Avalia√ß√£o ‚Äď Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly Flex 2017

Postado em: 31, março 2017 por Yuri Ravitz

Fotos: Marcus Lauria

J√° diz o velho ditado popular que “em time que est√° ganhando n√£o se mexe”. O Fiat Uno √© um dos carros mais conhecidos do Brasil, e tamb√©m j√° esteve entre os mais queridos devido aos seus principais atributos de sempre, como confiabilidade, simplicidade, robustez e um design de certo modo atemporal. Entretanto, at√© mesmo um √≠cone precisa se renovar para permanecer atraente e fazer frente √† concorr√™ncia. Com as novas tend√™ncias em tecnologia e motoriza√ß√£o, era chegada a hora do Uno receber as mudan√ßas devidas.

Come√ßando pelo design, as linhas outrora excessivamente quadradas deram lugar a formas mais suaves e alegres na primeira renova√ß√£o do modelo, o que para muitos deixou o carro “fresco” demais. No facelift realizado h√° pouco tempo, a Fiat corrigiu esse problema e deixou o Uno com um ar mais s√©rio gra√ßas aos para-choques mais robustos e conjunto √≥tico atualizado, com far√≥is menos esbugalhados e lanternas com efeito cristal. A cabine foi a principal regi√£o de mudan√ßas e em nada lembra os pain√©is que o compacto italiano j√° teve, trazendo difusores de ar verticais e painel com novos grafismos e computador de bordo multifuncional ao centro, conferindo um ar muito bem-vindo de carro amadurecido.

O novo Fiat Uno parte de R$42.680 na vers√£o Attractive e j√° vem com o b√°sico que se espera de hoje em dia: vidros el√©tricos com anti-esmagamento (apenas dianteiros), travas el√©tricas, ar condicionado, dire√ß√£o el√©trica com fun√ß√£o “CITY” (que deixa o volante mais leve, ideal para as horas de estacionar), far√≥is de neblina e outros itens de comodidade, al√©m do novo motor 1.0 FireFly flex de tr√™s cilindros. O exemplar aqui testado conta com alguns opcionais, como a pintura met√°lica Prata Bari (R$1.342,00) e os indispens√°veis kits opcionais Comfort (R$650) que acrescenta apoio de bra√ßo dianteiro, terceiro encosto de cabe√ßa traseiro e cintos de tr√™s pontos para todos os ocupantes do banco de tr√°s, al√©m de alguns compartimentos e revestimentos que melhoram a conviv√™ncia a bordo.

O outro kit em quest√£o √© o chamado Tech Live On (R$4.009,00) que inclui r√°dio com conectividade Bluetooth, volante multifuncional com comandos de r√°dio e telefonia, chave canivete com telecomando (acionamento do alarme √†) dist√Ęncia, vidros traseiros el√©tricos e retrovisores com ajustes el√©tricos, controle de estabilidade ESC (o que coloca o Uno como o √ļnico 1.0 abaixo de R$50.000 a possuir o equipamento), fun√ß√£o Hill Holder (assistente de partida em rampas), repetidores de seta em LED e fun√ß√£o Tilt Down (que abaixa o espelho do passageiro quando a r√© √© engatada, auxiliando na visualiza√ß√£o do meio-fio).

Ao colocar na ponta do l√°pis, o Fiat Uno ideal para quem quer um carro com n√≠vel satisfat√≥rio de equipamentos e n√£o pode ou n√£o quer gastar uma fortuna sai por aproximadamente R$49.000, al√©m de incluir o j√° citado motor FireFly. E falando em motor, que no caso √© uma das principais novidades da Fiat para o mercado brasileiro atualmente, o novo FireFly de tr√™s cilindros e at√© 77cv (com etanol) resolve as queixas do antigo 4-em-linha, combinando economia a um desempenho que agrada para a proposta do modelo. Durante nosso teste, o consumo m√©dio foi de aproximadamente 14,5km/l, n√ļmero que se mostra na m√©dia do segmento e que √© obtido sem comprometer a performance.

Os motores 1.0 n√£o s√£o refer√™ncia em desenvoltura, mas a Fiat conseguiu criar uma unidade equilibrada com comportamento el√°stico e que fez um bom casamento com o c√Ęmbio manual de 5 marchas, tamb√©m solucionando antigos problemas como a ligeira falta de precis√£o nos engates. Como todo tr√™s-cilindros, o torque de at√© 10,9kgfm (com etanol) s√≥ aparece em sua integridade por volta dos 3250 giros, um regime menor que o dos antigos quatro cilindros (cujos 9,9kgfm s√≥ apareciam aos 3850rpm) e que resulta em um rodar com mais seguran√ßa em per√≠metro urbano. A 100km/h o motor trabalha por volta dos 3000rpm e mant√©m seu ronco do lado de fora.

A suspens√£o sempre foi um ponto forte dos Fiat Uno, e mant√©m suas qualidades no modelo 2017. Firme e elevada, o conjunto composto por McPherson na dianteira e eixo de tor√ß√£o na traseira absorve com boa efici√™ncia os impactos causados pela “buraqueira” de nossas ruas, e apesar do maior v√£o livre do solo n√£o favorecer o design, tal fator se mostra um ponto positivo quando se √© necess√°rio, por exemplo, transpor as muitas lombadas feitas sem qualquer crit√©rio por nossas ruas. O controle de estabilidade ESC √© muito bem-vindo e n√£o permite que o Uno passe dos limites, mesmo com a altura maior da suspens√£o.

Em suma: o Fiat Uno chegou em 2017 preservando as principais qualidades que ajudaram a fazer seu nome, resgatando algumas que haviam se perdido e agregando algumas das novas tecnologias disponíveis no segmento. Com um dos maiores porta-malas da categoria (290 litros) e espaço interno razoável, o Uno se mostra uma opção interessante em um segmento onde cada centavo conta e a racionalidade é o principal motivador da compra. O compacto italiano entrega um conjunto completo e acima da média por menos de 50 mil reais, algo cada vez mais escasso em nosso mercado.

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