ßado apenas agora, com os motores 1.0 de tr√™s cilindros. H√° espa√ßo para melhorar, com a populariza√ß√£o da inje√ß√£o direta, por exemplo, mas isso fica para um futuro pr√≥ximo. Voltando ao downsizing, ele parece um termo moderno, mas n√£o √© bem assim. Aqui no Brasil ele come√ßou com o Gol 1.0 Turbo, que rendia 112 cv de pot√™ncia e 15,8 kgfm e andava parelho com o Gol 2.0 8V, que tinha 111 cv e 17,3 kgfm. Guarde esses n√ļmeros.

Quando a VW lançou o Golf nacional de sétima geração, substituiu o motor 1.4 turbo que vinha no mexicano pelo 1.6 16V MSI aspirado que fazia (e ainda faz) Fox e Saveiro andarem como gente grande. O problema é que o peso do Golf se mostrou alto demais para que os 120 cv e 16,8 kgfm do 1.6 aspirado dessem conta do recado. A solução já existia lá fora e aqui no Brasil, o motor 1.0 TSI, que faz milagres no up! rendendo 101/104 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Repare que é exatamente o torque do 1.6 aspirado.

Ent√£o, para a linha 2017, a VW se disp√īs a remar contra a mar√© de poss√≠veis cr√≠ticas, e lan√ßou o Golf 1.0 TSI. O motor √© da mesma fam√≠la EA211 do up!, com tr√™s cilindros, 12V e inje√ß√£o direta, mas n√£o se trata apenas de um remapeamento de central e aumento de press√£o na turbina. De fato a press√£o na turbina aumentou, passou de 0,9 para 1,3 bar, mas a carca√ßa da turbina √© feita de uma liga de a√ßo, ao contr√°rio do alum√≠nio usado na turbina do compacto menor. O maior espa√ßo no cofre do Golf permitiu um redimensionamento das pe√ßas que cuidam da refrigera√ß√£o do motor (que gera mais calor por causa da press√£o extra do turbo) e as velas s√£o preenchidas com s√≥dio, tamb√©m com prop√≥sito de evitar superaquecimento. O resultado? 116/125 cv de pot√™ncia @ 5.500 rpm (G/E) e 20,4 kgfm de torque @ 2.000 rpm. Lembra do torque do Gol 2.0 do ano 2000? Esse 1.0 TSI tem 3,1 kgfm a mais.

O Golf passou a contar com o motor 1.0 TSI apenas na vers√£o de entrada, Comfortline, e vem combinado a um c√Ęmbio manual de 6 velocidades. As rela√ß√Ķes de marcha n√£o s√£o longas como no up! TSI, mas se mostram bem escalonadas para garantir um bom compromisso entre desempenho e economia. Quanto ao desempenho, o Golf 1.0 TSI acelerou de 0 a 100 km/h em 10 segundos no nosso teste e, quanto ao consumo, fez 11,7 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada, com Gasolina.

Seu pre√ßo parte de R$ 77.247, mas pode chegar a R$ 96.489 se for equipado com os mesmos itens do carro testado, ou seja, teto solar, pacote Exclusive e pacote Comfort, que adicionam itens como ar-condicionado digital, bancos em couro, cruise control, entre outros. De qualquer forma, o Golf b√°sico √© bem equipado, especialmente em seguran√ßa, ao contar com sete airbags e controles eletr√īnicos de tra√ß√£o/estabilidade.

O rodar do Golf √© exemplar, gra√ßas √† solidez de sua plataforma MQB e do exemplar refino aplicado pela VW no ajuste de dire√ß√£o e suspens√£o. A vers√£o Comfortline utiliza suspens√£o traseira com Eixo de Tor√ß√£o, menos suave e equilibrada do que a Multilink (hoje presente apenas no GTI), mas suficiente para garantir ao Golf um equil√≠brio em curvas compar√°vel ao Ford Focus, que √© refer√™ncia nessa categoria. Seus freios a disco ventilado na dianteira e disco s√≥lido na traseira possuem √≥tima resposta de pedal e n√£o sofrem para conter os 1.223 kg do Golf em uma emerg√™ncia. O desempenho geral do Golf 1.0 TSI se mostra mais do que satisfat√≥rio. Seu bom torque, dispon√≠vel em um ampla faixa de giros, faz com que retomadas e ultrapassagens sejam feitas de forma bem segura. H√° torque em qualquer marcha, inclusive na sexta, mas com duas redu√ß√Ķes de marcha o ronco do motor sobe na mesma propor√ß√£o do ganho de velocidade.

Rodando na cidade o carro se mostra bem d√≥cil no trato com os buracos, mesmo com rodas aro 17 e pneus 225/45, e o isolamento ac√ļstico garante a paz dentro do carro. O peso da embreagem √© leve e torna um pouco mais f√°cil a vida nos engarrafamentos, enquanto o c√Ęmbio conta com engates justos e precisos, padr√£o VW. O √ļnico ponto que requer aten√ß√£o √© a necessidade de “encher” o motor nas sa√≠das, especialmente em ladeiras, visto que o turbo requer um pouco de rota√ß√£o antes de efetivamente gerar for√ßa extra para o carro. Nada desabonador, pois de 2.500 rpm em diante o carro embala sem dificuldades.

De uma forma geral, o Golf 1.0 TSI se mostra uma excelente porta de entrada para o mundo dos hatches médios. Seus concorrentes com motores menores ficam devendo muito em desempenho para o Golf 1.0 TSI, como é o caso do Ford Focus 1.6 ou o Peugeot 308 1.6. O grande defeito do Golf é o preço: pelo valor inicial próximo aos R$ 80.000, o Golf dá trabalho para a concorrência mas, quando equipado com itens esperados em um hatch médio, seu preço próximo aos R$ 100.000 se mostra exagerado. Nesse valor é melhor investir em um Golf Highline manual e aproveitar o ganho extra em potência e torque do 1.4 turbo, sem perder tanto na economia de combustível.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=nnfsXdVsIcQ

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

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